Quer aprender a falar melhor em público? Veja algumas dicas!
Ninguém escapa, uma vez ou outra, de ter de proferir algumas palavras em público! Seja no emprego, na escola, na Igreja ou mesmo em casa, você precisa saber algumas regras básicas para não fazer feio!
Luiz Higino Polito
Falar em público é, para muitas pessoas, algo tão apavorante que as paralisa! Não deve ser assim, e todos nós devemos estar preparados para falar em público quando necessário, para defendermos nossas ideias e ideais, ou simplesmente para fazer uma apresentação de algum novo funcionário ou se despedir de algum grupo.
A preparação antecipada e o conhecimento de regras simples de oratória podem livrar você de um grande vexame, deixando todos pensarem que você sabe falar bem em público, e de forma tranquila, mesmo que por dentro, você esteja em ebulição!
Leia: 5 coisas a fazer para vencer a timidez e ser mais feliz
Saiba como um bom discurso é feito
Todo bom discurso (ou palestra, etc.), deve seguir alguns passos bem básicos. Tenha você 5 minutos ou uma semana antes de falar, use esse tempo para se preparar para dar o discurso, e fazer bonito.
Em primeiro lugar: aparente tranquilidade, respirando bem fundo várias vezes. Isso fará com que você fique realmente mais tranquilo, porque oxigenará seu cérebro e ele funcionará com mais tranquilidade.
Depois, lembre-se de que um bom discurso deve ter um Início (introdução), meio (o assunto propriamente dito) e um fim (um resumo do que você falou, uma frase de efeito ou um desafio à plateia).
Leia: Pânico de falar em público? Preparação é tudo
Início (introdução)
Use uma piada, ou uma história pessoal, ou uma frase de algum filósofo importante, ou mesmo uma frase de Escritura (dependendo de onde você está falando). Não peça desculpas, não fale que está mal preparado, não fale que está nervoso (pois isso deixará você mais nervoso ainda), não diga “bom dia!”, e vá direto ao assunto!
Meio (corpo do discurso)
Aqui é onde você dirá o que você vai falar propriamente, seja o que for que foi convidado a falar. Aqui é o lugar de colocar as pesquisas feitas (se teve tempo), as histórias pessoais e de pessoas famosas, citações importantes, etc. – tudo relacionado ao mesmo tema. Não misture muitos assuntos, porque senão ninguém vai gravar o que você disse.
Olhe as pessoas nos olhos. Leia o mínimo possível. Não fique igual a uma estátua e nem balance as mãos feito um cata-vento! Aja o mais natural que conseguir. Se não sabe o que fazer com as mãos, deixe-as estiradas ao longo do corpo, ou as apoie no púlpito (se tiver).
Fim do discurso
Resuma rapidamente o que falou. Quando falar que vai terminar o discurso, termine mesmo, e não fique enrolando…
No final, você pode também fazer um desafio ou convite ao público, ou falar uma frase ou citação importante, ou terminar com uma pergunta instigante.
Leia: Aprendendo a se comunicar melhor: 10 dicas para ser mais assertivo
Para terminar, se quiser mesmo estar preparado para não passar vergonha quando alguém pedir para você falar em público, treine em casa, em frente ao espelho. Aí você poderá estudar alguns gestos que ficarão bons quando falar.
Não tenha medo, e bom discurso!!!