Queridas mães: Aqui estão 10 razões para sentirem-se orgulhosas de si mesmas

Mães, da próxima vez que se sentirem desvalorizadas, pouco atraentes e quase derrotadas, lembrem-se destas 10 razões pelas quais vocês - sim, vocês - são fabulosas.

Heather Hale

A maternidade é um trabalho difícil. Você não ganha um salário, não há promoções, não há cerimônias de premiação e não há bônus de fim de ano. Embora seja verdade que as crianças amam suas mamães, as crianças são notoriamente ruins em expressar gratidão. E enquanto isso, a mídia menospreza o trabalho das mães, deixando até mesmo as melhores mães se perguntando se elas realmente importam.

Mães, o trabalho que fazemos é o trabalho mais importante do mundo. A próxima vez que você duvidar de seu valor, pergunte-se estas 10 perguntas. Então, prepare-se para sentir-se orgulhosa de si mesma.

1. Você trabalha para atender as necessidades de seus filhos?

Cada família precisa de coisas diferentes. Algumas mães precisam trabalhar fora de casa para atender às necessidades de suas famílias. Outras famílias precisam de uma mãe em tempo integral em casa. Se qualquer uma dessas se aplica a você, então você merece elogios.

2. Você alimenta, veste e dá banho em seus filhos?

Todo mundo tem uma opinião diferente sobre o cuidado e alimentação ideal das crianças. Antes de ficar se preocupando em qual forma é certa ou errada, pergunte a si mesma se seus filhos estão bem alimentados, vestidos adequadamente e relativamente limpos. Se a resposta for sim, então você está fazendo um ótimo trabalho.

3. Você passa tempo com seus filhos?

Nossas vidas ficam incrivelmente ocupadas, e isso pode deixar as mães se sentindo divididas entre muitas ocupações. Reservar apenas alguns minutos do seu dia para passar o tempo com seus filhos significa que você está fazendo um ótimo trabalho. Mesmo quando você não tem muito para dar, dar de si mesma ainda é importante.

Advertisement

4. Você se importa com o futuro de seus filhos?

Futebol, vôlei, violino, aulas de espanhol e inglês… A lista de boas atividades continua. Pais e mães inteligentes escolhem as melhores coisas para seus filhos, tomando o cuidado de não sobrecarregá-los com muitas atividades. Se você se importa com o futuro de seus filhos o suficiente para estabelecer limites e fronteiras com as coisas boas, você está fazendo a coisa certa.

5. Você se preocupa em tomar as decisões certas?

Você já se pegou acordada durante a noite se preocupando com seus filhos? Ser responsável pela vida de outra pessoa é um grande cometimento. Preocupar-se significa que você provavelmente está no caminho certo, mesmo que nem sempre pareça.

6. Você encontra formas de ser uma mãe melhor?

O fato de que você está lendo um artigo sobre parentalidade diz muito sobre sua personalidade. As melhores mães sabem que sempre há mais para aprender, e buscar conselho não é um sinal de fraqueza – é um sinal de amor.

7. Você deixa as coisas passarem às vezes?

Criar bons filhos tem muito pouco a ver com o quão limpa sua casa está ou quantos pratos você serve no jantar. Quando você coloca seus filhos em primeiro lugar, algumas coisas podem acabar passando por um tempo. Nunca julgue uma mãe por sua cozinha bagunçada ou pilha de roupas desdobradas. Alguns dias há coisas mais importantes para fazer.

8. Você se diverte?

Você é alegre? Seus filhos podem ver que você está feliz em ser uma mãe? Se você tenta encontrar diversão a cada dia, você merece muito crédito. Criar filhos não é fácil às vezes, então se esforçar para manter um bom senso de humor é maravilhoso.

Advertisement

9. Você diz que está arrependida?

Todos nós cometemos erros. Nós perdemos a calma e gritamos, dizemos coisas rudes ou distribuímos punições injustas. Isso acontece. O que importa, no entanto, é a forma como lidamos com as coisas depois. Se você se desculpa a seus filhos e sinceramente pede perdão, seus filhos têm sorte de ter você.

10. Você tenta? De verdade?

Não importa o quanto sentimos que nós não somos importantes, contanto que estejamos tentando, estaremos mudando o mundo. Porque, no fundo, é isso que as mães fazem – mudam o mundo. Nós estamos criando a próxima geração de curadores, professores, líderes e até mesmo pais. Nosso trabalho importa, e nós merecemos aumentos, promoções, premiações e bônus. Nós não vamos receber essas coisas do mundo, então vamos fazer algo inédito – elogiar a nós mesmas. Hoje, orgulhe-se de si mesma.

Bom trabalho, mãe!

Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original Dear moms: Pat yourselves on the back!.

Toma un momento para compartir ...

Heather Hale

Heather Hale é a quarta geração de sua família em Montana e mãe de três meninos doidos. Ela escreve com seu marido, Darreck Hale, sobre paternidade e casamento no thesecretlifeofparents.com.