Reduza o colesterol com estes superalimentos
Se você está sofrendo de níveis elevados de colesterol no sangue, então é hora de descobrir quais alimentos podem ajudar a combatê-lo.
Camila Gómez
Ter níveis elevados de colesterol não é um assunto que deva ser tratado levianamente, por isso é fundamental atender ao chamado de atenção dos profissionais de saúde. Eles convidam-nos a comer de forma equilibrada, ordenada e simples, para nos mantermos em forma e longe das múltiplas doenças associadas à obesidade.
Para vencer a batalha contra o colesterol, é necessário incluir alguns alimentos que podem nos ajudar a combater o que chamamos de “colesterol ruim”.
Sendo assim, aqui está uma lista daqueles que, além de saborosos, podem se tornar seus melhores aliados:
Abacate
Consumi-lo como fruta ou como acompanhamento de carnes e saladas pode nos ajudar a reduzir os níveis de colesterol LDL.
Frutos secos ou oleaginosas
Os médicos recomendam comer todos os dias algumas unidades de oleaginosas de sua preferência: amêndoa, amendoim, nozes, castanha-do-pará, castanha de caju, entre outras.
Se a ideia de comê-las sozinhas não lhe agradar, você pode adicioná-las ao iogurte no café da manhã. Você perceberá o quanto esse alimento lhe trará saciedade, sem contar que tornará seu despertar mais atrativo.
Aveia
O seu bom teor de fibras ajuda consideravelmente a digestão, e por ser um cereal, pode ajudar a reduzir os altos níveis de colesterol.
Você pode comer aveia no café da manhã, preparada de formas variadas: na panqueca, no iogurte, com leite, com banana etc.; ou então no almoço, em uma sobremesa ou outra receita de baixa caloria.
Verduras
Independentemente de ser espinafre, alface ou couve, para manter bons níveis de colesterol é importante não esquecer de incluir algum vegetal de folhas verdes em suas refeições. Além de serem fáceis de preparar e combinarem com quase tudo, suas propriedades permitem que possamos comê-los à vontade e sem restrições.
Leguminosas
Os nutricionistas recomendam consumir leguminosas pelo menos duas vezes por semana. O ideal é não serem acompanhadas de frituras, embutidos como salsichas ou outros acompanhamentos com alto teor de gordura.
Peixe
O ideal é consumir peixe fresco de água fria, já que seu alto aporte em ômega 3 ajuda nosso corpo a combater melhor o colesterol.
Se você não conseguir comprar esse alimento por morar em uma região em que é difícil encontrar peixe fresco, uma boa substituição é o atum em lata. O importante é que você possa comê-lo pelo menos uma ou duas vezes por semana.
Azeite de oliva
Devido às suas múltiplas propriedades cardioprotetoras, esse azeite ajuda muito a equilibrar os níveis de colesterol no sangue. Se não gostar muito do seu sabor, experimente pequenas porções na salada. Você verá que, com o tempo, o sabor fica mais agradável.
Não se esqueça de reduzir o consumo alimentos gordurosos e carnes vermelhas, bem como a ingestão de álcool. Evite também consumir frituras e açúcar em excesso, optando por alimentos cozidos no vapor e assados na grelha ou no forno.
E como último conselho: se você não souber ou não tiver certeza de como começar uma dieta, é hora de marcar uma consulta com um nutricionista ou endocrinologista, que poderá orientá-lo melhor e preparar uma dieta adequada às suas necessidades nutricionais.
Lembre-se de que prevenir é sempre melhor do que remediar. Por isso é sempre aconselhável fazer um check-up uma vez por ano para descartar ou identificar ainda no início várias doenças.
Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Reduce tu colesterol con estos súper alimentos