Recomeçar é sempre possível. Por pior que seja a situação, por mais difícil que sejam as coisas ruins que nos aconteceram, é possível um recomeço

Nesta vida mortal, todos podem cair, desanimar, ficar doentes, terem decepções terríveis, mortes de entes queridos, terem os corações quebrados. Mas, um recomeço é sempre possível.

Luiz Higino Polito

Dizem que nada é tão ruim que não possa piorar. O inverso também é verdadeiro: nada é tão bom (ou mesmo ruim) que não possa melhorar.

Exemplos de pessoas que pareciam ter chegado ao fundo do poço, de onde tudo indicava que nunca sairiam de lá, são muitos. Mas, de alguma forma, tais pessoas se tornaram como a lenda da ave Fênix, que surgiu literalmente das cinzas de um incêndio, e voltou a voar.

Muitas são as razões de estarmos num “buraco” que parece não ter saída

  • Um coração rasgado pelo abandono da pessoa amada

  • Uma doença incapacitante

  • Desânimo com tudo e com todos

    Advertisement
  • Medo de tudo e de todos

  • Traições e decepções de pessoas queridas

A lista poderia continuar indefinidamente, mas o importante é sabermos COMO podemos ter esperança de sair dessas situações – ou pelo menos termos coragem de suportar o que não pode ser solucionado a curto ou a longo prazo.

1. Todos sofrem. Você não é o único

Conta-se que um homem sábio levou um outro homem que estava sofrendo a perda de um ente querido para o topo de um morro, de onde se podia ver toda a cidade, e disse para o homem desconsolado:

“Olha para todas as casas dessa cidade. Todo dia, toda hora, em quase todas essas casas, alguém está sofrendo. Você não é o único que perdeu alguém querido. Todo dia, em alguma dessas casas, uma família chora pelos seus mortos queridos”.

Advertisement

Sabermos que não somos os únicos que sofremos por alguma coisa pode nos trazer alento.

2. Viver um dia de cada vez

Não existe máquina do tempo para que possamos viver no passado ou no futuro: só podemos mesmo viver o momento presente. Ficarmos remoendo os erros e decepções do passado não levam a nada salutar, e muito menos ficarmos preocupados demais com o futuro. Planejar sim, se preocupar com coisas que “podem acontecer” no futuro só rouba nossa energia, o que nos atrapalha muito para que nos reerguemos e enfrentemos a vida com coragem. Um dia de cada vez é tudo o que podemos viver. E um dia normalmente podemos aguentar viver. O dia seguinte pode trazer soluções que menos esperamos. Vivamos somente um dia de cada vez.

3. Confiar em um poder maior e depois confiar em si mesmo

Nunca estamos sozinhos, por mais solitários que pareçamos estar. Existe um Criador e seus Anjos sempre estão perto de nós. Por que a maioria das pessoas não os veem? Porque este é o teste desta vida mortal. Precisamos aprender a ser fortes, muitas coisas dependem de NÓS MESMOS, esse é o propósito da vida, que é uma escola e uma fornalha onde são forjadas nossas almas. Nunca deixe de confiar no Pai Celestial, ore muito, confie Nele, e a parte Dele e dos anjos eles farão.

Após criar uma relação de confiança com o Pai dos Céus, você poderá ir criando uma relação de confiança em si mesmo – pois você é um filho literal do Deus dos Céus. Ser filho de Deus é um grande privilégio, porque Deus é dono de tudo e capaz de nos ajudar a resolver qualquer problema, por maior que seja.

4. Falar é fácil! Difícil é recomeçar!

Sem dúvida que falar é fácil… Mas este articulista que está escrevendo essas linhas sofre de depressão há muitas décadas. Muitas foram as crises, muitas foram as noites sem dormir. De alguma forma, com fé em Deus, buscando forças dentro de mim mesmo, eu consegui recomeçar muitas e muitas vezes. A vida passou a fazer sentido, os sorrisos das crianças voltaram a ser angelicais, a fé nas pessoas passou a voltar a fazer parte de mim.

Advertisement

Se eu consegui, você também pode conseguir.

Acredite em Deus e em si mesmo!

Toma un momento para compartir ...

Luiz Higino Polito

Casado, pai de três filhos e avô de quatro netos, estudei oratória e didática. Gosto muito de escrever. Profissionalmente, sou músico e tenho um Sebo Virtual, onde vivo com minha esposa e cercado de livros!