Rir é o melhor remédio: Como rir mais ajuda na união familiar
O riso une pessoas, encoraja e dá exemplos. O riso tem um poder natural de fazer bem e tocar o mais profundo ser...

Fernanda Ferraz
A vida é uma caminhada longa e intensa. O interessante é que os momentos que marcam nossa vida podem determinar quem somos ou quem seremos. Cada um tem sua visão própria da vida.
Essa visão é moldada pelo conhecimento que cada um adquire e pela inspiração que se permite sentir, que pode ser adaptada por cada acontecimento.
É verdade que na vida há muitos momentos difíceis que requerem de nós uma fé e uma perseverança maiores ainda do que antes, mas o que nos define é como reagimos às intempéries da vida, se a usamos para nos fortalecer ou para nos deixar enfraquecer! Você talvez pergunte-se o que tem a ver essa conversa com o tema “rir”? Vou lhe mostrar que tem tudo a ver!
Como os acontecimentos me influenciam?
Todos os acontecimentos do mundo têm um reflexo em nós, pode ser positivo ou negativo, depende de você. Então, você pode dizer: “Fácil falar quando algo ruim acontece e não é com você.” E eu te digo que aprendemos a ser mais felizes até quando algo ruim nos acontece, porque ainda que trágico, doloroso e duro, no fim, você ainda vai poder rir, mas só depois de ter vencido!
Para ilustrar melhor, vou relatar uma situação que aconteceu comigo e que tem a ver com o tema:
“Estava eu a organizar algumas coisas. Lavei todas as roupas (inclusive as de cor branca) e ao fim dessa tarefa ainda faltava muito por fazer. Terminado de estender as roupas em três varais, dois deles caíram no chão (detalhe: tenho quatro cachorros em casa e não seria higiênico apanhar do chão e estender novamente, além do que o chão de fora da casa não tem azulejos, ou seja, a terra sujou as roupas). Portanto, parei, olhei para aquele monte de roupas no chão, respirei fundo, bem que poderia ter gritado de raiva! Mas parei, ponderei e disse a mim mesma: “Ou eu fico enraivecida, instalando um sentimento e energia negativa em mim (podendo até adoecer, se isso virar rotina), ou dou risada, lavo tudo de novo (mais de 15 peças) e aproveito para cantar, como sugere aquele ditado “quem canta seus males espanta”. Foi o que fiz e me senti bem melhor assim, o que ainda me mostrou que tenho o poder de escolher se dou risada ou choro.
Como rir me faz bem?
-
Alivia o estresse e o nervosismo.
-
Aumenta a circulação sanguínea dos vasos.
-
Fortalece o sistema imunológico.
-
Protege o coração.
Advertisement -
Causa bem-estar.
-
Traz relaxamento muscular.
Como rir é o melhor remédio?
Chorar de emoção pode lavar a alma; ter raiva, adoecer e rir, rejuvenescer! É bom rir até de momentos complicados, equívocos ou falhas, mas sem que isso prejudique ninguém.
Temos que compreender que falhas e acontecimentos desagradáveis uma hora irão ocorrer, mas você é quem decide contaminar-se ou não. Rir esvazia o coração da dor, relaxa os músculos e traz sentimentos de realização. Se der para rir e até dar boas gargalhadas de vez em quando, isso vai te fazer bem!
Rir une
Enquanto a raiva afasta as pessoas de nós, o sorriso é como uma fonte de luz que irradia através da face. À medida em que preferimos estar bem e irradiar luz, mesmo quando o estresse, os problemas (trevas) encobrem nossa vida, isso nos modifica de maneira positiva. O riso une pessoas, encoraja a dar exemplos, o riso tem um poder natural de fazer bem e tocar o mais profundo ser… O riso abraça e envolve, começa do alto e se expande, quando permitimos.
Exterminar as brigas
Se você determinar que na maioria dos momentos da sua vida você quer ficar bem, então comece hoje, comece agora; não a rir sem vontade ou forçadamente, mas começar a treinar a sua mente para que mesmo nas dificuldades você consiga e possa rir, porque o riso em si, traz cura, enquanto a dor traz preocupação e inquietação negativa. O riso pode exterminar uma briga, curar uma ferida, aliviar uma dor, fortalecer amizades, dar bons exemplos de superação e ser uma dádiva gratuita para quem dá e para quem recebe! Então sorria e sinta que o riso, ao invés da raiva, é o melhor remédio!
O que determina sua vitória ou derrota é a sua decisão e persistência. Então, você vai desistir? Porque o desânimo não combina com o sucesso, e, na verdade, nascemos para sermos felizes, escolhendo sempre o que é certo, porque isso sim, perdura para sempre. E o sempre não acaba… Não tem fim!