Seu marido é viciado em videogames?

É verdade. Às vezes, os maridos estancam na frente do computador ou videogame e se recusam a sair até para respirar, se não fosse necessário. Esposas frustradas se perguntam: Isso é normal? Aqui a resposta.

Margot Hovley

De acordo com o terapeuta familiar e de casamentos, Nefi Ledezma, provavelmente não é um “vício” no sentido clínico do termo. Para mulheres que anseiam pela interação com seus maridos depois do trabalho, certamente pode parecer que é.

O seu marido passa no teste do “vício”?

  • Ele parece preferir os videogames ao invés de interação com a família?

  • Ele muitas vezes opta por ficar em casa em vez de sair quando convidado, para que possa jogar?

  • Será que ele perdeu o interesse em coisas que ele costumava gostar (esportes, passatempos, etc.)?

    Advertisement
  • Seu desempenho no trabalho foi afetado devido à falta de sono?

  • Ele costuma ficar com raiva ou mentir sobre a quantidade de tempo gasto em jogos quando confrontado sobre o quanto ele joga?

Se a resposta for “sim” para a maioria destas questões, o seu cônjuge pode beneficiar-se de uma correção de curso, mas como isso pode ser feito?

Em primeiro lugar, perceba que os maridos precisam de tempo de inatividade e que seu jeito de passar pelo processo de restauração é diferente das esposas. Depois de um dia de trabalho, muitos homens precisam de tempo para se descontrair de uma forma não-social. Esta não é uma escolha – os homens são assim. Isso pode ser frustrante, pois as mulheres muitas vezes precisam exatamente do oposto – conversa e tempo juntos para afirmar a relação.

Aqui estão algumas ideias para lidar com um marido obcecado por videogame:

Advertisement
  • Fale sobre isso. Deixe-o saber que você percebe que ele gosta de jogos, bem como a necessidade de relaxar. Diga a ele que você o aceita, desde que sob certas condições. Expresse que você também tem necessidades que ele, por sua vez, deve aceitar e tentar atender. Seja honesta sobre como ele faz você se sentir (ignorada, sem importância, etc.) de uma forma não acusatória – use declarações claras, mas não ataque.

  • Definir prazos razoáveis juntos. Faça com que ele seja o único a sugerir um limite de tempo adequado.

  • Não fique cronometrando. O marido deve descobrir o seu próprio caminho para manter o controle de tempo de jogo, seja um alarme do celular ou alguma outra solução externa.

  • Oferecer-se para se juntar a ele, em um esforço para passar o tempo juntos, não é necessariamente uma boa ideia. Isso funciona para alguns casais, mas é bastante raro, e geralmente acontece quando as duas pessoas gostam de jogos já antes do início do seu relacionamento.

  • Não esconda os jogos ou desative-os de alguma forma. Isto irá quase certamente criar raiva e mais problemas.

    Advertisement
  • Às vezes, a terapia de casais é a solução. Se ele se recusar a comprometer-se ou não se não puder manter os compromissos que ele fez com relação aos jogos, sugira aconselhamento. Encontre um momento de paz para abordá-lo, em vez de depois de uma discussão enorme, e apresente a alternativa como uma forma de tornar seu relacionamento mais forte, em vez de “faça isso ou…”

Quando seu marido se esforçar, não se esqueça de deixá-lo saber que você notou e aprecia, mesmo que a melhora seja pequena. Pode levar algum tempo, mas vocês vão chegar a uma solução que funcione para ambos.

_Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa Metzger do original Is your husband hooked on video games?.

Toma un momento para compartir ...

Margot Hovley

Margot Hovley has published two novels with Covenant Communications: "Sudden Darkness" (2012) and "Glimmering Light" (2014).