Se você é mulher e suas axilas apresentam esses sintomas… É hora de correr para o médico
Além de manter depiladas, sem manchas, e perfumadas, você deve saber que suas axilas são um meio pelo qual seu corpo lhe diz se você tem estes problemas de saúde.
Fernanda Gonzales Casafús
Por todos os meios tentamos encobrir o cheiro da transpiração que sai das nossas axilas. Desodorantes, sejam roll on, em creme, em spray ou aerossol, existem milhares de marcas no mercado com o único propósito de disfarçar o cheiro característico dessa parte do nosso corpo. As axilas desempenham um papel importante no organismo e, acredite ou não, podem dar sinais de certas doenças ou desequilíbrios hormonais que podemos estar sofrendo.
O que são as axilas?
A axila ou sovaco é a área do corpo humano que está sob a união entre o ombro e o braço. Tanto nos homens como nas mulheres crescem pelos nessa área, mas, cultural e esteticamente, em mulheres é desaprovado mantê-los, então nos depilamos para nos sentirmos mais confortáveis e “limpas”.
Geralmente, as axilas são propensas à transpiração, então a maioria das pessoas usa vários métodos para desodorizar a área. Muitas vezes, associam os pelos das axilas à transpiração, no entanto, mesmo que estejam depiladas, as axilas irão suar, isso porque contêm glândulas sudoríparas que produzem o odor característico.
A axila pode indicar distúrbios sérios
– Comichão
Quando se tem coceira na axila, pode ser devido a certos fatores. Por um lado, a pele da área, sendo tão delicada, pode se irritar facilmente com o uso de alguns produtos desodorantes, e até mesmo pelo sabão que você usa para lavar a roupa. Por outro lado, podem ser fungos, então o melhor é consultar um médico e parar imediatamente de usar o desodorante. Os fungos também podem causar alguns pontos avermelhados.
– Mau cheiro
Naturalmente, o suor da axila e o seu cheiro são característicos. No entanto, quando o cheiro é muito forte, pode haver algum desequilíbrio hormonal, como um problema de tireoide. Particularmente quando o odor é semelhante a removedor de esmalte ou fruta podre, você deve consultar um médico imediatamente, porque talvez você sofra de cetoacidose, uma condição metabólica associada a um aumento na concentração de corpos cetônicos no sangue. O cheiro forte indicaria que o corpo não estaria quebrando o açúcar corretamente, e que poderia ser um sintoma primário do diabetes.
– Nódulos
Se você tocar suas axilas e notar pequenas saliências, antes de entrar em pânico, considere as seguintes informações: a axila é uma área onde se localizam os gânglios linfáticos, então uma inflamação deles poderia indicar que seu corpo está lutando contra um vírus ou que você está prestes a ficar doente. No entanto, se os gânglios linfáticos permanecem inflamados por mais de uma semana, pode tratar-se de doenças graves, como alguns tipos de câncer.
– Sudorese excessiva
Já mencionamos que a transpiração é normal. Mas quando é excessiva, é de se preocupar, porque poderíamos estar falando de hiperidrose, uma condição caracterizada pela produção excessiva de suor em um ou mais níveis do corpo, cronicamente. Essa condição frequentemente afeta as relações sociais, por causa da vergonha sentida pela pessoa que a possui.
Nosso corpo não deveria nos envergonhar. Porém, devemos estar sempre atentos aos sinais que ele nos dá. A axila é uma parte muito importante do corpo e também desempenha um papel importante. Se tiver alguma dúvida, consulte sempre o seu médico.
Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Si eres mujer y tus axilas presentan estos síntomas… es hora de que corras a un médico