Quanto tempo após um divórcio você pode recomeçar sua vida amorosa?
Estatísticas mostram que o percentual de divórcios é muito alto. O número de mulheres e homens solteiros esperando o momento certo para recomeçar sua vida amorosa tem crescido. Conheça algumas dicas.
Renata Finholdt
Não há especificamente uma regra para quanto tempo deve-se esperar para embarcar em um novo relacionamento após um divórcio, afinal, cada caso é um caso e o fim de um casamento pode acontecer por uma série de motivos e com muitos sentimentos envolvidos.
O melhor a fazer é dar um tempo para si próprio, para se recuperar das dores e se reencontrar na nova vida que virá pela frente. Muitas vezes na ânsia de encontrar alguém para substituir o cônjuge você poderá se machucar e ferir os sentimentos alheio.
Leia: Redescobrindo a vida – 13 dicas para ser feliz após o divórcio
Observe algumas coisas antes de se envolver com outra pessoa:
Dê um tempo para se curar
Um divórcio implica em algumas mudanças, você precisa entender esta sua nova vida. Talvez algumas coisas tenham mudado, sua moradia, contato com os filhos, o fato de ter que se responsabilizar pela segurança e finanças de sua família sozinha. E isso não dá para entender de um dia para o outro. É preciso tempo.
Se acostumar com a nova vida é uma das exigências que você pode fazer a si próprio, para que esteja pronto para aceitar e compartilhar de sua vida com uma nova pessoa sem comparações ou tristezas.
Se você tem filhos tem que pensar no tempo de cura para eles também, para que eles possam entender o processo pelo qual passaram, afinal os filhos também são envolvidos, e estarem prontos para aceitarem a chegada de uma nova pessoa em sua família.
É importante nesta fase que todos possam entender que o propósito desta vida é ser feliz, que as fases ruins aparecem, mas também desaparecem e novos momentos felizes podem ser vividos.
Aspectos legais
Lembre-se que apesar de vocês não viverem juntos há um aspecto importante que precisa ser resolvido e finalizado, o divórcio legal. Iniciar um relacionamento antes do processo final do divórcio pode gerar problemas se o antigo cônjuge discordar com a situação, o que pode fazer com que algo que poderia ser amigável caia em uma situação de conflito levando a um processo litigioso.
Leia: 6 verdades surpreendentes sobre o divórcio
Vale também pensar neste aspecto antes de iniciar um novo relacionamento, a justiça pode ser um pouco lenta, mas ela é real.
Por fim, é você que deve se sentir pronto para começar um novo namoro, não deixe que as pessoas, sejam elas amigas ou familiares, queiram agilizar ou atrasar sua decisão, ela é só sua.