Seu cônjuge trabalha demais? 5 passos para trazê-lo de volta ao convívio do lar
Aprenda 5 coisas que você pode fazer para fazer o cônjuge não ver a hora de voltar pra casa!
Beth Proenca Bonilha
A família deve ser o centro das atenções da sociedade, nada na vida deve substituir o convívio familiar. Porém o que mais se ouve são sugestões como, . Mães e Pais dizendo: ou
Que tempo é esse que um pai ou uma mãe quer ter só para si, que não pode envolver toda a família? Quando se faz uma escolha tem que estar disposto a se adequar a esta escolha. Família é para sempre!
Se trabalhar pela família significa ficar sem sua família, preste atenção, algo não combina nesta escolha. Ainda jovem, ouvi uma frase que me tocou muito por isso a carrego comigo como lema de vida: “O fato de trazer filhos ao mundo traz consigo grandes responsabilidades e abre as portas para o mais nobres propósito da vida”. Foi dita por David O. Mckay e expressa a importância da união familiar, do amor e da atenção que todos no lar precisam compartilhar entre si.
Em alguns casos, somente um dos cônjuges percebe a importância de se estar mais em família do que em viagens e reuniões profissionais, mas o outro não. Como fazer para trazê-lo de volta ao convívio familiar?
1. Seja o exemplo
Valorize os momentos em família, faça questão de participar e mostrar real interesse por atividades que envolvam a família.
2. Não reclame-
Não seja o tipo de pessoa que reclama ou se aborrece com os compromissos familiares. Evite comentários negativos na tentativa de chamar a atenção para sua participação constante e a falha de seu cônjuge.
3. Promova momentos
Seja a pessoa que promove momentos especiais entre a família, procure ajustar horários e meios para facilitar a participação de todos. Se seu cônjuge não puder participar no início, não se aborreça e prepare outros momentos especiais.
4. Aja com amor
A cada momento especial em família que seu cônjuge perder, procure compartilhar a alegria que todos sentiram por estarem juntos. Mostre o quanto ama a pessoa que não pôde estar e o quanto teria sido mais especial com sua presença. Demonstre amor e valorize seu esforço, mas sempre encerre a conversa com algo positivo: ou ou ainda
5. Ofereça apoio-
Em cada falha de seu cônjuge, após demonstrar o quanto a pessoa fez falta na ocasião, após mostrar o quanto foi especial estar junto com a família, demonstre apoio e ofereça ajuda para que na próxima vez seja garantido que todos estarão juntos. Relembre os momentos bons que viveram e faça a pessoa sentir novamente a importância de estar com a família, mesmo que isso signifique optar entre ser o melhor profissional ou o melhor pai, mãe. Melhor esposo e esposa do que o funcionário do mês.
Com o tempo irá resgatar a pessoa para junto da família, e se for sem brigas ou julgamentos, muito melhor.
O ser humano tem a tendência de aprender melhor uma lição, e definitivamente quando envolvem sentimentos positivos. Sentimentos de mágoa e culpa, tendem a afastar a pessoa cada vez mais para evitar cobranças. E logo vêm as justificativas e a transferência da culpa para a família, ou seja, “.
A melhor opção é apelar para o amor, demonstrando o quanto a pessoa é amada e o quanto sua presença é importante por esse amor.