Segurança no lar: Cuidado com os produtos de limpeza
Produtos de limpeza são importantíssimos na manutenção de nosso lar, porém, podem ser um grande risco também. Cuidado nunca é demais. “Seu maior patrimônio é a vida!
Beth Proenca Bonilha
Produtos de limpeza são essenciais dentro de nosso lar, ainda mais hoje em dia que o mercado oferece muitas opções em aromas, funcionalidade e diversas marcas e preços. Por isso, é preciso ter muito cuidado com a armazenagem e utilização dos mesmos, principalmente para quem possui bebês, crianças e animais domésticos. Mas isso não é tudo, saber utilizar os produtos de limpeza de maneira adequada também pode evitar acidentes como: inalação, queimadura ou irritação da pele, além de diminuir o risco de comprometer o local ou objeto em que se vai utilizar o produto. Não basta comprar e aplicar os produtos e achar que eles resolverão os problemas sozinhos. É importante saber para que servem exatamente e instruções para uso. Produtos de limpeza possuem components químicos e diversas pessoas poderão ter reações alérgicas, além de danos ao meio ambiente.
Segurança na compra e transporte
A segurança deve começar no momento da compra e do transporte:
-
Verifique se o recipiente está bem fechado e em perfeito estado.
-
Mantenha os produtos de limpeza afastados de outros materiais da compra.
-
Na hora de embalar, embale-o separadamente dos alimentos.
Advertisement
Segurança na armazenagem
-
É importante manter os produtos de limpeza fora do alcance de crianças e animais domésticos.
-
Devem ser armazenados em local seco, arejado e não muito quente.
-
Evite principalmente que fiquem próximos de locais onde os alimentos são preparados ou armazenados.
-
Mantenha-os longe também de onde medicamentos e brinquedos de crianças e animais domésticos são guardados.
Segurança na utilização
-
Ao utilizar o produto, leia atentamente as instruções do fabricante; evite misturar os produtos, mesmo que sejam para o mesmo destino, pois, cada fabricante utiliza bases químicas diferentes e a mistura pode causar algum tipo de reação, podendo até estragar os objetos ou superfícies em que forem utilizados.
Advertisement -
Procure utilizar equipamentos de segurança como: luvas, sapatos fechados e impermeáveis e, quando indicado pelo fabricante, use máscara.
-
Evite utilizar, como dosador do produto, recipientes que sejam para preparar os alimentos como: copos, colheres, potes, etc. Providencie um dosador exclusivo para cada produto.
-
Após o uso, mantenha a embalagem sempre bem fechada.
-
Não reutilize as embalagens vazias para armazenar outro tipo de material ou para colocar ração ou comida para animais de estimação; não dê o frasco vazio à criança como brinquedo; ela provavelmente levará à boca, o que pode causar intoxicação, mesmo que tenha uma pequena quantidade do produto ou esteja misturado com água.
Segurança com a saúde
Caso o produto entre em contato com os olhos ou cause irritação na pele, lave imediatamente o local com bastante água. Se ingerido ou inalado, não tome leite e não provoque vômito; procure imediatamente atendimento médico e não se esqueça de levar a embalagem, para que o médico tome conhecimento dos princípios ativos e saiba qual o melhor tratamento.
Cuidado nunca é demais, por isso, o Governo, através do Ministério do Trabalho, lançou a Cartilha de Segurança do Lar, com instruções e orientações sobre diversos tópicos de segurança, desde os cuidados com produtos quimicos até os cuidados com eletricidades dentro do lar.
Como pregam os profissionais de segurança do trabalho, nunca se esqueça de que “Seu maior patrimônio é a vida! Sua maior proteção é a prevenção”.