Seguindo o exemplo do Salvador: Caminhar a segunda milha

Nos tornamos mais felizes e somos pessoas melhores quando seguimos os passos do Salvador. Quando aprendemos a partir das lindas lições que Ele nos deixou, tendo em nós um desejo profundo de maior amabilidade!

Fernanda Ferraz

Numa certa tarde bem chuvosa, eu estava a consertar a cerca de minha casa. O tempo não estava tão bom, ouvia-se trovões no céu e logo percebi que viria uma grande tempestade. Olhei para cima e senti uma mão tocar em meu ombro, avistei um menininho todo molhado, com roupas rasgadas e descalço, com seus olhinhos meigos ele me pediu para abrigá-lo em minha casa. Ao entrar com ele em minha residência eu preparei alimento caseiro para ele comer, ofereci roupas quentinhas e um sapato que era do meu filho.

Noutro dia, ao dirigir deparei-me com uma senhora muito simpática que estava com seu carro no acostamento, ela parecia preocupada e coçava a cabeça. Resolvi parar para perguntar se ela precisava de ajuda e ela disse-me que seu carro havia quebrado. Fui prontamente ajudá-la, eu não sabia consertar o carro, mas fui buscar um mecânico que soubesse.

Em outra ocasião quando estava fazendo minha corrida matinal pela pracinha, verifiquei que havia um deficiente visual com uma criancinha agarrada a sua mão. Na verdade a criança era quem o guiava, resolvi ajudá-los a atravessar a rua que estava bem movimentada com o trânsito.

Depois, na mesma via avistei uma mulher grávida com várias sacolas de compras. As verduras caíram ao chão e corri para ajudá-la, depois dividi com ela o peso de carregar aquelas sacolas.

Outro dia veio a mim uma pessoa conhecida, estava doente e acabara de descobrir ter problemas com diabetes. Como eu trabalho num posto de saúde, resolvi ajudá-lo com os exames, marquei algumas consultas e consegui uma receita com o médico de todos os medicamentos que ele precisava. Ele já veio várias vezes pedir-me ajuda com os remédios, mas eu não me zango. Gosto de ajudar. Se tenho a oportunidade de fazer parte de algum programa de ajuda, apoio ou de saúde por que me negar? Ajudar é o que o Senhor faria em meu lugar!

Advertisement

Outra vez fui eu que precisei de ajuda. Não me sentia bem e um desconhecido o qual nunca havia visto perguntou se eu estava bem e se precisava de socorro. Eu disse que acabara de sofrer um acidente automobilístico e ele me ofereceu um lugar para sentar e ligou para a polícia e os paramédicos.

“Durante Seu ministério terreno, Jesus foi o exemplo de alguém que foi bem além da simples obrigação de hospitalidade e tolerância. Aqueles que eram excluídos da sociedade, os que eram rejeitados e considerados impuros pelos fariseus receberam Sua compaixão e Seu respeito. Receberam uma porção igual de Seus ensinamentos e de Seu ministério.

Jesus ensinou a seguirmos a lei do perfeito amor, que é um dom universal e incondicional. Ele disse:

‘Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo?

E, se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os publicanos também assim?

Advertisement

Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.’ (Mateus 5:46–48)” Geráld Caussé

Sacrificar-nos em prol do outro

Quando estamos nos sacrificando em prol de outra pessoa, aplicamos o amor de Cristo e fazemos algo que talvez aparentemente não nos beneficie, mas beneficia imediatamente a vida de outra pessoa.

Esse sacrifício pode requerer de nós tempo e quando nos dedicamos na causa de caminhar a segunda milha com alguém, estamos sendo o amparo de outra pessoa, principalmente em momentos que ela está sozinha, desamparada e confusa.

Desejo de ajudar

Esse desejo deve estar impregnado em nosso coração como uma marca que não se apaga, nem se desgasta. Esse desejo de ajudar o próximo, ainda que não conheçamos a pessoa, deve existir profundamente em nós e nossa necessidade deve ser essa. _Precisamos servir mais, consolar mais, erguer e amparar mais_, talvez um dia sejamos nós a precisar desse apoio e amparo. Não estou querendo dizer que é fazer as coisas pensando em retorno, mas sabemos que nossas ações sempre têm consequências positivas ou negativas e eu acredito na lei do retorno. Se dermos o melhor de nós, é bem provável que nos momentos mais difíceis também tenhamos o apoio e ajuda de alguém.

Preparar-se para estar pronto quando a oportunidade surgir

Precisamos estar prontos em todos os instantes. Se não tivermos os itens necessários para prover e ajudar alguém, que pelo menos busquemos os meios de ter essa ajuda necessária. Preparar principalmente o coração, pois todo o resto contribuirá quando o bem toma conta de nossa alma e intenção.

Advertisement

Não julgar, mas caminhar a segunda milha

Quando costumo julgar as pessoas pela aparência ou pelas roupas que usam, pela cor de pele, pelo sotaque, pela falta ou não de dinheiro, estou sendo injusta com elas. Não estou observando quesão meus irmãos e filhos de um mesmo Pai que está no Céu.

Estou deixando de ver com o coração e vendo apenas pelos olhos carnais e imperfeitos. E nós podemos ser sempre melhores do que isso, precisamos parar de julgar e estarmos mais dispostos a ajudar, perdoar e nos prontificar a sermos mais gentis, educados, sensíveis com a dor do outro e nos perguntarE se eu estivesse no lugar dele? Como gostaria de ser ajudado, amparado ou consolado?

Imagino que em nossa entrevista final o Senhor dirá:

“[Eu] era estrangeiro, e hospedastes-me.

Então diremos a Ele: Quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? E Ele nos responderá:

_Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.”_

Advertisement

Mateus 25:35, 38, 40

Quantas vezes estivermos dispostos a abrigar, consolar e prover qualquer ajuda que seja, estamos fazendo isso diretamente por amor ao Senhor e com certeza também nos momentos em que mais precisarmos, seremos ajudados até mesmo por anjos ou pela própria mão do Senhor!

Toma un momento para compartir ...

Fernanda Ferraz

Graduada em RH, acredito que nossa vida têm verdadeiro propósito, sou SUD, sei que toda dor e aflição é uma fonte de virtude e força espiritual, que nos molda e purifica.