Snif! Existem mensagens escondidas no filme Frozen da Disney!

Eu vi um monte de posts sobre as mensagens ocultas no filme da Disney “Frozen”. Não se enganem sobre isso, há certamente mensagens escondidas no filme. Mas, talvez, elas sejam muito mais profundas do que você pensa...

Seth Adam Smith

Este artigo foi originalmente publicado no blog “On a literal odissey” e republicado aqui com permissão do autor, traduzido e adaptado por Stael Pedrosa Metzger.

Para aqueles que não viram o filme, aqui está um resumo: Elsa, princesa de Arendelle, tem uma capacidade mágica de criar gelo e neve. Seus pais proibem-na de usar este poder para que ela não faça mal a ninguém. Depois de anos mantendo seus poderes para si mesma, Elsa decide gritar ao mundo “livre estou”. Ela foge do reino de Arendelle e constrói um palácio de gelo solitário nas montanhas, um lugar onde ela pode realmente ser ela mesma.

Alguns alegam que a decisão de Elsa em proclamar “livre estou” e libertar seus poderes é semelhante a alguém que sai do armário e anuncia a sua homossexualidade. Enquanto essa é uma interpretação perfeitamente válida, eu, pessoalmente, não interpreto dessa forma. Depois de lutar com depressão crônica há quase 20 anos, eu vi um reflexo de mim mesmo na agitação interna de Elsa. A sensação de estar preso, sozinho, incompreendido e isolado na solitária? Sim, isso é depressão.

Então, novamente, depois de anos de trabalho com jovens problemáticos no Arizona, eu posso ver como a luta de Elsa se comunica com aqueles que têm que lidar com o bullying ou abuso. Mas também pode ser apreciado por filhos que querem agradar seus pais, mas simplesmente têm diferentes objetivos de carreira e de educação.

Meu ponto é este: a boa arte deve ter vários significados e interpretações. Declarar uma interpretação como a interpretação “correta” é privar o seu valor para todas as outras. Na verdade, a arte está cheia de significado. Nossa tarefa é extrair a melhor interpretação para nós mesmos e ajudar os outros a fazer o mesmo.

Advertisement

Porque (e me corrija se eu estiver errado) com essa mentalidade, não poderia um monte de filmes da Disney ter mensagens ocultas positivos? Lembre-se que a cena em O Rei Leão, quando o pai de Simba aparece para ele no céu e diz-lhe “Você esqueceu quem você é e se esqueceu de mim.” Isso não é uma alusão a cada um de nós ser um filho de Deus? Aladin não nos mostra que existe a realeza e nobreza dentro de cada um de nós? A Bela e a Fera não mostra o poder transformador do arrependimento?

E o que dizer de As Crônicas de Nárnia? (Também um filme da Disney.) Não é Aslan universalmente compreendido como um símbolo de Cristo?

Mas por que parar nos filmes da Disney? O sacrifício de Harry Potter por seus amigos em As Relíquias da Morte não seria um símbolo do sacrifício cristão? O retorno triunfante de Gandalf não pode ser um símbolo para a ressurreição? E o Anel um símbolo da natureza pecaminosa do homem? Não é a origem do Superman notavelmente semelhante à história de Moisés?

Mais uma vez, a arte está cheia de mensagens. Que mensagens você vai escolher deduzir?

De tudo o que está sendo dito, a mensagem em Frozen que eu vi é o poder supremo da família e do amor. Pois, embora a canção de Elsa pregue “Sem certo nem errado, não há regras para mim”, esta filosofia – assim como seu castelo congelado – em última análise, se desfaz quando ela percebe que seu isolamento colocou seus entes queridos em perigo. Quando a irmã de Elsa, Anna, arrisca sua própria vida para salvá-la, o feitiço é quebrado.

Advertisement

As magias de inverno da minha depressão foram quebradas muitas vezes pelo amor da família e dos amigos. Se a “mensagem escondida” em Frozen é aprender a aproximar-se com amor de indivíduos que estão lutando contra sentimentos de isolamento, então eu sinceramente apoio esta “mensagem escondida.”

Toma un momento para compartir ...

Seth Adam Smith

Seth Adam Smith é um leitor ávido, escritor e um homem numa odisséia literal para publicar seus livros. Aprenda mais visitando seu website.