Se o amor com seu parceiro está cansado, dê-lhe a cada dia da água que revitaliza

Desviar o olhar, ignorar seus pedidos, esquecer datas e compromissos é uma rotina que consome a vontade de seguir sob o mesmo teto. Se o amor com seu parceiro está cansado, dê-lhe cada dia da água que revitaliza.

Marta Martínez Aguirre

Um simples pedido terminou com seu cansaço do amor

O calor subia pela pele seca, suas mãos cansadas aumentavam o cansaço. A Jesus não importava que fosse mulher, e muito menos samaritana. O amor do Mestre sempre transcendeu culturas, etnias, gêneros e fofocas de bairro. Ele sabia que ela era uma mulher com sede. E, para saciá-la, andara de fonte em fonte, e já teve seis maridos. Como disse Anselm Grün, ela “(tinha) se enredado no cansaço do amor”.

Você se identifica com ela? Então seque as mãos e sente-se para ler um pouco mais de sua história (João 4:1-28) porque você sabe que, como ela, você é uma mulher cansada de amar sem resultados. Sente-se exausta de continuar lutando por esse casamento, que já tentou tudo: desde terapia de casal a retiros espirituais. Bem sabe o que é o amor cansado.

Distâncias que esgotam o amor

Sei que ambos se sentem cansados um do outro, mal conversam, ele agarra-se mais à TV de plasma do que à sua mão. Você é indiferente e inventa dores de todo tipo para não dizer que já não o deseja. Inevitavelmente, seu amor está deitado, com os olhos vencidos, partido em vários fragmentos, gemendo por uma lembrança que mal é um resquício. A infidelidade seduz. A violência faz fila nas constantes discussões por bobagens (tolices).

“O meu” e “o seu” deixaram para trás o “nosso”. Cada um atua a cena do distanciamento, deixam que aumente a rachadura da indiferença e, pouco a pouco, tornam-se cúmplices da situação. Desviar o olhar, ignorar seus pedidos, esquecer datas e compromissos é uma rotina que consome a vontade de seguir sob o mesmo teto.

O cansaço do amor respinga nas crianças

Ninguém quer ser encorajado a dar o primeiro passo. A sociedade atual murmura que diante disto nada melhor que deambular por novos corpos e como a samaritana, a sede segue queimando por dentro. “Se está cansado de seu parceiro, há milhares à sua espera lá fora”, diz o discurso social. Assim, a busca frenética a leva a novos cenários, apaixonados e loucos no início, mas cheio de dissabores com o passar do tempo.

Advertisement

A receita para o amor cansado é tirar da boca o impiedoso “não”. Não imagine que estou convidando para que lhe faça todas as vontades, sei que seu salário mal dá para pagar uma saída à praia mais próxima. Mas tem a oportunidade de começar a perceber que um “sim” mudaria as coisas.

1. Mude e dê de seu tempo

Comece dizendo “sim, eu vou reservar um tempo”. Talvez ainda esteja uma calça sem costura, precisando ir à casa dos seus sogros, aquela tarde de cinema em casa, aquele bolo de chocolate e morangos. O que pode acontecer se, em vez de lhe dizer um “não” categórico, se dedicar a fazer essas coisas? O verdadeiro amor é capaz de tirar um coelho da cartola, se fizer mudanças.

2. Torne-se uma adolescente e diga-lhe o quanto o ama

Eu sei que você deseja. Você se lembra que era capaz de pintar seu nome nas paredes e deixar-lhe notas de amor em todos os lugares? O que acha da ideia de levar o “não” a uma nova dimensão e transformá-lo em uma realidade? Deseja que ele a leve para dançar, apaguem as luzes e convidem-se para uma festa em casa; deixe as crianças com os avós, decore a casa, procure os velhos discos compactos e toque aquela música que uma vez os uniu.

3. Faça reservas e tenha experiências inesquecíveis

Se um cruzeiro é um sonho fora da realidade do seu bolso, reserve um fim de semana em uma cabana; se não puder, sente-se a pensar se talvez o que deseja é uma tarde juntos abraçados. A pele não se importa com a falta de dinheiro. Talvez possa reservar a melhor caneta e escrever-lhe esse poema de amor que tanto anseia.

Jesus levou a samaritana à própria fonte do amor; assim, deixe que o seu par a conduza e verá que o amor deixa de estar cansado, aliás, revitaliza-se e revitaliza a ambos.

Advertisement

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Si el amor con tu pareja está cansado, dale cada día del agua que revitaliza

Toma un momento para compartir ...

Marta Martínez Aguirre

Marta Martínez é do Uruguai. Ela é formada em psicologia e tem pós-graduação em logoterapia. Ela ama o que faz e adora servir ao próximo.