Recém-nascido: Faça seu bebê se sentir seguro e protegido
Se o bebê não está chorando por doença, ele tende a chorar por insegurança e falta de adaptação à nova vida. Aprenda com este vídeo a enrolar o bebê corretamente e leia outras técnicas para que ele se sinta seguro e protegido.
Helia Maria Morozini de Campos
Proporcionar segurança e proteção ao filho, às vezes, é só o que falta para ter um bebê tranquilo e que dorme bem, sem muito choro. Muitos bebês choram bastante. Às vezes, choram por terem muitas cólicas, pois o organismo da criança demora um pouco para funcionar direito e acostumar com a alimentação. Mas existem crianças que mesmo medicadas contra as cólicas continuam a chorar e a serem inseguras e levam mais ou menos quatro meses até se acostumarem com a mãe e sua nova casa.
Contudo, em nossa vida é importante criar uma rotina para que o bebê se acostume. Os bebês recém-nascidos mamam de três em 3 três horas, aproximadamente, e às vezes os pais preferem deixar o bebê no mesmo quarto deles para facilitar quando o bebê acordar e querer mamar. E o bebê só vai para o seu quarto quando os pais também se sentem seguros em deixá-lo sozinho, por volta de um mês de nascido. O ideal é que o bebê se acostume desde o primeiro dia a dormir no seu próprio quarto, assim ele se familiariza mais rápido.
Algumas sugestões também podem auxiliar as mães a proporcionarem aos filhos uma atmosfera de proteção e segurança.
Propriedades psicológicas
1- Aleitamento materno
a mãe que amamenta seu filho no seio, fortalece os laços entre ela e seu bebê, laços esses que são formados desde a gestação, fazendo com que seu bebê sinta-se- mais seguro e tranquilo.
Mas, para o bebê dormir tranquilo no berço e não no colo, a mãe precisa observar certos truques como:
2- Sono
de acordo com o Dr. Marc Weissbluth, um dos elementos de um sono saudável é a duração desse sono. Deve-se respeitar a necessidade do seu filho e procurar não interferir com o processo natural do sono. A criança sempre estabelece o horário e duração de seu sono.
3- O quarto
precisa ser arejado e ensolarado, principalmente pela manhã, à noite deixe o quarto escuro ou na penumbra e em silêncio. Se o bebê dormir durante o dia, deixe-o dormir com a luz natural e, também, é bom que o bebê acostume-se a dormir com os sons produzidos com a rotina do dia da casa.
4- As roupas
os bebês tendem a perder calor rápido, procure vestir seu bebê com roupas confortáveis, nem muito quentes durante o dia nem muito frescas à noite.
5- Enrolar o bebê na manta
muitas mães acham que enrolar o bebê na manta ou cueiro já é coisa ultrapassada, mas o Dr. Harvey Karp incentiva novamente às mães a usarem essa técnica. Pois se enrolar o bebê numa manta, ele vai se sentir mais protegido e confiante. E também em lugares onde o clima é frio, ele ficará mais aquecido. Veja as vantagens de enrolar o bebê na manta:
-Tranquilidade do bebê.
-Quase não chora.
-Impede que o bebê se sinta angustiado ao cair da noite (medo do crepúsculo).
-O bebê não se arranha, reflexo de Moro (reflexo de defesa de 0 a 3 meses, quando o bebê ouve um som muito alto ou quando se sente caindo, então procura se agarrar e pode se machucar com as próprias unhas).
6- Berço
o berço foi feito para dormir e não para comer ou brincar. Coloque seu bebê no berço somente na hora de dormir. Coloque-o deitado de lado depois de enrolá-lo no pano ou na manta, principalmente, depois de amamentá-lo, porque o bebê pode vomitar e se afogar. Para que ele fique de lado, coloque um travesseiro em suas costas para que ele não vire.
7- Associação
Depois de colocar o bebê no berço, coloque junto a ele um pano ou roupa com o cheirinho da mãe, assim ele ficará mais tranquilo e procure niná-lo com sussurros.
Colocando em prática essas sugestões, tanto o bebê como os pais dormirão mais sossegados.
“Nos primeiros dias do bebê vive-se um circulo mágico: duas pessoas existem só uma para a outra”. (Anne Morrow Lindbergh)