Se você estiver atento a estes sinais, pode prevenir um infarto até 30 dias antes
Há muito que você pode fazer hoje para garantir sua permanência saudável na vida de seus entes queridos. Você pode prevenir um ataque cardíaco por estar ciente desses sintomas.
Marilú Ochoa Méndez
Alexandra era uma mãe de família amorosa. Sabia que tinha problemas cardíacos, mas sofria de um terrível mal que aflige muitos adultos: assumia que viveria mesmo sem ter as precauções necessárias e prudentes. “Eu sou forte”, ela dizia. Recentemente teve uma consulta com o cardiologista, que havia agendado para ela uma grande cirurgia em uma semana.
Naquela manhã, ela se sentiu um pouco mal, mas ignorou o pedido de seu esposo para ir ao médico, pois considerou que, em seu trabalho, sua presença era indispensável. Infelizmente, sofreu um enfarte agudo do miocárdio a caminho do hospital, e deixou o marido viúvo e um bebê de dois anos.
Vamos falar da epidemia silenciosa
As doenças cardiovasculares são conhecidas como “a epidemia silenciosa”. Isto devido ao grave risco que provocam e quão intempestivas são.
Só na América Latina, 9% das pessoas têm colesterol elevado e 20% têm hipertensão. Se somarmos o sedentarismo, a obesidade e a diabetes, o risco aumenta consideravelmente.
Com os estudos médicos relevantes e periódicos, uma alimentação saudável e exercício regular, podemos manter o corpo saudável e forte e evitar essas doenças. No entanto, com tantos afazeres, ansiedade e estresse, só ouvimos o nosso pobre corpo quando ele nos grita através de uma dor de cabeça, uma gripe que nos derruba, ou algum acidente fatal, como um enfarte.
No México, onde vivo, por exemplo, a despesa pública destinada à saúde é das menores da América Latina (apenas 6,1% do Produto Interno Bruto). Infelizmente, há pouca cultura de prevenção de doenças.
Prevenir é nos observar
A observação pormenorizada das mudanças em nosso corpo pode nos permitir atender os incipientes problemas de saúde que possam ocorrer. O importante é nos conhecer e saber o que observar, e ter critérios para julgar o que é saudável e o que não é.
Esse cuidado adquire mais importância, pois a Organização Mundial da Saúde nos diz que “80% dos infartos de miocárdio e dos AVC (acidentes vasculares-cerebrais) prematuros são previsíveis”.
Sinais que devem chamar nossa atenção
A seguir, apresentamos alguns sinais que você nunca deve ignorar, pois podem indicar-lhe que seu coração trabalha a velocidades forçadas, e você pode ter um acidente cardiovascular.
Dor ou desconforto no peito
Este sintoma se apresenta no momento em que ocorrem os enfartes, mas também pode ser um aviso. Se você sentir um aperto no peito, que se estende por vários minutos, sem causa aparente, é importante ir ao médico. Fique atento também se sentir pontadas ou ardor contínuos na região.
Dor no abdômen
Em alguns casos, esta dor, se vier acompanhada de náuseas ou vômitos, também pode ser um indício de doença cardíaca. Se você apresentar estes sintomas, fique alerta para outros sinais.
Fadiga e fraqueza no corpo
Se você procura dormir pelo menos oito horas, mas ao despertar se encontra igual ou mais cansado que o dia anterior, seu corpo está lhe dizendo que existe um problema pedindo sua atenção. A fraqueza também pode significar que você trabalha mais ou mais rapidamente do que o normal. Evite racionalizar estes problemas e ignorá-los, é importante se atentar ao que seu organismo quer lhe dizer com eles e recorrer a um especialista, pelo menos para que tome nota do seu incômodo e lhe ajude a prevenir-se.
Dificuldade em respirar
Se você tenta puxar ar, mas os seus pulmões não se enchem, cuidado! Existem pessoas que apresentam essa situação minutos antes de sofrer um enfarte, mas também é um sinal preventivo que, às vezes, acontece até seis meses antes de sofrer um acidente cardiovascular.
Dificuldade em dormir
Estudiosos indicam que, especialmente no caso de mulheres, se surgirem súbitas complicações de insônia, você deve adicionar este sintoma em seu próximo exame médico.
Arritmia
Qualquer alteração no batimento cardíaco é um sinal de que algo não está bem.
Inchaço ou problemas de circulação
Os problemas de circulação e inflamação das veias e artérias são um sinal inequívoco de doença cardiovascular; não os ignore.
Atenção, cuidado e prudência
Muitos destes sintomas, por si sós, podem parecer-nos inocentes. Alguns poderiam dizer que são fruto do estresse, de alguma emoção forte, e inclusive de comer ou dormir mal. Mas se você já apresentou alguns destes sintomas, e se está lendo este texto e os descartou, continue lendo!
A prevenção nunca foi inútil. Seu corpo é uma máquina perfeita, nobre, mas precisa. Tomar nota destes sinais é um grande sinal de amor por si mesmo e pelos seus.
Não espere os sinais, invista em sua saúde
Hoje mesmo, você já pode começar o caminho para uma vida mais saudável. Quanto mais você investir em sua saúde, tentando entender os conselhos dos médicos para evitar essas condições, maior expectativa de vida, você terá.
De acordo com a Fundação Espanhola do Coração, “o risco cardiovascular resultante destes fatores não é uma soma dos mesmos, mas uma multiplicação”. Isso significa que se você tentar se exercitar, mas não se alimentar de maneira saudável nem evitar a obesidade, você ainda está em risco. Cada fator que não assumimos multiplica exponencialmente os problemas de saúde.
Compartilhamos com você maneiras específicas de cuidar de sua saúde oferecidas pela OMS:
1 Faça um check-up anual
Meça ao menos uma vez por ano a pressão arterial, os lipídios e o açúcar no sangue.
2 Adote uma dieta saudável
Aumente seu consumo de frutas e verduras, controle o açúcar, as gorduras, as farinhas refinadas e o álcool. Integre à sua dieta carnes magras e proteína vegetal. Lembre-se de que a obesidade propicia condições nefastas para você e seus.
3 Exercite-se com frequência
Recomenda-se dedicar pelo menos 30 minutos diários a atividades físicas. Isso melhorará não só sua saúde, mas seu ânimo e a manejar melhor o estresse.
4 Evite o tabaco
Abandonar o tabaco em todas as suas apresentações: cigarro, cachimbo, puro, provoca uma melhoria imediata à sua saúde: “o risco de enfarte do miocárdio e AVC (doenças cardiovasculares) começa a diminuir imediatamente depois de deixar de consumir produtos do tabaco e pode ser reduzido à metade em apenas um ano”, recorda-nos a Organização Mundial de Saúde.
A história de Alexandra, que lemos no início do artigo, é muito triste. Se tivesse conhecido as consequências de seus atos, ela teria corrido ao médico. Você tem tempo hoje, as pessoas que o amam o querem por perto muitos anos mais. Cuide-se muito bem.
Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Si estás pendiente de estas señales, puedes prevenir un infarto hasta 30 días antes