Rejeição na intimidade: como isso afeta os casais

Ser rejeitado pelo cônjuge quando queremos intimidade pode ser devastador. Veja por que isso acontece e resolva esse problema enquanto ainda há tempo.

Adriana Acosta Bujan

Quando seu marido ou mulher se nega a fazer amor, é comum você achar que não é mais atraente, que talvez ele/ela esteja tendo um caso ou que o relacionamento simplesmente está por um fio.

Embora as relações sexuais sejam importantes para manter um vínculo emocional com seu cônjuge, elas não são tudo, uma vez que existem muitos outros aspectos a serem considerados para manter o amor no casamento.

Como deve saber, os anos de casamento, as preocupações, obrigações, estresse ou monotonia podem fazer com que a frequência com que se tem intimidade diminua consideravelmente.

Um estudo publicado no The Journal ou Sex & Marital Therapy afirma que 54% dos homens e 42% das mulheres reconhecem que não estão satisfeitos com a frequência sexual com seus parceiros estáveis; no entanto, isso não significa que o amor tenha acabado.

Agora, vamos pensar em como nos afeta ouvir nosso marido ou mulher dizendo “agora não estou com vontade” ou “estou me sentindo cansado(a)”. Para qualquer pessoa, isso pode cair como uma bomba e deixar o coração arrasado.

Advertisement

A primeira coisa que vem à mente é que ele ou ela deixou de nos amar. Quando é o marido que não quer, essa crença é ainda mais forte devido às falsas concepções arraigadas na mentalidade popular de que o homem está sempre com vontade e, por isso, jamais rejeitará uma proposta.

Sem dúvida, essas falsas concepções podem prejudicar gravemente a nossa autoestima, pois o amor, os sentimentos e o carinho são desvalorizados, dando mais importância ao desejo sexual, que inclui atrair o cônjuge.

Dúvidas que se transformam em lágrimas

Embora doa muito ser rejeitado, outro estudo, este realizado na Universidade de Michigan, garante que o cérebro interpreta essa situação da mesma forma que se tivesse levado uma pancada. Isso explica porque nos sentimos mais cansados, desligados e até com desconforto no corpo depois da rejeição.

Mas, por que ocorrem rejeições íntimas no casamento? Pode haver vários motivos, mas os mais comuns são:

1. Monotonia

Há casais que deixam a chama da paixão apagar, tornando as relações íntimas monótonas, enfadonhas e sem novidades.

Advertisement

Inclusive só o fazem para satisfazer o cônjuge e mantê-lo calmo, apenas para cumprir com sua “obrigação conjugal”, esquecendo-se de seus próprios desejos ou necessidades.

Quando os casais estão juntos há muitos anos, é normal que o desejo sexual diminua; no entanto, é aconselhável conversar com o cônjuge sobre o que você sente. Assim, talvez vocês possam fazer algo diferente para reacender a chama.

Puro compromisso

Com o passar dos anos, alguns casais presumem que seu relacionamento é estável e bem-sucedido, esquecendo-se de que o amor deve ser reavivado e regado todos os dias como uma planta.

É importante recuperar a paixão, o romantismo, o tempo sozinho com seu cônjuge e se divertirem, tendo espaços íntimos nos quais possam se reconectar, sem ter que levar problemas comuns para a cama.

Bem-estar pessoal

Quando o cônjuge costuma recusar momentos íntimos, pode ser que ele não esteja se sentindo bem emocionalmente, talvez se sinta cansado, preocupado com as finanças, com o trabalho, com os filhos ou não tenha tempo livre suficiente. Até mesmo por não conseguir atingir seus objetivos pessoais, entre outras coisas.

Advertisement

Isso faz com que fique apático, rude e dê desculpas por ter pouca predisposição para a intimidade. Neste ponto, convém averiguar e apoiar o cônjuge para que se sinta bem. O diálogo sincero e honesto sempre abre um mundo de soluções que podem ser aplicadas em seu relacionamento.

Não estar saudável

Este é um fator que todos devemos considerar, uma vez que saúde física deficiente é uma causa razoável para recusar intimidade. Nesse caso, é importante conversar com o cônjuge para resolverem o problema, talvez convenha buscar a opinião de um especialista no assunto. Podem estar ocorrendo alterações hormonais ou qualquer doença que não tenham considerado.

Falta de comunicação

Há casais que, com o tempo, guardam ressentimentos que acabam levando-os ao extremo, usando as relações íntimas para castigar ou se vingar do cônjuge.

Obviamente, quando uma pessoa se recusa a ter intimidade com cônjuge com frequência, por qualquer razão ou motivo decorrente de uma discussão, ele irá interpretar que não há mais remédio para uma reconciliação e vai acabar optando por satisfazer suas necessidades biológicas em outro lugar.

Por isso é extremamente importante resolver os problemas conjugais antes, em vez de levá-los para a cama; caso contrário, a pessoa estará levando seu relacionamento ao fracasso sem perceber. Evitar guardar rancor e ódio no coração melhora as relações sexuais.

Advertisement

Por fim, na maioria das vezes, a rejeição do cônjuge pode ocorrer por motivos diversos, e não apenas por achar que a atração acabou. Portanto, é importante comunicar ao seu marido ou mulher como você se sente a respeito, para que ambos possam encontrar uma solução favorável que torne seu amor uma rocha indestrutível.

Traduzido e adaptado por Erika Strasburger, do original Rechazo en la intimidad: cómo afecta a las parejas estables

Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.