Sogras e noras: O papel de cada uma
Entender o papel de sogras e noras é um forte componente para conciliar e harmonizar toda a família.
Suely Buriasco
Não importa que os problemas estejam apenas entre sogra e nora, todos na família acabarão sendo influenciados. Cada membro vê a situação de sua própria perspectiva, conforme suas histórias pessoais e bagagem emocional, assim dificilmente permanecerão neutros. Isso certamente provocará transtornos que abrangerão toda a família e podem desestruturar os relacionamentos de forma irreversível.
Esse site de psicologia afirma que existe um preconceito natural no relacionamento sogra e nora que “pode ter sido formatado a partir de um estereótipo social que se vincula a imagem da sogra. Sim, carregar consigo o preconceito de que a sogra será uma pessoa desagradável, megera, pode influenciar no desdobramento da relação”.
O ideal é que sogras e noras rompam com esse padrão e se permitam olhar sob outra ótica a relação. Para tanto, reconhecer que desempenham papéis totalmente diferentes na vida do filho e marido é fundamental.
Algumas atitudes se destacam no papel da sogra:
1. Não influenciar a nova família
Uma sogra consciente procura avaliar suas palavras e ações para ter certeza que não está invadindo o espaço da nova família formada pelo filho. Isso porque entende que o casal precisa se compor da sua própria maneira e qualquer influência externa, mesmo que com as melhores intenções, pode se transformar em um problema.
2. Evitar qualquer competição
Sogra e nora têm papeis diferentes na vida do homem: para uma, é filho; para a outra, marido. Parece simples, mas na prática muitas mulheres sentem dificuldade de transferir os cuidados com o filho para a nora, além da contrariedade em entender que a nora procederá à seu modo. No entanto, aceitar essa situação contribui para a harmonia no relacionamento com a nora.
3. Jamais alimentar conflitos
Uma sogra que entende seu papel para a felicidade do filho age sempre como uma conciliadora, relevando o que não concorda no relacionamento do filho com a nora. Leva sempre em consideração que o importante é o bem-estar do filho e, por isso filtra palavras e situações, procurando harmonizar o relacionamento do casal.
Leia: Manual da boa sogra
Atitudes da nora que entende o seu papel:
1. Reconhece a importância da sogra
Uma nora madura é consciente que a sogra é uma pessoa muito especial na vida do marido e entende que só isso já é motivo para buscar um bom convívio com ela. Jamais menospreza a mãe do homem que ama e, mesmo não concordando com ela, respeita e compreende sua forma de ser.
2. Evita conflitos
Desenvolver empatia com a sogra facilita a compreensão do contexto de vida dela e, consequentemente, melhora muito o relacionamento. Essa capacidade de entender os sentimentos e emoções da mãe do marido é uma poderosa ferramenta para ganhar a confiança, a simpatia e até mesmo o amor dela.
3. Não se deixa tiranizar
Claro que entender não significa permitir que a sogra aja impositivamente na sua vida, a nora consciente entende que relevar não é aceitar as intromissões. A assertividade é a forma mais certeira de ter um relacionamento sadio com a sogra, agindo com afetividade e determinação, logo ela observará os seus limites.
Quando sogra e nora entendem que, embora amando o mesmo homem, podem conviver harmoniosamente, pois ambas têm papéis diferentes e fundamentais na vida dele, a competição perde o sentido e toda família ganha com isso.
Leia também: 10 coisas que sua sogra gostaria de lhe dizer