Que bênçãos Deus tem para mim?
“Mas, como está escrito: As coisas que os olhos não viram, nem os ouvidos ouviram, nem penetraram o coração do homem, são as que Deus preparou para os que O amam” (1 Corintios 1:9).
Luiz Higino Polito
Quem é Deus?
Já sabendo de antemão que as pessoas comuns teriam dificuldade para entender as complicações semânticas a respeito do Seu nome, Jesus ensinou-nos a chamar Deus, o Seu Pai, simplesmente como “Nosso Pai Celestial” ou “Pai Nosso, que está nos Céus” (Mateus 6:9).
Nosso Pai Celestial não é uma espécie de Papai Noel, a quem só precisamos pedir o que quisermos que receberemos, e nem um tirano impiedoso e vingativo, que fica à espreita para nos punir, ao menor deslize de nossa parte.
Leia: Atrair as bênçãos dos céus
Talvez a melhor definição de Deus seja a dada por João Evangelista, quando escreveu na sua primeira carta: “E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem permanece em amor, permanece em Deus, e Deus nele”
(1 João 4:16).Deus é amor.
Certa ocasião de Seu ministério mortal, Jesus Cristo mostrou um dos mais importantes atributos do Pai Celestial: “Respondeu-lhe Jesus: Por que me chamas bom? Ninguém é bom, senão um, que é Deus.
(Lucas 18:19).O Pai Celestial é, portanto, bom.
Que bênção todos nós já recebemos?
Todos nós, bons ou maus, somos abençoados com o sol que nos ilumina e aquece, com o ar que respiramos e com a chuva que nos sacia a sede. Tais bênçãos são dadas a todos nós por um Criador que é bom e que tem um amor incondicional.
Certamente o Nosso Pai ama a todos, sejamos 99% luz e 1% treva, ou o contrário: 1% luz e 99% trevas. Isso, contudo, não significa que todos nós receberemos de Deus as mesmas bênçãos divinas, tanto na vida mortal como no além.
Leia: 10 bênçãos incríveis que Deus não quer que você esqueça
As bênçãos de Deus têm de ser merecidas
Isso por um motivo bem simples de entender: a todos os que nascem normais, o Pai Celestial concedeu a liberdade de escolha, pensamentos e ações. E de acordo com o uso que fazemos dessa liberdade, obteremos esse ou aquele resultado.
Pois conforme disse alguém, sabiamente, “Você é livre para fazer suas escolhas, mas é prisioneiro das consequências”.
O uso correto da liberdade de escolha
Enquanto uns escolhem se esforçar ao máximo para fazer as coisas certas e tratar as pessoas o melhor que puderem, outros escolhem fazer o mínimo possível e tentar levar vantagem em tudo sem se preocupar com os sentimentos de ninguém a não ser os deles próprios.
Assim, “quem plantar vento”, vai colher “tempestade”. E quem fizer o bem, receberá, no tempo do Senhor, o bem como recompensa.
Que bênçãos Deus (e a vida) tem para mim?
Pelo exposto acima, e também levando-se em conta que esta vida mortal não é o começo e nem o fim de nada, as bênçãos mais especiais que o Pai Celeste e a vida têm para cada um de nós vai depender exclusivamente de nós mesmos.
Embora todos nós sejamos abençoados com o sol que esquenta, a quantidade da sombra que nos refresca depende do esforço e trabalho individual; embora todos nós sejamos abençoados com ar para respirar, a qualidade do ar e os locais em que o respiraremos dependerão de nós mesmos; e embora todos sejamos abençoados com a chuva, vai depender de nós os benefícios que a água recebida nos proporcionará.
As bênçãos de Deus para essa vida, tanto quanto para a outra vida, têm de ser merecidas. E ninguém consegue enganar a Deus, pois Ele lê até os nossos pensamentos.
A promessa divina é que, eventualmente, “tudo o que Deus possui”, será dado aos merecedores. E “tudo” o que o Criador tem é muita coisa! Só no universo conhecido existem centenas de galáxias com mais de 100 bilhões de estrelas (ou sóis) cada uma!
Finalizando, para cada pessoa que nascer nesta Terra, o Pai Celestial concederá o máximo que Ele puder, de acordo com Sua infinita Justiça e enorme Misericórdia.
Leia: Você pode ver a mão de Deus em sua vida?
E para os que se esforçarem em conhecer Suas leis eternas e em obedecê-las, incluindo “amar ao próximo como a si mesmo”, Deus reservou as Suas maiores e mais sublimes bênçãos.