Seu filho sempre pode saltar mais alto, você só precisa confiar e acreditar nele

Motivação e encorajamento atingem resultados incríveis em nosso filhos na realização de seus próprios sonhos. Como você incentiva e motiva seu filho?

Teresa Guadalupe Correa Pérez

Existem poucas coisas tão bonitas e satisfatórias para uma pessoa do que se alegrar com as realizações de outras pessoas como se fossem suas, pois essa alegria é sinônimo de pureza do coração e total ausência de inveja e sentimentos negativos.

E quando se trata de nossos filhos, a alegria transborda em lágrimas, pois, como pais, queremos o melhor para nossos filhos. Vê-los ter sucesso é a melhor coisa que pode acontecer conosco na vida, ver nossos filhos felizes e realizados não tem preço.

Um pai exemplar

Um ótimo exemplo disso está neste vídeo inspirador e adorável. Você pode ver nele um pai motivando sua filha, de aproximadamente cinco anos, a saltar cada vez mais alto.

A princípio, a menina falha em atingir seu objetivo complexo, que é saltar do chão sobre um banco um tanto quanto alto, em comparação à sua baixa estatura, mas ela não desiste, tendo a motivação do pai como incentivo. Além disso, a menina tem perseverança e determinação, pois dá para ver que ela pratica há bastante tempo.

Advertisement

Finalmente, a pequena consegue dar um grande salto, alcançando, finalmente, o seu objetivo. A emoção genuína nos rostos dos dois é incrivelmente satisfatória e terna, tornando quase impossível não ter empatia com a história, que nos dá motivação para, como pais, incentivar nossos filhos.

Crianças que realizam seus sonhos

Ensinar nossos filhos a lutarem por seus sonhos por meio de dedicação, esforço e estudo é uma excelente maneira de ajudá-los a se prepararem para enfrentar a vida e serem pessoas autossuficientes. Para isso, é preciso muito amor e paciência.

Além disso, é necessário estimular a curiosidade deles para que possam descobrir seus talentos e aprender a desenvolvê-los da maneira mais eficiente para alcançar seus objetivos, mas sempre levando em consideração que cada criança tem suas próprias habilidades e maneiras de se destacar.

Exatamente por isso, apresentamos algumas dicas úteis para você apoiar e motivar seus filhos a realizar seus sonhos:

1. Tenha expectativas positivas de seu filho

Todas as crianças estão bem conscientes de como seus pais e outros adultos as percebem. Muitas vezes, elas se enquadram nessas mesmas expectativas. Por esse motivo, se você espera que seu filho seja bemsucedido, é muito provável que a motivação e atitude dele para alcançar seus sonhos sejam maiores.

Advertisement

Se, em vez disso, suas expectativas são baixas ou negativas, é muito provável que ele não atinja os resultados desejados devido à desmotivação e insegurança que você lhe transmite. Permita-se celebrar o melhor do seu filho e dar-lhe muito amor, ao destacar seus pontos fortes.

2. Defina metas apropriadas e de acordo com sua idade e preferências

Para que isso aconteça, o melhor a fazer é conversar com seu filho sobre os campos de estudo, disciplinas ou esporte que ele gosta e também em que você vê que ele mais se destaca, e fazer uma lista de opções para escolher.

Você pode sempre opinar e, então, tomarem uma decisão juntos, já que algumas atividades podem ser mais caras que outras.

3. Ajude seu filho a organizar seu tempo

É muito importante ensinar as crianças a estabelecerem seus próprias metas com horários programados, pois isso as ajudará a serem mais organizadas em suas atividades diárias. Isso também servirá para a vida.

Será mais fácil e satisfatório cumprir as metas se elas forem previamente anotadas em um caderno ou post-it (bloquinho de notas com folhas autoadesivas destacáveis), para que as crianças se lembrem diariamente. Além disso, as metas devem ser, de preferência, estabelecidas de forma específica e mensurável, de forma que se torna fácil saber se estão tendo progresso em seu cumprimento.

Advertisement

4. Use uma linguagem adequada para incentivá-lo

Incentive seu filho a realizar seus sonhos, fique ao lado dele. Isso o motivará mais do que se elogiarmos, já que encorajar implica que seu filho seja sempre avaliado de maneira positiva e objetiva, com palavras gentis para reconhecer seu esforço e coragem.

O elogio, por sua vez, geralmente é usado quando a criança faz algo esperado ou comum para ela, portanto, não é algo que inspire muita motivação. Evite comentários que possam causar mágoa ou desqualificá-lo. E, tanto quanto possível,  pergunte sempre a si mesmo como você se sentiria esses comentários fossem dirigidos a você.

5. Encoraje seus pontos fortes

Promova sempre sua autoestima, bem como os talentos e interesses de seu filho. Por exemplo, nem todas as crianças têm excelentes resultados na escola, mas algumas gostam, por exemplo, de arte, que é o que mais as atrai. Evite privá-las dessas atividade apenas por não terem boas notas na escola. Celebre seus talentos e não as proíba de conhecer um mundo mais amplo de cores e sensações.

A força do encorajamento dos pais ajuda os filhos a estarem preparados para a adversidade, bem como a ter habilidades para resolver muitos problemas do dia a dia. As crianças que são sempre apoiadas e incentivadas tirarão proveito de seus pontos fortes e observarão que os adultos cometem erros, mas que também são oportunidades muito boas para aprender e ser melhores seres humanos.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Tu hijo siempre puede saltar más alto, solo debes confiar y creer en él

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Teresa Guadalupe Correa Pérez

Lou Correa e uma apaixonada pesquisadora nas áreas da ciencia e psicologia. Amante dos livros, do clima frio e dos abraços calorosos, é uma jovem esposa e mãe de um bebê.