Se não consegue ficar sozinho, é provável que lhe falte amor-próprio

As pessoas mais apaixonadas são as que amam menos. Descubra por quê.

Yordy Giraldo

Dizem que “é melhor só do que mal-acompanhado”. No entanto, muitos acham difícil aceitar o fato de estarem solteiros, a ponto de não conseguirem sequer mudar seu status de “em um relacionamento” para “solteiro”. “Mas para que mudar?”, eles se questionam, se mais cedo ou mais tarde estarão “apaixonados” de novo, ou o que quer que isso signifique na linguagem daqueles que veem o amor como uma corrida de revezamento.

Não é uma crítica, embora o último comentário possa soar um tanto rude. Somos desta ou daquela maneira, trata-se de aceitar o que não podemos mudar e mudar o que podemos e queremos, não fazendo julgamentos sumários. Eu só queria apontar o óbvio, que as pessoas mais apaixonadas são aquelas que amam menos.

No entanto, não é que elas tenham um coração de condomínio, esse tipo de comportamento responde antes a necessidades e deficiências emocionais que as tornam dependentes de estar em um relacionamento. A culpa não é inteiramente delas, ou das experiências que as fizeram assim. A sociedade nos vendeu a ideia de que estar sozinho é ruim. Que certamente a culpa é nossa devido a alguma dificuldade, doença ou qualquer outra coisa que nos faça parecer culpados.

E há também a outra parte: aquela que é diretamente responsável pelo fato de que somente por meio de terceiros nos sentimos valorizados, completos, amados, e sempre dizemos sim a tudo à nossa volta, sem percebermos o que isso diz sobre nós, ou o que acaba provocando em nosso foro íntimo.

Descubra por que você não consegue ficar sozinho

Você pode sofrer de anuptofobia

Anuptofobia é medo irracional de ficar sozinho. A baixa autoestima geralmente está por trás dessa fobia, bastante comum tanto em homens quanto em mulheres, para quem a ideia de serem julgados por estarem sozinhos faz com que se contentem em estar em qualquer relacionamento, mesmo contra a vontade.

Advertisement

Sensação de segurança por ter alguém com quem possa contar

Experiências traumáticas, principalmente em tenra idade, fazem com que tenhamos a necessidade de sentirmos que não estamos sozinhos no mundo, que, se for preciso, alguém estará lá para nos defender.

Não saber viver consigo mesmo

Às vezes, reconhecer quem somos é mais difícil do que parece, e o silêncio da solidão muitas vezes grita essa verdade bem na nossa cara; então, gostamos de ter a voz de uma companhia para silenciar esses gritos.

Atender às expectativas alheias

Há famílias que têm uma ideia muito definida sobre tudo o que diz respeito à masculinidade, e exigem que seus filhos correspondam às suas expectativas. Por isso, muitos homens acham que ser conquistador é o melhor.

Uma coisa é estar em um relacionamento por amor, e outra bem diferente é estar por medo de julgamentos. Esse tipo de dependência não é superada sem ajuda, pois sua origem costuma estar profundamente enraizada em determinados conceitos, como a ideia que temos do que somos e como nossas vidas deveriam ser.

É muito bom estar em um relacionamento saudável, mas também tem que ser bom estar sozinho quando há uma opção de relacionamento saudável. Se você acha que estar solteiro não é uma opção, pergunte-se: “que vazio estou querendo preencher?”

Advertisement

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Si no sabes estar solo es probable que no te quieras ni tantito

Toma un momento para compartir ...