Será que altura do homem influencia na felicidade de um casal?
Aparentemente, segundo estudos, a altura do homem exerce certa influência, sim. Continue a leitura para entender.
Emma E. Sánchez
Não sei onde você está enquanto lê este artigo, mas peço que se vire e olhe um pouco para as pessoas ao seu redor, procure alguns casais e olhe para eles. Consegue ver quem é mais alto em cada casal?
Em 75% dos casais, o homem é mais alto que a mulher; em 20% deles, ambos têm quase a mesma altura. E nos 5% restantes, a mulher é mais alta que o homem em mais de 10 centímetros.
Por que isso acontece? Será mera coincidência ou há algo mais a fundo?
Certamente você também já ouviu falar que os homens gostam de mulheres menores do que eles, pois, assim, podem cumprir mais facilmente seu papel de protetores. Ou que as mulheres procuram instintivamente homens mais altos, pois a altura representa uma carga genética melhor que pode ser passada para os filhos.
Um estudo realizado há poucos anos na Indonésia chamou muita atenção ao declarar, como parte de seus resultados, que os casamentos são mais felizes quando o marido é mais alto que a esposa.
Esse estudo encontrou alguns dados interessantes, como:
- Maridos altos têm mais oportunidades de melhores salários
- Eles podem ser mais confiáveis
- São os primeiros a receber aumentos e promoções
Tudo isso baseado na evolução de nossa espécie, pois sempre vimos os mais altos como os mais fortes e, portanto, os que melhor se adaptam e sobrevivem em seu ambiente.
Nosso instinto e nossos costumes sociais, tradições e cultura nos fazem reagir de uma forma ou de outra, e quando se trata de procurar um parceiro, sem perceber, procuraremos alguém que atenda a todas as nossas expectativas conscientes e inconscientes.
Esse estudo também forneceu algumas conclusões significativas , como:
A altura de uma pessoa não é um fator decisivo nos relacionamentos
Você até pode procurar aquele homem alto dos seus sonhos, mas se surgir um que a inspire a ser uma pessoa melhor e em cuja companhia não haja nada que não pudesse conquistar, você certamente não iria querer sacrificar sua felicidade só porque ele é mais baixo que você.
A chave é gostar dele do jeito que ele é e valorizar o que é mais importante: alguns centímetros ou uma verdadeira conexão pessoal?
Os homens mais baixos são mais engenhosos e esforçados
Este é o resultado do esforço diário que tiveram que fazer para serem tão competitivos quanto os mais altos.
Um homem de baixa estatura é muito mais atencioso, porque teve que conquistar coisas com esforço e trabalho, enquanto os homens altos podem achar que merecem tudo por serem mais fortes e intimidadores.
São mais românticos
Na natureza, os machos maiores podem ser mais violentos e conquistar as fêmeas à força ou exibindo suas habilidades, enquanto os menores tendem a dividir sua comida e cuidar melhor da fêmea e dos filhotes. Coisas muito semelhantes acontecem entre os seres humanos.
Quando uma mulher se torna mãe, ela passa a ir mais na direção daqueles que a ajudam na criação e no cuidado dos filhos, daqueles que são mais ternos e generosos com ela e com os seus.
Mas, definitivamente, existem três fatores que fazem a diferença em um casamento, e não tem nada a ver com altura
1. Confiança
O casamento é uma relação que se estabelece e se baseia na confiança. Não há outra maneira de desenvolver laços profundos de amor se não pudermos confiar em nosso cônjuge ou ele não confiar em nós.
Confiar em alguém é o resultado do conhecimento que temos da pessoa, porque ela foi honesta conosco e suas palavras e ações correspondem ao que ela diz e pensa.
2. Respeito
A maioria dos divórcios começa quando o respeito acaba. Buscar transformar o parceiro em outra pessoa que corresponda às nossas demandas e abusar dele de qualquer forma são apenas algumas maneiras de perder o respeito e começar a destruição do relacionamento.
3. Comunicação
Casais inteligentes sabem discutir e resolver seus problemas, não param de conversar nem se atacam diante das diferenças que todos os seres humanos possuem.
Quando um casal consegue falar honestamente e buscar soluções em vez de culpa, isso fortalece cada vez mais o relacionamento.
Nenhuma das opções acima tem a ver com altura; então, se você estiver com alguém, tente ver além do físico e procure todos aqueles atributos da outra pessoa que a complementam e a tornam melhor.
Cuide para que seus preconceitos e ideias falsas não a privem de encontrar o amor de sua vida. Lembre-se, o verdadeiro amor vem em muitas formas e medidas.
Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original La estatura del hombre ¿Crucial para determinar la felicidad en una pareja?