Resiliência: Características de uma pessoa resiliente
Talvez muitas vezes tenha se perguntado o que sustenta algumas pessoas, apesar de uma série de sofrimentos e perdas que tiveram na vida. A resposta é que aprenderam a ser resilientes.
Myrna del Carmen Flores
De acordo com a Dra. Edith Grotberg, autora do livro, A resiliência no mundo de hoje, esta é a capacidade do ser humano para enfrentar as adversidades da vida, superá-las e inclusive, ser transformado por elas.
Características das pessoas resilientes
É fácil reconhecer as pessoas resilientes porque são alegres, curiosas, sempre interessadas em aprender; buscam desafios em suas vidas que as mantenham em constante mudança, às quais se adaptam de maneira simples. Cada uma destas mudanças é o que as converteu nas pessoas que são e que, de alguma forma, as ajudou a serem flexíveis; pelo que seus processos de adaptação ante situações difíceis se efetuem de uma maneira, até certo ponto, natural.
Além disso, os seres humanos resilientes são capazes de obter coisas boas de cada um dos momentos difíceis em sua vida, aprendem de seus erros ou das pessoas que os cercam. Podem mesmo transformar uma experiência má, que derrubaria outros indivíduos menos preparados para a mudança, em uma aprendizagem e mesmo em um motor que impulsionasse sua vida a começar coisas melhores. Estas pessoas tornam-se excelentes círculos de adaptação: Os problemas chegam, eles enfrentam e aprendem as lições, fortalecem-se com o que aprenderam, de modo que à chegada de novos problemas se encontram fortalecidos, depois voltam a enfrentá-los e continuam o seu círculo de aprendizagem.
Não é estranho que uma pessoa com a capacidade de resiliência possa falar de uma situação amarga como algo que deixou muita dor, mas que de igual forma lhe trouxe um aprendizado de vida, ou lhe ensinou até que ponto podia chegar sua própria resistência.
Convido você a ler: 5 coisas que pessoas felizes fazem todos os dias e você não está fazendo
Os pontos fortes de uma pessoa resiliente
Um dos principais pontos fortes das pessoas com uma boa capacidade de resiliência é a honestidade consigo mesmas, ou seja, são capazes de aceitar os sentimentos que as afetam, os que a maioria das pessoas consideram “negativos”, como a raiva, a tristeza, humilhação, e aqueles que são considerados “positivos”, como o amor, a alegria, o carinho etc. Dão-se a oportunidade de expressá-los quando é necessário e suprimi-los quando o considerarem oportuno, porque compreendem que o equilíbrio entre todos estes sentimentos é o que forma uma mente sã e feliz, e não ocultá-los ou ignorá-los.
Outro ponto forte, talvez o mais importante de todas, é o fato de se cercarem de pessoas próximas, amigos, familiares, filhos, parceiros. Não há maior poder de resiliência que ter alguém ao seu lado que se importe, que o escute, que o ame e que saiba que estará lá para você em cada um dos momentos em que sentir que se desmorona.
Para as pessoas resilientes, poder ter amizades próximas é uma bênção que se dá graças à empatia que elas demonstram por cada uma das pessoas que à sua volta. São capazes de entender as razões sem julgar as pessoas, são capazes de perdoar os erros dos outros, isto sobretudo pela sua capacidade de intuição, pois escutam essa pequena voz que lhes indica o que acontece, não só ao seu redor, mas em seu próprio ser interior. Fazem-se perguntas como: por que o faria ele ou ela? Ou por que o fiz eu?
Convido você a ler: 12 características essenciais de pessoas fortes para saber lidar com as adversidades
O caminho da autoconfiança e autoestima
Todo o exposto até agora, são as bases da personalidade de uma pessoa resiliente. Eles conseguem formar também indivíduos com grande confiança em suas capacidades, que se sabem preparados, o que lhes ajuda a compartilhar e não invejar as pessoas, que lhes dá um balanço entre a crítica e os elogios das pessoas que os rodeiam. Desta forma, sua segurança não reside no que os outros pensam dele ou dela, mas no conhecimento das suas próprias capacidades.
O otimismo surge de cada um de seus pontos fortes
As pessoas resilientes não se assustam facilmente perante situações ambíguas. São capazes de fazer avançar projetos laborais em momentos de pressão que talvez prendessem outros trabalhadores. Isto porque são pessoas otimistas que sabem como resolver os problemas e encontrar recursos e aliados nesses processos.
Um grande ponto
Mencionarei por último, mas não menos importante, ter um propósito de vida. Além disso, um propósito superior ou nossa fé na orientação divina nos outorga uma mente sã, resiliente e fortalecida, já que nossa convicção nos acompanha e nos dá a força necessária para seguir adiante, apesar de cada uma das tristezas que enfrentamos na vida. Deus é a nossa principal fonte de resiliência.
Talvez você seja uma pessoa com grande capacidade de resiliência, o que faz de você um ser muito especial, ou talvez você tenha apenas algumas características que eu mencionei, se assim for, é importante que você trabalhe nessas características de personalidade para ser resiliente.
Segundo os profissionais dedicados à investigação desta capacidade, é algo que pode e deve ser ensinado desde a infância para criar filhos saudáveis que aprendam a enfrentar os problemas que se lhes apresentem em sua vida. Se você tem filhos, é necessário que você se torne um ser resiliente e, então, sua tarefa será aprender a criar filhos que o sejam também.
Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original La resiliencia: Características de una persona resiliente