Se alguém o ama de verdade, não há de querer vê-lo sofrer

Seu parceiro o faz feliz?

Adriana Acosta Bujan

Desde que nascemos, conhecemos o amor, aquele que é incondicional, verdadeiro, puro e genuíno; é claro que estou falando do amor que nossa mãe nos dá. Ela é capaz de nos amar desde o primeiro momento que soube que estávamos em seu ventre, e sempre fará todo o possível para nos fazer felizes.

Esse primeiro amor que conhecemos é muito semelhante ao que a maioria das pessoas deseja encontrar com um par romântico, pois esse sentimento transmite segurança, proteção e estabilidade. No entanto, ao longo da nossa vida, costumamos ouvir muitas frases populares, provérbios ou opiniões de pessoas queridas, dizendo que amar é sofrer, sacrificar e suportar; para que seja duradouro.

Assim, vamos crescendo com ideias errôneas, experimentando a dor e o sofrimento, quando entregamos nosso coração a alguém que acreditamos amar, vivendo com ilusão, medo e sacrifício para sentir o verdadeiro amor.

O amor não é sacrifício

Falar de amor é um tema muito complexo e subjetivo, já que, para algumas pessoas, sentirem-se amadas pode significar que seu parceiro seja zeloso, que o mantenha financeiramente, que seu cônjuge esteja presente as 24 horas do dia; para outras, o amor do parceiro pode significar sacrifício constante.

Jorge Bucay, escritor, psicólogo e terapeuta, assegura que amor não se trata de sacrifícios, mas de dar o melhor de si mesmo em todo momento, isso será a chave para nos sentirmos felizes e amados. Assim, para amarmos verdadeiramente e conseguirmos fazer feliz a pessoa amada, devemos ser pessoas melhores em todo momento. Trata-se de dar sem esperar nada em troca, mas sem sacrificar o nosso próprio bem-estar, segurança, valores e integridade.

Advertisement

Quem o ama fará você feliz

Entendido o anterior, será hora de refletir e autoavaliar seu relacionamento, tudo com a finalidade de se sentir bem emocionalmente e poder implementar estratégias para otimizar a convivência diária com seu ente querido.

Tenha muito cuidado, pois existem muitos testes virtuais que dizem se você ama ou não seu parceiro; no entanto, só você e ninguém mais sabe o que viveu e experimentou. Por isso, não se deixe influenciar e realize uma análise interna que o ajudará a identificar o verdadeiro amor.

Como começar?

1. Mente clara

Quando uma pessoa se sente satisfeita com sua relação romântica, nunca se questionará ou porá em dúvida seu amor; porém, em algumas ocasiões, costuma acontecer de o amor que sentimos ir diminuindo com o passar dos anos, isso gerará incerteza. É importante refletir sobre o que realmente nos faz sentir felizes.

Por exemplo: o que realmente o faz feliz quando você está com seu parceiro? O que você mais gosta de fazer em sua companhia? O que vocês têm que fazer para se sentirem plenos? Quantas vezes vocês têm tempo para ficar sozinhos?

2. Necessidades satisfeitas

Muitas vezes, acontece que quando temos o que desejamos queremos mais e mais, é uma lei da vida; mas em questão do amor, você deve avaliar se o seu parceiro atende às suas necessidades, tanto básicas como emocionais, então você pode saber se ele ama você de verdade para implementar estratégias.

Advertisement

Você pode questionar: ele está com você quando você precisa dele? Ele cuida de você na doença? Você acha que vive uma vida estável? Quais são suas necessidades? Depois de autoavaliar seu relacionamento, comece a pensar em estratégias para melhorar sua convivência; talvez você precise se comunicar mais com seu cônjuge para que ele conheça suas necessidades, desejos, anseios e sonhos, para, assim, vocês trabalharem em conjunto para alcançá-los.

3. Mudanças repentinas

Todos nós mudamos constantemente porque evoluímos para sermos melhores a cada dia; no entanto, em questão de amor, o relacionamento pode dar voltas impressionantes e fazer que uma pessoa mude seu comportamento radicalmente, seja para o bem ou para o mal.

Quem bem lhe quer terá mudanças em seu comportamento e em sua maneira de pensar, com a finalidade de fazer você se sentir feliz, evitando conflitos desnecessários; mas quem não ama realmente, sua conduta será transformada, dando-lhe sinais de algum tipo de infidelidade ou insatisfação.

Amor é bem-estar em geral

Todas as relações humanas são complexas, já que todos pensamos diferente e somos indivíduos com nossa própria identidade e personalidade. No entanto, quando alguém realmente ama você, ele vai fazer o seu melhor para alcançar o seu bem-estar, sempre dando o melhor de si.

Talvez seu parceiro colabore com as tarefas domésticas, resolva algum problema ou esteja disponível quando você precisa; ele até antecipa a satisfação de suas necessidades. É quando você deve avaliar e valorizar o esforço que ele faz para alcançar o seu bem-estar.

Advertisement

Quem ama realmente não faz mal, não faz sofrer, chorar e nem faz o outro se sentir menos. Ao contrário, a pessoa que o ama estará sempre ao seu lado lutando cada batalha, atravessando cada adversidade com seu amor incondicional, esforçando-se constantemente para fazê-lo feliz, pleno e satisfeito.

Lembre-se, só você pode identificar os pontos fracos da sua relação, por isso trabalhe nessas coisas que pode melhorar, começando por si mesmo.  Se estiver feliz, projetará essa luz para todos à sua volta.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Quien te ama de verdad no quiere verte sufrir

Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.