Sintomas de câncer gastrointestinal que ignoramos
O número de vítimas deste câncer aumentou enormemente, conheça seus sintomas.
Arturo Leonardo
As estatísticas mostram que, dia a dia, aumenta o número de pessoas que contraem algum tipo de câncer no mundo. Esta doença, conhecida como um dos maiores males do século 21, ceifa milhões de vidas diariamente. A causa? Geralmente é um pouco de negligência por parte das pessoas, já que está cientificamente provado que, se detectado precocemente, o câncer pode ser tratável e até curável, aumentando muito a expectativa de vida do paciente.
O câncer gastrointestinal é um dos que não possuem tanta informação. Felizmente, de acordo com censos populacionais, essa condição está diminuindo. No entanto, não é demais conhecer essas informações e prestar muita atenção se houver algum sintoma.
Quem pode vir a ter?
Existem algumas condições que podem prenunciar se uma pessoa está sofrendo desta doença; se algum desses fatores se aplicar ao seu estilo de vida, não faria mal se você fizesse um exame de saúde. Os fatores de risco são:
- Baixo consumo de frutas e vegetais na dieta diária.
- Presença de qualquer infecção do tipo estomacal; geralmente, o que pode desencadear um câncer gastrointestinal é a conhecida H. Pylori ou “Helicobacter Pylori”.
- Apresentar ou já ter apresentado em algum momento da vida um pólipo no estômago, cuja medida é (ou foi) maior que dois centímetros.
- Presença de gastrite crônica, inflamação e inchaço constante do estômago.
- Sofrer ou já ter sofrido de anemia perniciosa (este tipo de anemia ocorre quando os intestinos não estão absorvendo adequadamente a vitamina B12).
- Ser fumante.
- Ter histórico familiar da doença.
De acordo com alguns estudos e estatísticas, este tipo de câncer ataca mais homens do que mulheres, embora isso não as exclua de vir a sofrer desta doença.
Que sintomas ocorrem em uma pessoa que sofre desse tipo de câncer?
O grande problema para detecção por sintomas, é que estes surgem quando o câncer já está muito avançado. Portanto, quando se tornam visíveis, pouco se pode fazer a respeito. Os sintomas são:
- Dor na região do abdômen ou do estômago após as refeições mesmo que tenha comido pouco.
- Fezes escuras.
- Excesso de arrotos.
- Dificuldades progressivas para engolir alimentos (a dificuldade vai aumentando).
- Náusea constante e, quando vomita, este vem acompanhado de sangue.
- Diminuição significativa do apetite.
- Fadiga geral, perda de peso e deterioração do nível geral de saúde.
Como posso verificar se tenho esta doença?
Existem diferentes tipos de doenças que atacam o trato gastrointestinal, por isso às vezes é um pouco complicado detectar esse tipo de câncer. No entanto, existem alguns exames específicos que podem ajudar a dar uma imagem mais clara ao especialista em saúde. Estes são:
Contagem de Hemoglobina
Isso ajudará a detectar se há algum tipo de anemia no paciente.
EGD ou esofagogastroduodenoscopia
É uma endoscopia para obter imagens do trato digestivo objetivando o diagnóstico e eventualmente o tratamento de patologias que porventura o acometa.
Exame de sangue oculto
Para detectar se há sangue nas fezes da pessoa.
Lembre-se de que, independentemente desses estudos, é sempre importante fazer uma verificação geral de saúde pelo menos uma vez por ano; essa pode ser a chave que ajuda a detectar qualquer condição de saúde ainda nos estágios iniciais e ainda desconhecidos. Lembre-se que, se for detectado a tempo, pode ser tratado!
Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Los síntomas del cáncer gastrointestinal que todos ignoramos