Rotinas de higiene para os filhos, segundo sua faixa etária
Cada faixa etária tem necessidades específicas de higiene. Ensine aos seus filhos a importância de uma boa higiene pessoal, segundo sua faixa etária.
Uma das coisas que muitos de nós, pais, achamos difícil é ensinar aos nossos filhos algumas rotinas de higiene pessoal. Nossa dificuldade reside no fato de os considerarmos pequenos e imaturos demais para deixá-los cuidar disso sozinhos.
Entretanto, para criarmos filhos independentes, é importante que, pouco a pouco, comecemos a ensinar-lhes várias rotinas de higiene; uma vez que obter autonomia na higiene diária é uma das grandes conquistas de todas as crianças, principalmente nos primeiros anos de vida.
Tenhamos em mente que todas as crianças aprendem através do exemplo de seus pais, por isso é fundamental que eles se conscientizem da importância de manterem-se em dia com sua própria higiene.
Dito isso, compartilho as rotinas de higiene pessoal adequadas à idade de seus filhos.
Rotinas de higiene
As seguintes rotinas são orientadas de acordo com cada faixa etária, que envolvem habilidades que as crianças vão adquirindo à medida que crescem. Algumas crianças aprendem mais rapidamente do que outras. Tudo depende de vários aspectos emocionais e físicos de cada uma.
Para estimular sua autonomia na higiene pessoal, você deve lembrar-se de acompanhá-las no processo e evitar fazer as coisas por elas. Isso fará com que aprendam melhor.
1. Crianças de 12 a 18 meses
Assim que seu filho consiga andar sozinho, envolva-o no processo da troca de fraldas, dando-lhe instruções claras e precisas. Por exemplo: “Você pode trazer a fralda limpa, lenços umedecidos e talco que estão naquela mesa, por favor?”.
Desta forma, você está fazendo com que ele faça parte de sua higiene pessoal e ele aprenderá a reconhecer os objetos e a importância que eles têm para sua limpeza.
Quando quiser ensiná-lo a lavar as mãos, você deve supervisioná-lo, mostrando a quantidade de sabonete a usar, como esfregar as mãos e os dedos, e como enxaguar. Dessa maneira, ele irá aprendendo gradualmente. Neste momento, é importante que ele tenha um banco adaptado à sua altura para alcançar a torneira, o sabonete e a toalha.
2. Crianças de 3 a 5 anos
As crianças dessa idade já têm curiosidade e vontade de se vestirem sozinhas. Então, ensine seu filho a identificar a ordem em que deve vestir cada peça de roupa, bem como as etiquetas que as roupas têm para que aprenda a se vestir corretamente.
Também, nessa idade, as crianças já podem escovar os dentes sozinhas. Portanto, ensine seu filho como fazê-lo. Para estimulá-lo a escovar os dentes, se puder, compre um creme dental de seu personagem favorito.
Para ensiná-lo a se limpar depois de ir ao banheiro, mostre que quantidade de papel higiênico é suficiente e deixe-o se limpar sozinho. Nesta fase, seu filho também poderá tomar banho sozinho (com supervisão) e pentear o cabelo.
3. Crianças de 6 anos
Nessa fase, as crianças estão maduras o suficiente para serem independentes e continuar com o que aprenderam. Então, deixe-a tomar banho, pentear os cabelos, escovar os dentes, lavar as mãos e escolher suas roupas sem supervisão.
Tenha em mente que tudo o que ele aprender deve-se tornar parte da rotina diária, de forma que ele saiba a ordem, o passo a passo e o horário em que deve fazer cada coisa.
Também nessa idade, seu filho deve ser mais colaborativo com você, então dê instruções claras para que ele mesmo possa fazer as coisas.
Ferramentas para estabelecer a rotina
As crianças conseguem se motivar mais rapidamente quando recebem algum tipo de recompensa, que não precisa necessariamente ser material. Pode ser permissão para fazer algo, como dormir uma hora mais tarde (claro que não durante a semana, para não afetar sua hora de acordar quando já vai à escola) ou brincar com seus amigos por mais tempo.
Aconselho você a usar tabelas de rotina, que é como um calendário que é colocado na parede do quarto do seu filho, no qual está especificado, passo a passo, o que eles precisam fazer todos os dias. Você pode imprimir essa tabela em cores para torná-la atraente, podendo, inclusive, desenhar estrelinhas ou carinhas felizes quando seu filho tiver concluído todas as etapas diariamente.
Elogie diariamente suas pequenas conquistas, pois isso lhe dará autoconfiança e ele se sentirá amado por seus pais. Por fim, tenha em mente que você não deve forçar seu filho a fazer coisas, porque cada criança tem habilidades diferentes e aprende de maneira diferente.
Não se esqueça de, sempre que necessário, supervisionar o que ele faz, corrigir a tempo e delegar responsabilidades à medida que ele aprende e cresce. Lembre-se de ser paciente, tolerante e perseverante, para que seu filho aprenda bons hábitos de higiene pessoal sozinho. Assim ele será mais independente a cada dia.
Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Rutinas de higiene para tu hijo, según su edad