Será que sou uma boa esposa? 9 chaves para descobrir
O que é realmente ser 'uma boa esposa'? Se você quer dar o melhor ao seu casamento, leia este artigo.
Fernanda Gonzales Casafús
Algumas décadas atrás, esperava-se que uma esposa estivesse sempre disposta, alegre e fosse complacente com seu marido. Hoje em dia, a mulher ganhou muito terreno, também chega em casa cansada e nem sempre é a esposa que a sociedade – ou ela mesma – espera que seja.
Mas o que é ser uma boa esposa? Enquanto, antes, costumava-se acreditar que boa esposa era aquela que não reclamava, que tinha a casa em ordem e os filhos de banho tomado quando o pai chegava em casa; hoje as coisas se igualaram e o conceito de “boa esposa” não é mais o mesmo que antes, porque agora estamos abertos a compreender que a mulher não deve mais estar a serviço do homem, mas caminhar ao seu lado.
A boa esposa
Longe de qualquer debate feminista que possa surgir em torno desse assunto, a verdade é que qualquer mulher que ama seu marido sente a vontade de agradá-lo e fazê-lo se sentir bem. Eles sentem o mesmo, e é assim que muitos homens hoje em dia esperam a esposa quando ela chega do trabalho, com a comida pronta ou as tarefas feitas.
A boa esposa é aquela que, estando apaixonada pelo marido, faz a sua parte para que o casamento dê certo e o faz sem pressão social, mas porque assim o deseja. Há algum tempo, em uma reunião de família, alguém me disse que eu “mimava muito” meu marido. Para essa pessoa, mimar meu marido era levar uma xícara de chá quente para ele na cama quando estava doente ou esperar por ele com sua comida favorita.
Porém, longe de achar que o estou mimando, a satisfação das minhas ações é recíproca, pois é como quando dar um presente a quem o valoriza: você se emociona com aquele momento em que a pessoa fica feliz por receber o que você tanto preparou para aquela ocasião.
Sem mais delongas, essas são as chaves que fazem de você uma boa esposa. Tenho certeza de que você faz tudo isso.
1. Você ama agradá-lo
Você prepara a comida preferida dele, faz-lhe companhia para ver um filme, mesmo que não goste tanto, ou espera com a banheira pronta para quando ele chegar. Se ele gosta de fazê-la feliz também, parabéns! Uma boa esposa sabe que seguir o seu coração é sempre a melhor opção.
2. Você o acompanha em suas atividades favoritas
Certamente ele também deve fazer isso por você; então, aventurar-se em um dia de pescaria pode ser muito divertido e inovador para o casal. O plano pode parecer entediante, mas você sabe que será uma experiência inesquecível para ambos e que ele irá apreciá-la para sempre.
3. Você o incentiva em seus objetivos
Não há nada melhor do que uma mulher que encoraja e aconselha positivamente seu marido. As mulheres são os motores da família, e mesmo que você não perceba, seu marido sempre espera conselhos de você. Incentive-o a fazer aquelas aulas de teatro ou violão que sempre adiou, ou conversem sobre esse negócio que ele não se anima a começar. Você é sua grande inspiração.
4. Você não o critica na frente dos outros
“Lavar roupa suja” na frente dos outros é o mal de muitos casais e geralmente é a ponta do iceberg na ruptura de muitos casamentos. Você sabe que as coisas devem ser resolvidas em casa e por isso nunca critica seu marido na frente dos outros, nem mesmo da própria família.
5. Você não procura jogá-lo contra seus familiares
Todas as famílias têm problemas, e por mais que haja alguém na família de seu marido de quem você não goste ou que faça comentários infelizes em todas as reuniões, a pior coisa que você pode fazer é tentar separar seu marido dessa pessoa. O segredo é ser aberto e honesto sobre seus sentimentos a respeito disso, e com o tempo seu marido poderá ver claramente como as coisas estão.
6. Ambos têm planos individuais
Em um casamento emocionalmente saudável, os cônjuges também têm planos individuais, sem sentir culpa e sem reprovação mútua. Como boa esposa, fica feliz que ele vá jogar futebol ou tênis toda semana, porque você sabe que isso o renova e lhe faz bem. Da mesma forma, você também se dá um tempo pessoal para fazer o que quer, porque entende que, se está bem consigo mesma, estará bem para os outros.
7. Você o ajuda a superar seus problemas
Em vez de ficar zangada sempre que seu marido tiver um problema, você decide sentar-se e conversar com ele sobre uma solução. Pode ser que ele esteja tendo problemas sérios no trabalho, ou precise superar um vício, ou precise de conselhos para resolver um problema. Lá estará você , de pé, pronta para ajudá-lo.
8. Você não o critica pelo que ele “não” faz
Os homens gostam de ouvir as coisas sem rodeios. Você sabe que é mais eficaz pedir coisas a ele do que repreendê-lo pelo que ele não fez. Se você se casou com um homem que não está acostumado a recolher os pratos da mesa ou a arrumar a cama, é preferível usar frases como “por favor, lembre-se de recolher sua xícara”, em vez de recriminar o fato dois dias depois.
9. Mostra a ele que, apesar de tudo, você o ama
Apesar dos defeitos dele e das diferenças entre vocês, todas as suas ações demonstram que você o ama profundamente e que está disposta a fazer a sua parte para melhorar o casamento. Você sabe que é recíproco, por isso sua entrega é sincera e leal.
Que outras coisas você acha que fazem de você uma boa esposa? Compartilhe-as conosco!
Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original ¿Soy una buena esposa? 9 claves para descubrirlo