Será que a solidão é mesmo minha pior inimiga?
Você não está sozinho, você sempre tem Deus e tem sempre a si mesmo. Leia, aqui, algumas maneiras simples de enfrentar a solidão.
Diana Cantor Martinez
Passei grande parte da vida sozinha. Tenho uma família maravilhosa e grandes amigos, gosto da companhia e do carinho deles, mas, sejamos sinceros, cada um tem que viver a própria vida. Em datas especiais nem sempre é possível nos encontrarmos, por isso passei aniversários e natais sem um abraço. Meu escritório é em casa, e muitas vezes as únicas pessoas com quem troquei uma palavra durante o dia foram o porteiro do prédio onde eu morava ou a senhora do supermercado.
Para alguns, isso pode parecer estranho e até deprimente, mas para outros, é tão comum que, com certeza, vão se identificar com cada palavra que escrevi até agora.
Somos seres sociais por natureza. A pirâmide de Abraham Maslow, a hierarquia das necessidades humanas, formula que a afiliação, o desejo de proteção, afeto e amizade estão entre as necessidades básicas do ser humano, e que devem ser atendidas para que ele se sinta realizado.
Apesar disso, devido a diferentes circunstâncias, muitas pessoas se deparam com a solidão física, enquanto outras podem até estar acompanhadas, mas seus corações abrigam apenas sentimentos de vazio e solidão.
Quero compartilhar com vocês, neste artigo, como superei o medo de ficar sozinha, e não faço utopia da solidão, nem a promovo, pois nada substitui o amor, carinho, apoio e companhia da família, de entes queridos e amigos.
Se por alguma razão, em algum momento da vida, você se deparar com a solidão, não tenha medo dela, aprenda a enfrentá-la e faça dela uma boa amiga e companheira:
Você nunca está só
Você nunca está sozinho se tem Deus no coração. Além disso, você tem a si mesmo. Afinal, por mais que esteja acompanhado, você sempre se sentirá solitário e vazio sem esses pilares fundamentais na vida de todos.
A confiança em um Ser Supremo restaura a paz e a tranquilidade, dá a sensação de que tudo está sob controle, que não depende apenas de você e de sua força, que existe alguém que ama e se preocupa com você, e que esse alguém o criou e está ciente de suas necessidades. Quando você confia nessa força suprema, os milagres são sempre possíveis e o sol sempre brilha, mesmo que você se recuse a vê-lo.
Por outro lado, essa força que a presença de Deus imprime em você em sua vida é a sua própria força interior, porque, sozinho ou acompanhado, você sempre precisará de si mesmo.
Então, aprenda a se amar, a confiar em si mesmo, a se aceitar como é; reconcilie-se consigo mesmo, sinta sua companhia, dê-se carinho. Mas, você pode perguntar, como é dar carinho a mim mesmo? Levante-se da cama, abra as cortinas e abra as janelas, deixe o sol entrar e o ar fluir, limpe seu espaço, você merece um lugar fresco e agradável onde você possa se sentir confortável. Alimente-se bem e, nos horários indicados, exercite-se, prepare-se, vista suas roupas favoritas e passe perfume; você não precisa de ninguém por perto para fazer essas coisas, nem precisa de outra motivação além do próprio desejo de se sentir bem.
Tente manter contato com seus amigos e entes queridos
Já mencionei no início, nem sempre é fácil visitar a família e os amigos, mas não há desculpas para isso hoje em dia! Ligue, faça chamada de vídeo, mande mensagem.
Dê sentido à sua vida
Sonhe, estabeleça metas, faça alguns propósitos.
Trabalhe no que você gosta
Hoje em dia, trabalho em casa fazendo o que gosto, mas durante 22 anos, trabalhei para diferentes empresas. Cresci profissionalmente e vivenciei inúmeras satisfações. O mais agradável de tudo foram as pessoas que conheci, muitas das quais são minhas amigas até hoje.
No entanto, um dia compreendi que, por mais prestígio e dinheiro que ganhasse, eu não estava feliz. Por isso, pedi demissão do meu último emprego. Hoje me dedico a fazer o que gosto, e me sinto mais tranquila e em paz comigo mesma.
Reencontre-se consigo mesmo
A solidão é um momento de olhar para dentro. Você nem sempre estará sozinho, então aproveite esses momentos para fazer exercícios de introspecção, para se olhar com respeito e carinho, sem nenhum desejo de criticar ou zombar; lutando para encontrar uma maneira de mudar o que você não gosta em si mesmo, e seguir o caminho mais forte.
Abra sua mente, descarte os pensamentos negativos e receba novas ideias e formas de ver a vida com alegria e fé.
Cante, dance, viaje
Você não precisa de companhia para fazer essas coisas. Muitas pessoas não as fazem por esperar pelos outros.
Uma amiga publicou algumas fotos lindas de um lugar paradisíaco. Eu disse a ela: “Que lindo, com quem você foi?” E ele respondeu: “Com a Olga Fernanda (ela mesma), cansei de esperar que alguém viesse comigo”.
Leia
É a melhor maneira de se encontrar e a melhor companhia que você pode imaginar.
Escreva
É um exercício valioso, e você pode encontrar autoconhecimento e força lendo o que escreveu.
A solidão é uma má conselheira?
Claro que não! Você é quem decide como vai lidar com ela. Pois apenas a sua incapacidade de lidar com ela fará com que você se jogue nos braços de pessoas erradas e nos lugares errados.
A solidão não é um estado permanente. Vejo-a como uma amiga temporária, a quem agradeço pela imensa companhia, pelo aprendizado e, sobretudo, pela força que me dá. Com fé e confiança, sempre olho para o futuro.
Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original La soledad, ¿mi peor enemiga?