Sua ausência emocional me pesa como um bloco de gelo

O vínculo emocional positivo nasce da aceitação, de permitir com amor que o outro seja diferente.

Diana Cantor Martinez

Uma tarde, entrou no meu gabinete Solanyi, uma das minhas assistentes, e imediatamente notei como estava deprimida. Eu a convidei a se sentar e conversar um pouco. Ela me disse que estava muito abalada porque seu marido não era o mesmo. Meses atrás tinha, sido comissionado para trabalhar em outra cidade. Durante seis meses esteve afastado dela e dos seus filhos, e embora já estivesse de volta, não era o mesmo.

Solanyi estava atormentada pela ideia de Jairo ter conhecido outra mulher. Sua voz era sufocada em pranto quando me dizia: “Entristece-me senti-lo tão ausente e calado, tão distante das crianças e de mim. Acho que se acostumou a ficar sem nós. Agora incomoda-o fazer o que era agradável para ele, como passar tempo com as crianças, abraçá-las, falar com elas. Quanto a mim, é como se eu não existisse, ele adormece em frente à televisão e a maior parte do tempo está em silêncio. Sua ausência pesa como um bloco de gelo”.

Depois de escutá-la e conversar por um bom tempo, sugeri que falasse com seu marido, que lhe expressasse seus temores. Várias semanas depois, voltamos a falar sobre o tema, e estava mais jovial e tranquila. Solanyi havia falado a Jairo de seus sentimentos e ele foi muito receptivo, aceitou que se sentia distante e os dois concordaram em recuperar o tempo perdido.

O que significa distanciar-se emocionalmente, e por que ocorre?

Desconectar-se emocionalmente da família é normal, e se expressa por meio do afastamento e da ausência da pessoa que, apesar de estar presente, não consegue se conectar com seus entes queridos. Acontece mais frequentemente com os homens do que com as mulheres. Ocorre como resposta instintiva diante de situações de conflito ou de aborrecimento e monotonia que costumam chegar em algumas épocas.

Por outro lado, qualquer circunstância que acontece a um dos integrantes da família afeta a todos os demais. É por isso que é preciso um trabalho em equipe para reconectar emoções com os entes queridos. É importante esclarecer que essas etapas nem sempre surgem como resultado de uma infidelidade, mas podem tratar-se simplesmente de apatia e monotonia, inclusive de discórdias constantes que levam ao afastamento emocional.

Advertisement

Tudo é um processo

A primeira coisa que se precisa perceber é que o afastamento emocional não acontece da noite para o dia. Da mesma forma, reconectar-se precisará de tempo e paciência.

Compartilhar atividades que os unem emocionalmente

Praticamente tudo o que se compartilha em família une no plano emocional, e justamente o afastamento chega quando se deixam de lado essas atividades, que podem ser:

  • Jantar juntos todas as noites e falar do dia de cada um;
  • Ter hobbies em comum, desta forma sempre haverá um tema para conversar; por exemplo, o gosto pelo futebol, pela poesia, pela pintura, pelo cinema etc.;
  • Ler histórias às crianças antes de ir para a cama;
  • Fazer as compras semanais em família;
  • Brincar, viajar ou fazer planos simples como ir ao cinema, ao parque ou tomar um sorvete juntos.

A comunicação entre o casal é vital

O eixo da família é o casamento, por isso não é saudável deixar de se falar, por mais difíceis que sejam as circunstâncias. Quando o casal já não se comunica ou o faz de maneira inadequada, o afastamento e a indiferença começam a instalar-se entre os dois, e como resultado afeta todo o ambiente familiar.

Resolver os conflitos com assertividade

Evitem ferir-se com ofensas. Este é um dos comportamentos que mais os afasta emocionalmente. O vínculo emocional positivo nasce da aceitação, de permitir com amor que o outro seja diferente, nasce ao compartilhar experiências e resolver as diferenças em harmonia.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Tu ausencia emocional me pesa como un bloque de hielo

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Diana Cantor Martinez

Hay un momento de la vida en que descubrimos que necesitamos un cambio para poder avanzar y crecer reconoce el momento y no pierdas la oportunidad.