Recém-casados: 5 dicas para lidar com as discussões com maturidade
"Um casamento excepcional não acontece quando um casal perfeito se casa; acontece quando um casal imperfeito aprende a tirar bom proveito de suas diferenças" Dave Muerer
Camila Gómez
José e Fernanda estão casados e felizes há dois meses. Tudo tem sido um conto de fadas, porém, aos poucos, eles começaram a entrar em atrito por coisas tão simples quanto deixar a pasta de dente aberta ou a tampa do vaso sanitário levantada.
José é bagunceiro e Fernanda não consegue contemplar a vida sem ter a casa brilhando para que, quando as visitas cheguem, encontrem tudo perfeito.
Este é o caso típico de recém-casados que começam a lidar com pequenos problemas como parte da descoberta diária de quem tanto amam. E é aqui que a tolerância – valor fundamental dentro de um casamento – deve entrar e permanecer pelo resto da vida.
Isso é fundamental, pois o casal vai viver uma fase de grandes ajustes, o que levará o casal a ter um estilo de vida próprio, a construir uma família sobre as bases sólidas do amor.
Compartilhar a casa é algo simples, se compararmos com as complicadas responsabilidades financeiras e de trabalho que decidiram assumir juntos quando disseram “sim” diante de Deus. Portanto, é muito importante considerar algumas coisas:
Divisão das tarefas
Compartilhem os compromissos, as tarefas e os deveres que a administração doméstica e econômica implica, para que os dois se sintam à vontade no seio da família que começaram a construir.
Conversas frequentes e sobre tudo
Passar por essa fase de adaptação requer tempo, até porque dizem que o primeiro ano de casamento é “o mais longo”. Não hesitem em conversar sempre que se sentirem inseguros sobre um determinado assunto ou decisão.
Conversem tanto quanto for necessário. Isso ajudará vocês a se entenderem melhor e a amenizar as coisas antes que acabem levando-os a uma crise conjugal.
Aceitação mútua
É bem importante que vocês aprendam a se aceitarem como são. Muitos casais cometem o erro de quererem mudar um ao outro, esquecendo-se de que é justamente o seu jeito de ser, de se vestir e os pequenos detalhes que os distinguem e que fizeram com que, aos poucos, vocês se conquistassem.
Respeito ao espaço de cada um
Estabeleçam espaços em que ambos possam desfrutar de forma saudável e livre, juntos e separadamente. Isso irá enriquecer seu relacionamento, pois vocês terão sempre algo novo para contar um ao outro.
Resolver seus problemas sem envolver terceiros
É importante que vocês aprendam a resolver seus problemas em casal, e não envolvendo amigos ou familiares. Questões como a chegada dos filhos, contas a pagar e outras de foro íntimo devem ser tratadas com delicadeza, amor e tolerância dentro das paredes de seu lar, sem permitir que outras pessoas interfiram em seu relacionamento.
E o mais importante: não se esqueça de que o mundo levou sete dias (ou sete períodos de tempo) para ser criado. Sendo assim, você não pode esperar que a força do seu casamento venha de um minuto para o outro.
Aproveitem essa jornada maravilhosa! Sejam felizes e se amem um pouco mais a cada dia!
Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Recién casados, recién peleados