Que tipo de pai é você?

Você pode escolher o tipo de pai que quer ser, mas acredite, sua escolha vai deixar um legado na vida de seus filhos.

Renata Finholdt

A experiência da paternidade pode mudar completamente a vida de um homem, ou não. Tudo depende de que tipo de pai este homem quer e vai se tornar.

A criança, no entanto, vai precisar da presença paterna para se desenvolver mais feliz e completa. Sendo assim, quanto mais próximo e presente este pai for, melhor será para os dois.

O dia a dia atarefado de um pai pode interferir muito na maneira como ele vai encarar a paternidade, mas isso não pode ser usado como desculpa para não usar o tempo que lhe sobra com qualidade junto de seus filhos.

Na verdade você, como pai, pode escolher o tipo de pai que quer ser para seus filhos.

Pai presente e carinhoso

Este é aquele tipo de pai que independente da idade de seus filhos está sempre presente, cuida com carinho, lhe dá bons conselhos, se interessa pela vida deles e está sempre pronto a ajudá-los.

Advertisement

Este é o tipo de pai que adora sentar no chão e brincar com seus pequenos mesmo que seja de boneca. Ele adora ser pai e se sente a pessoa mais feliz do mundo por poder olhar o rostinho de seus filhos felizes.

Para ser um pai mais presente, dedique mais tempo de seu dia a seus filhos e participe da vida deles. Você pode acompanhá-los nas atividades esportivas que participam, estar presente em suas apresentações, mostrar interesse no que aprendem na escola, assistir às reuniões de pais no colégio, e tudo mais que diga respeito a eles.

Lembre-se que as crianças precisam de carinho, portanto, beije-os, abrace e diga o quanto eles são importantes para você e o quanto você os ama.

Pai provedor e ausente

Este pai cuida para prover o bem-estar de sua família, arca com as despesas de uma boa educação para seus filhos, provê assistência médica, muitas vezes oferece uma boa mesada para que eles possam satisfazer suas próprias vontades, mas não consegue satisfazer as necessidades sentimentais de seus pequenos.

Não é incomum que estes pais não sabiam nem mesmo em que ano escolar seus filhos estão.

Advertisement

Eles, por um motivo ou outro, não conseguem demonstrar, em forma de gestos carinhosos, o amor que sentem por eles.

Muitas vezes chegam em casa cansados, após um dia exaustivo de trabalho, e tudo o que mais querem é descansar. Eles até podem olhar para seus filhos, cumprimentá-los, mas não se envolvem em seu dia a dia.

Ele as ama, mas as crianças sentem a ausência dele.

E você, que tipo de pai escolhe ser?

Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.