Reacenda a chama do amor no seu casamento com estes 6 truques
Reacender um casamento é tão complicado, ou tão simples quanto desejares, só vais precisar de verdadeiro interesse e vontade.
Erika Otero Romero
Não há casamento perfeito e sem desafios; aliás, são poucos os casais que sabem surfar nas ondas das dificuldades ao longo da sua convivência. Os problemas matrimoniais são necessários para que se tornem resistentes a outros tipos de dificuldade de convivência; por exemplo, a monotonia.
Acredite ou não, a monotonia mata lentamente qualquer relação. Às vezes leva os cônjuges a procurar formas de se livrar do tédio. Exemplos disso são a infidelidade, o distanciamento emocional, os maus hábitos e uma vida social longe do cônjuge.
Dar um ar renovado ao casamento pode parecer um desafio, ainda mais quando já são vários anos de convivência. É preciso um pouco de criatividade e vontade para sair da monotonia.
A rotina não é totalmente prejudicial; no entanto, passar meses assistindo TV nos finais de semana satura a pessoa mais convencional do mundo.
Portanto, na sequência, compartilho nove maneiras de reavivar aquela faísca no seu casamento:
1. Passeio surpresa
Não é preciso grande orçamento para organizar um passeio de domingo de manhã. É uma questão de garantir que tenham tempo para irem comer um lanche (piquenique) em outro lugar.
Quitutes, ou o que quiserem comer, bebida suficiente, toalha de mesa, pratos e uma rota – ou o que mais quiserem. O ponto é passarem tempo de qualidade juntos.
O importante aqui é que saiam do que fazem habitualmente e desfrutem a companhia um do outro.
2. Bilhete de agradecimento
Acredite ou não, os pequenos detalhes fazem mais bem à relação do que se imagina. Nada é mais reconfortante do que receber, de seu cônjuge, um bilhete de agradecimento por acordá-lo todas as manhãs com um abraço.
Sei que parece meio brega, mas o que seria do amor sem esses detalhes?
É importante ser grato, porque muitos casais se distanciam emocionalmente pensando que o que fazem não é notado. Além disso, confirma que nenhum de nós dá como certo o que o cônjuge faz pela relação. Se partilha sua vida com alguém e faz coisas para o seu amor, que seja por vontade própria, não por obrigação.
3. Tempo para você
Ser casado não significa ficar 24 horas por, 7 dias por semana orbitando o parceiro. Esse tipo de comportamento muitas vezes denota dependência emocional ou desejo de controle.
Courtney Geter, terapeuta de casais, explica que ter tempo para si mesmo é vital para nos lembrar que também temos valor como indivíduos.
Reavivar a chama do casamento requer que você, primeiramente, “conecte-se” com suas próprias necessidades. Geter diz que você também deve incentivar seu cônjuge a fazer o mesmo: ter tempo para suas próprias distrações. Isso ajudará a se afastar da rotina e permitir sentir a emoção do que a vida oferece.
4. “Ouça” sentimentos escondidos nas entrelinhas
Às vezes, seja por cansaço ou tédio, não ouvimos o que o nosso cônjuge diz. Além disso, limitamo-nos a concordar automaticamente. Esse tipo de atitude é problemático, pois você “perde” a mensagem nas entrelinhas que seu parceiro envia.
Pode ser que esteja cansado do mesmo, mas se a mensagem se repete, é porque ele quer que você escute algo. Disponha algum tempo e ouça ativamente; se não compreender a mensagem totalmente, seja direto e pergunte o que ele deseja.
As mulheres são conhecidas por “fazer as coisas à sua maneira”, ou seja, nunca dizem coisas de forma direta, o que constitui um desafio para os homens. Se for o seu caso, seja mais direta; eles podem perder o “fio da meada” se você trouxer todos os detalhes.
A boa e fluida comunicação no casamento é importante porque é aí que se consolida o vínculo amoroso. Portanto, saber ouvir o parceiro vai fazê-lo sentir-se vinculado e feliz por estarem juntos.
5. Esforcem-se por realizar seus sonhos
Casar-se não significa abdicar dos sonhos por ter assumido uma responsabilidade maior.
Como seres humanos, precisamos nos sentir plenos, e uma parte importante dessa plenitude é alcançar nossas metas e sonhos. Alcançá-los é muito mais fácil quando se tem o apoio do cônjuge. Por isso, falar do que sonha, além de uma vida de casal feliz e estável, renova o casamento.
Ambos podem e devem apoiar-se nos seus sonhos mútuos e individuais. A razão é que isso irá fortalecê-los e levá-los a ver seus sonhos a partir da visão objetiva um do outro.
6. Elimine as suas expectativas
As expectativas e as suposições têm algo em comum muito prejudicial e doloroso: fazem sofrer.
Quando há expectativas sobre como o parceiro deve ser, sofre-se, porque se espera algo que talvez o outro não venha a ser. É por isso que as expectativas devem ser eliminadas, porque elas se revelam frustrantes e limitadoras.
Você pode aspirar a ser amado por uma pessoa com “x” qualidades e defeitos. A questão é que as pessoas jamais vão se adaptar ao que desejamos; tampouco é uma obrigação.
Quando se liberta das altas expectativas, você abre a mente aos aspectos que seu parceiro pode oferecer-lhe. Além disso, você verá como encontra nele ou nela coisas maravilhosas e suporta as suas dificuldades com firmeza.
Casamento não é uma união entre duas pessoas perfeitas ou metades que se complementam. Penso que seja a união entre pessoas que se amam e que vão na mesma direção. Dois seres humanos que buscam apoiar-se, crescer como casal e indivíduos.
É nesses aspectos que ambos descobrem que podem romper todo paradigma e criar sua própria realidade; uma baseada no amor e no desejo de seguir adiante e progredir.
Traduzido e Adaptado por Stael Pedrosa do original Regrésale la chispa a tu matrimonio con estos 9 trucos