Relacionamento familiar: As diferenças que somam
Descobrindo afinidades e diferenças que unem a família.
Beth Valentim
As afinidades formam uma equação especial. As diferenças individuais existem. Somos de famílias únicas, com seu potencial e dificuldades. Não adianta querer que o que imagina se realize, porque as pessoas são relíquias de seu passado, formação, genética e histórias pessoais.
Temos afinidades diferenciadas. Alguns mais objetivos e outros mais sensíveis. Pessoas assim não dão certo como parceiros ou amigos? Evidente que sim. Somar afinidades é o grande lance da vida. Complementar as características que podem salvar situações antes irremediáveis.
Uma palavra pode bastar para mudar o rumo da discussão ou desconforto
Um amigo objetivo pode dar o tom certo à atitude do amigo sensível. Equilibra. Fortalece e mostra a direção mais curta para decidir. Dá o basta necessário à dor que discorre infinitamente e traz para a realidade quem sofre além da conta.
Já a aspereza do amigo objetivo pode ser amaciada com a maneira sensível de ver o mundo. Ajusta a frase que iria espalhar o azedo das emoções para sua equipe de trabalho, para a família ou entre amigos. Oferece o toque da doçura e faz com que o colega reflita e recomece.
A sabedoria do equilíbrio é a arte da vida
Afinidades somadas fortalecem a sabedoria. Em todas as circunstâncias é necessário fazer esse balanço primordial à vida.
Pessoas não preenchem nossas necessidades, elas colaboram, mas não resolvem, somos nós mesmos que achamos as saídas para nos sentirmos melhores. Somar afinidades é caminhar rumo ao sucesso – beneficiar a paz, a harmonia com o dia a dia e o aprender a ceder e dar limites. O que parece rude pode ser o ponto final ao desequilíbrio. O entender da melhor maneira possível o outro é saber conquistar dias melhores.
As afinidades devem ser cuidadas
Se seu amigo ou parceiro foi objetivo não é porque não te ama, mas porque é assim a sua humanidade. É como saber cuidar de você e tentar mostrar a melhor saída. Faça ajustes e some qualidades. Essa soma é realmente imbatível.
Casais não são metades de laranjas, são afinidades que se adotam e se amam. Nem pais, mães ou filhos possuem afinidades iguais. É preciso aprender a equalizar as afinidades. Não cobre, pelo contrário, aproveite e cresça no valor do outro e não queira modificá-lo, porque essa luta é insana e extremamente dolorida.
Olhe com bons olhos as atitudes alheias e não queira extirpá-las. Pegue para si o que pode lhe ajudar a ser melhor. A soma dos comportamentos é o total sutil e sublime das relações. Quando tiver que subtrair, faça, mas não julgue. Utilize o que for necessário e verá como um novo olhar vai nascer em sua proposta de vida.