Redescobrindo a vida: 13 dicas para ser feliz depois do divórcio
O divórcio é um processo doloroso, é inevitável o sofrimento no início, apenas o tempo será capaz de aliviar a dor.
Francione Sousa
Quando as pessoas se casam, elas têm o desejo sincero de serem felizes nessa união, até que a morte os separe. Porém, para alguns, o que acontece é um doloroso processo de divórcio, um casamento desfeito devido ao crescimento de tantos problemas no relacionamento conjugal.
Esse é um processo de estresse que requer paciência e espera, até que o tempo passe. É preciso entender que a vida não para depois de um divórcio, que o tempo trata de curar e cicatrizar toda ferida. Se existe algo que nenhum de nós pode fazer é voltar ou segurar o tempo, com a intenção de aliviar a dor. Mas o que se pode fazer é levantar a cabeça, decidir continuar viver a vida e fazer da melhor maneira possível, harmoniosamente, com esperança e desejo de alcançar a tão sonhada felicidade.
Existem muitas coisas que se pode fazer para alcançar essa felicidade, ou seja, para ser feliz depois do divórcio:
-
Reconhecer a perda, aceitar que o casamento não existe mais, mas no entanto serviu de experiência para decidir qual tipo de pessoa você quer ter ao seu lado para o resto de sua vida.
-
Desejar ser feliz, não ter medo de tentar um novo relacionamento. Iyanla Vanzant em seu livro Enquanto o Amor Não Vem, diz: “Levante-se, mantenha-se em sintonia. Você sabe que pode mudar sua situação no momento que quiser.” p.239.
Advertisement -
Perdoe seu ex-esposo ou ex-esposa, torça para o sucesso dele(a), guardar ódio ou rancor só causará mal a você mesmo.
-
Confie em você, acredite que será capaz de superar qualque dor que ainda esteja dentro de você.
-
Dê tempo para você pensar no que de bom restou após a separação. Conheça a si mesmo, dedique-se a algo que você sempre quis fazer mas não podia porque era casado(a), como por exemplo, fazer uma viagem, um curso etc.
-
Não tenha medo da solidão e com isso acabar se envolvendo com o primeiro que aparece, seja paciente, conheça lentamente sobre o outro, depois faça sua escolha com uma decisão madura.
-
Invista em novas amizades, conheça pessoas diferentes, vá a lugares diferentes.
Advertisement -
Não se peocupe com o que as pessoas acham ou falam de sua separação. Mantenha a decisão de ser feliz sempre.
-
Descubra quais são suas habilidades e desenvolva-as.
-
Ajude outras pessoas que passaram por situações semelhantes a sua, ocupe-se em ajudar as pessoas, assim seu tempo passará e você esquecerá a dor.
-
Cuide de você, de sua aparência, transforme seu guarda-roupa, olhe-se e se admire no espelho.
-
Cuide de seu corpo, faça academia, você perceberá que a vida tem muito para te dar. Exercícios físicos fazem bem para a mente e para o coração.
Advertisement -
Ame-se, não importa o que pode acontecer, se você ama a si mesmo será capaz de amar ao próximo e sentirá a felicidade que advém do amor-próprio.
Qualquer pessoa que decide casar, corre o risco de se separar, mas o que decide fazer quando isso acontece em sua vida é o que determinará sua felicidade futura e toda sua experiência de vida. Decidir escolher a felicidade é um ótimo sinal de que você finalmente está sabendo aproveitar o tempo que irá passar “sozinho(a)”. E estará pronto(a) para um novo e único amor.
“As feridas do casamento são curadas pelo divórcio, cujas feridas serão curadas por outro casamento.” (Carlos Drummond de Andrade)