Retribuição: Cultivando famílias generosas
Algumas maneiras simples e fáceis para ensinar sua família a ser mais generosa, dentro e fora de casa.
Georgia Lee
A generosidade é um valor incomensurável que você pode ensinar e defender em sua família. A generosidade é mais multifacetada do que você aprendeu. Doar em igrejas ou fazer contribuições de caridade em uma base semanal, mensal ou anual é um grande começo. Mas a generosidade se estende muito além da contribuição monetária típica para boas causas. Na verdade, você não tem que doar somente às causas comprovadas. Você pode começar sua própria causa, dentro de sua própria família.
Ser mais generoso é fácil. Considere estas maneiras simples de retribuição:
1. Ofereça-se para iniciar a carona solidária
Seja para o trabalho, escola ou interesses comuns, um grupo de pessoas se junta para economizar gasolina e dinheiro indo todos no mesmo carro. A responsabilidade da condução pode ficar por conta de um ou pode ser pelo sistema de rodízio com cada membro da carona. O tempo extra que passarem juntos vai ajudá-los a conhecer mais uns aos outros.
2. Oferecer ajuda
Ajude vizinhos idosos ou deficientes com coisas como ir à padaria, limpeza, cuidados com animais de estimação, cozinhar e dirigir em viagens curtas.
3. Iniciar uma jarra do troco da família
Todo dia, cada membro da família coloca as moedas ou o que tiver de troco em uma jarra da família. No final da semana, ou do mês, doem o que coletarem a uma causa de sua escolha.
4. Seja um voluntário
Pode ser na escola, na sua congregação, ou em uma organização local. Abrigos de animais, por exemplo, estão sempre à procura de ajuda. Pode ser servindo comida e limpando abrigos para os sem-teto. Casas de repouso e centros de reabilitação acolhem as pessoas que podem manter os internos entretidos e confortáveis. Eventos de caridade são tradicionalmente ótima escolha.
5. Doe
Alimentos, brinquedos, utensílios domésticos, roupas e (claro) dinheiro são muito bem-vindos às causas públicas e também privadas. Se você é apto, por favor, seja um doador de sangue e plasma. Certifique-se que a sua carteira de identidade o defina como doador de órgãos e tecidos, caso não seja contrário aos seus princípios religiosos.
6. Torne-se um tutor
Apadrinhe uma criança ou seja voluntário para trazer uma criança sem lar para sua casa no natal ou em outras comemorações. Compartilhe seu tempo, atenção e valores com alguém que precisa, e que irá apreciar.
7. Comece a causa da família
Seja um voluntário em sua própria casa. Ofereça-se para ajudar com a lição de casa, tarefas domésticas e para cuidar das crianças. Deixe seus filhos preparem o jantar, sob sua supervisão. Ofereça-se para pôr a mesa do jantar ou lavar a louça. Cuide dos irmãos menores para que sua mãe e pai possam ter uma noite fora. Ofereça-se para levar seus filhos e os amigos deles ao cinema.
Trabalhei duas vezes por semana com um grupo da comunidade ensinando conceitos e valores espirituais por dois anos antes de entregar as rédeas para um casal que o expandiu e fez avançar além do que eu poderia imaginar. Cuido dos animais de estimação de meus amigos quando eles estão de férias, dando amor e carinho para eles como se fossem meus. Em várias ocasiões, eu peguei animais nas ruas. Cuidei de alguns e até adotei, ou encaminhei a abrigos para serem atendidos e adotados de forma profissional. Também apoio músicos locais através da compra de CDs pelo preço total e de ingressos para seus shows sempre que posso. Eu doo roupas e acessórios. Eu doo sangue regularmente.
A generosidade começa em casa. Ensine seus familiares a serem generosos em casa, e não apenas com os outros. Você sempre pode expandir o alcance de sua generosidade a causas externas. Ou, abraçar essas causas externas através da realização de eventos e iniciando programas comunitários você mesmo. Existem milhares de maneiras de ser generoso. Encontre o que funciona para você e ajude a trazer a sua família e comunidade junto.
_Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa Metzger do original Give something back: Growing generous families, de Georgia Lee