Sinais de anemia que você deve estar ciente

A anemia pode trazer grandes riscos ? saúde se não tratada, conheça mais sobre os cuidados que deve haver para se proteger e tratar a anemia.

Fernanda Ferraz

Algumas pessoas têm alguns sintomas como falta de ar, sonolência, dor no peito, batimentos cardíacos acelerados, ou palidez. Isso pode ser sinal de anemia e uma visita ao médico será essencial para os cuidados com a saúde.

Ninguém normalmente gosta de estar doente, mas infelizmente muitas vezes ficamos suscetíveis a contrair ou herdar alguma enfermidade; neste caso falarei sobre a anemia, que tem sido uma das doenças mais comuns, principalmente em crianças, meninas ou mulheres no período de reprodução, onde o fluxo sanguíneo pode ser em volume abundante (menstruação). Podemos incluir também os idosos, já que nesta fase da vida, o organismo fica mais fragilizado, a anemia é uma doença que pode tornar-se grave, se não tratada de maneira adequada, veremos quais são seus sinais, como ela prejudica a saúde e como seguir um bom tratamento para a recuperação.

Quando ocorre a anemia?

Segundo o site do Ministério da Saúde, a anemia ocorre quando há uma quantidade menor de ferro (hemoglobina) ou hemácias (células no sangue, glóbulos vermelho) dentro do organismo. Hemácias e hemoglobina são essenciais para levar o oxigênio, para todo o resto do corpo, outro sinal que pode haver anemia, é quando há grande perda de sangue devido a uma cirurgia ou causada por um acidente, onde o corpo precisará se recompor e se recuperar. Resumindo, a anemia pode ocorrer por falta de ferro no organismo, ou diminuição das hemácias.

Sintomas

. Este site indica que o paciente com anemia pode sentir fraqueza, cansaço, dor no peito, dificuldades para respirar, sonolência, falta de apetite, apatia ou palidez.

No que a anemia interfere?

A anemia pode trazer alguns efeitos negativos, como: perda de peso (massa corpórea), dificuldade de concentração, sono nas atividades cotidianas, lentidão para o crescimento e desenvolvimento físico em crianças e adolescentes, dificuldade de aprendizado, e desânimo.

Advertisement

Exames

. O exame mais comum é feito através da análise do sangue, conhecido pelo nome hemograma.

Tratamento

. Dr. Drauzio Varella sugere uma alimentação adequada com proteínas e ferro, com alimentos como peixe, fígado e linhaça, são recomendados. Em outras vezes é necessário medicamentos como eritropoetina, ou suplementos vitamínicos com ferro e vitamina B12, entre outros.

Alimentos recomendados

Alguns alimentos de origem vegetal e animal são muito ricos em nutrientes necessários para um bom equilíbrio do sistema do organismo, carnes vermelhas, rins e coração, feijão, lentilha, grãos integrais, são excelentes, pois contém bastante ferro.

Grávidas e mães de bebês

. Estas devem ter mais cuidado porque a gravidez e o aleitamento exigirá mais do corpo e contrair uma anemia, fica mais fácil.

Tipos de anemia

Algumas delas são, anemia falciforme, esferocitose, deficiência de G6PD, anemia sideroblástica. Estas não são causadas por outros problemas de saúde ou doenças (anemia secundária), estas são causadas por deficiência genética, conhecidas como anemia primária.

Advertisement

Conhecimento geral

. Até mesmo os mais leigos, sabem que um sinal que facilmente pode ser notado quando se tem anemia, é através da palidez cutânea (tecido conjuntivo inferior que cobre uma pequena área do globo ocular).

Cuide-se e atente para aos sinais. Para mais informações, verifique os sites citados e este que traz boas informações.

Toma un momento para compartir ...

Fernanda Ferraz

Graduada em RH, acredito que nossa vida têm verdadeiro propósito, sou SUD, sei que toda dor e aflição é uma fonte de virtude e força espiritual, que nos molda e purifica.