Sogras X Noras: Regras do jogo
Aprenda a conviver melhor com a outra mulher da vida do seu marido, a mãe dele! Descubra como tornar-se a melhor nora do mundo.
Cibele Carvalho
Compreender as regras do jogo conhecendo um pouco mais do que se passa no coração e na mente de cada um dos jogadores.
Nora
Ahh! Meu sonho sempre foi casar com aquele homem sincero, bondoso com as pessoas, trabalhador, honesto, que me respeitasse, e tudo mais, e enfim eu encontrei! (…) Mas não sabia que viria um pacote complicado de presente junto a ele.”
Sogra
Ahh! Desde que meu filho nasceu sempre sonhei com a mulher ideal para ele, aquela que cuidasse dele como eu cuido, que o amasse como eu amo, que o fizesse feliz e me desse muitos netos para paparicar! (…) Mas não foi bem o que aconteceu, minha nora é complicada, não me compreende.
Certamente já ouvimos ou pensamos em algo parecido com as frases descritas acima. Dificuldades são comuns no relacionamento entre sogra e nora, afinal são duas mulheres que amam loucamente a mesma pessoa, com certeza isso geraria desentendimento.
Mas será que conseguimos compreender uma à outra? Será que poderíamos nos esforçar um pouco mais para manter a harmonia e assim deixar o homem de nossas vidas (filho e marido) mais feliz?
Listamos a seguir algumas regras para essa partida da vida, onde não há perdedoras ou vencedoras, somente um jogo duplo de uma parceria que é possível, se realizada com “empatia“, veja como:
10 frases que você nunca deve dizer a sua sogra
1. Diferença de papéis, mas com grau de importância parecido
Noras:
Seu marido só é esse homem magnífico que você conheceu, com todas essas qualidades por ter tido uma boa mãe, que o preparou desde a sua infância para que fosse um bom homem, bom marido, bom pai. Lembre-se sempre disso, e seja grata a sua sogra pelo trabalho imenso que ela teve de criar essa preciosidade todinha para você!
Sogras:
Descanse um pouco agora, curta a vida, libere as suas energias em outra atividade, deixe o trabalho pesado com sua nora. Ela conhece e sabe mais sobre seu filho nesse momento da vida dele, do que você, mesmo você sendo a mãe dele. Ela quem convive diariamente com ele agora.
Regra dessa partida: Não suscite a ira, faça-a compreender seu papel importante se foi ou se está sendo agora, através de uma conversa franca, calma e amorosa.
10 frases que você nunca deve dizer a sua sogra
2. Famílias diferentes que se uniram e formaram uma nova família
Sogras:
A família do seu filho não é a sua família, assim como a casa dele não é a sua casa, compreenda e aceite isso numa boa, regra simples na vida. Como eles fazem ou deixam de fazer não lhe diz respeito a menos que eles peçam sua ajuda, dê liberdade e asas a seu filhinho.
Noras:
Aceite sua nova família, seus cunhados, sogros de todo coração, visite-os com a mesma frequência possível com que visita seus pais e irmãos, divida o tempo, dê liberdade para que eles se tornem seus amigos, companheiros e ajudantes.
Regras dessa partida: Cada família tem seu jeito de se tornar feliz, não se envolva com as regras estabelecidas em cada casa (seja na sogra ou na nora).
3. Filhos são filhos e netos são netos, ponto final
Noras:
Lição de casa é com você mamãe, educação se aprende em casa, na sua casa, não atribua o papel de educadora a sua sogra, ou de malvada, permita-a permanecer com o papel de vovó, amável, aquela que faz bolos e doces para os netos.
Sogras:
Seus netos são só netos, curta-os quando estiver com eles, conte suas histórias de vida, seus desafios, como conseguiu alcançar seus objetivos, e aproveite para deixar tradições do tipo: “isso eu fazia com a vovó”. Não tente impor limites e correções, esse é o papel dos pais.
4. Saber a hora certa para ouvir e o que realmente devo falar
Sogras:
Pense muito bem nas palavras que vai dizer a sua nora, procure não ofendê-la, jamais fale mal dela para seu filho, netos, ou outra pessoa. Não inicie uma guerra, use sua experiência para mostrar que aprendeu a ser pacífica. Queira realmente ouvir e entender o que sua nora tem a dizer, com isso você só tem a ganhar.
Noras:
Cuidado com as palavras, pense antes de falar, nunca fale mal da mãe do seu marido, especialmente a ele, procure compreendê-la, ouça seus conselhos com atenção e respeito, depois você decide se vai colocar em prática ou não, porém ouvir não lhe custa nada.
Regra bônus para os itens 3 e 4
Respeito! Isso mesmo, respeite a mulher que existe em sua vida, seja sogra ou nora. Pense que um dia você já foi mãe como sua nora é hoje, e também errou muito antes de acertar, ou pense que um dia você se tornará sogra e gostaria de conviver pacificamente com a mulher do seu filho.
Se usarmos a empatia como regra geral para convivência entre sogras e noras, maridos e mulheres, pais e filhos, facilitaremos nossa chegada ao fim do jogo, pois compreenderemos melhor as circunstâncias e motivos das atitudes de cada jogador na vida.
Também, a regra de ouro: “Nunca faça aos outros aquilo que não gostaria que fizessem a você”, um dia você mãe será a sogra! Ame!