Relacionamento: 5 ‘mentiras brancas’ com graves consequências
Evite contar essas mentiras "inocentes" para que a confiança em seu relacionamento não seja prejudicada.
Adriana Acosta Bujan
Todos nós mentimos às vezes. Em geral, fazemos isso para ficar bem em alguma situação, para não magoar alguém, para conseguir o que queremos ou simplesmente para não dar tantas explicações sobre uma situação. Podemos inclusive mentir por medo de sermos julgados ou criticados.
No entanto, mentir constantemente pode gerar muitos problemas e mal-entendidos com nosso parceiro, de modo que podemos estar colocando em risco nossa estabilidade no relacionamento, simplesmente porque a confiança pode ser perdida.
Embora a mentira possa trazer algumas vantagens e alívio em alguns momentos, ela pode desencadear problemas de saúde como ansiedade e outros do gênero, pois vivemos em constante estresse sabendo que, mais cedo ou mais tarde, seremos descobertos.
Mentiras que deixam grandes feridas
O mais importante é reconhecer que qualquer mentira, seja branca ou não, pode ser contraproducente em nosso relacionamento como casal. Portanto, compartilho algumas mentiras comuns que alguns casais contam um ao outro para que saiba quando evitar e, assim, não quebrar a confiança que exigiu um longo trabalho seu para ser construída.
Lembre-se de que a confiança é a base de qualquer bom relacionamento e, se for quebrada, será difícil recuperá-la.
1. “Eu estava…”
É comum que o cônjuge queira saber onde estávamos quando tentou nos localizar. Nessas ocasiões, e para evitar dar detalhes, podemos acabar mentindo, dizendo que estávamos em outro lugar. Talvez o façamos com medo de que ele ou ela não goste da resposta verdadeira.
Essa pode ser considerada uma mentira branca, afinal, que mal há se for apenas um local? O problema é que a verdade pode ser descoberta na hora errada e isso pode gerar sérios mal-entendidos, pois seu parceiro deixará de confiar em você e ficará com uma pulga atrás da orelha toda vez você não atender seus telefonemas ou chegar atrasado.
2. Foi tudo bem no trabalho
Quando chegamos em casa, às vezes nosso cônjuge pergunta como foi o trabalho ou se está tudo bem. Em geral, mentimos para evitar dar explicações sobre como estamos nos sentindo quando as coisas dão errado, porque não queremos preocupá-lo com coisas que podem ser resolvidas.
Porém, mentir que está tudo bem quando não está pode gerar sérios desentendimentos com o cônjuge, pois as coisas podem sair do controle e você estará envolvendo o bem-estar do seu relacionamento.
Neste ponto, recomendo que você sempre expresse o que sente e seja totalmente transparente, não minta quando achar que as coisas não estão bem. Lembre-se de que seu cônjuge irá apoiá-lo e ajudá-lo sempre que precisar.
3. Estou bem de saúde
É comum contar essa mentira para não preocupar o marido ou a mulher. Mas pode ser que o problema de saúde seja mais sério do que parece. Lembre-se de que muitas das doenças graves são resolvidas quando detectadas a tempo.
Tenha em mente que seu cônjuge cuidará de você. Isso não será um problema para ele, pelo contrário, ele irá ajudar você a se recuperar o mais rápido possível. Nunca subestime sua dor ou mal-estar, é melhor consultar um especialista para receber um diagnóstico preciso e, assim, encontrar o alívio.
4. Não é nada
É uma mentira muito comum que os casais contam para não preocupar a pessoa amada. Pode acontecer que, se algo estiver acontecendo, você tenha medo de expressar suas emoções, sentimentos, ideias, angústia ou aborrecimento e, portanto, decida mentir.
Mas esteja ciente de que os problemas de comunicação podem fraturar um relacionamento, com sérios risco de ruptura. É importante que, quando as coisas não estiverem bem, você expresse seus sentimentos para que ambos possam resolver os problemas e superar as adversidades.
Lembre-se, vocês dois formam uma equipe, é preciso ter toda a confiança do mundo para que o relacionamento seja bem-sucedido.
5. Fingir na hora “H”
Quando os casais estão há muito tempo juntos, é comum que seus relacionamentos íntimos não sejam tão apaixonados como no início, mas isso não significa que a pessoa deixou de amar o cônjuge. Porém, algumas pessoas costumam mentir sobre a satisfação que sentem na intimidade, talvez por medo, hábito ou monotonia.
Esse é um grave erro que pode fazer uma mentirinha inocente tornar-se graves mal-entendidos, pois você não estará feliz toda vez que tiverem intimidade. Converse com seu cônjuge para que possam resolver juntos qualquer problema que esteja acontecendo.
Agora que já sabe, evite contar essas mentiras inocentes ao seu marido ou mulher, para que não haja conflitos sérios que gerem mal-entendidos.
Pratique a comunicação assertiva em seu casamento. É preferível sempre dizer a verdade a que esconder algo que pode quebrar a confiança que vocês construíram juntos.
Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Pareja: 5 pequeñas mentiras piadosas con graves consecuencias