Tempo de casal: 5 truques que lhe darão a chave para aproveitar mais seu relacionamento
Nem o dinheiro nem a beleza garantem a felicidade no casamento. O que a garante é a conexão entre as partes.
Erika Otero Romero
Quando se trata de manter sã e equilibrada uma relação matrimonial, não é uma questão de dinheiro; é mais uma questão de prioridades e de disposição. É saber dar ao cônjuge o lugar que lhe corresponde em sua vida.
É certo que as responsabilidades diárias podem absorver muito tempo. Apesar disso, sempre que uma pessoa deseja construir um casamento sólido, poderá fazê-lo. O truque é saber como gerir o tempo e ter um verdadeiro interesse em passar algum tempo juntos.
É interessante como, quando se inicia uma relação, o maior desejo é passar todo o tempo que se possa juntos. Isso vai desaparecendo à medida que a relação se consolida. É como se se desse por garantido que o parceiro vai estar ali incondicionalmente e que não se necessita esforço para mostrar interesse e desejos de estar juntos. Nada poderia estar mais longe da realidade.
Também não é uma questão de não ter “vidas separadas” e parecer que estão unidos por uma supercola. É um equilíbrio entre tempo e interesses.
Agora, como se consegue passar tempo juntos sem se saturar e sem descuidar do outro?
1. Tomar a decisão
Nada se consegue na vida se uma pessoa não quiser.
Escolher passar tempo com o parceiro é uma questão de escolher essa opção diariamente. Não é uma questão de quanto tempo, é uma questão de qualidade de tempo. Podem ser duas horas ou meia hora de uma conversa em que ambos possam compartilhar momentos.
Pode ser depois das obrigações diárias. Ambos podem falar de como foi o dia de cada um; inclusive, podem sair para caminhar enquanto relaxam do estresse diário e passam o momento juntos. O ponto importante aqui é que se sintam compenetrados e unidos na companhia um do outro.
2. Estabelecer hábitos
Somos seres de hábitos. Se você se acostumar a se levantar cada dia às 5h da manhã, vai acordar a essa hora durante os próximos 5 ou 10 anos.
No casamento, as rotinas podem tornar-se grandes aliadas para passar tempo juntos. É assim que se integram as atividades diárias dos casais. Com isso, você já não sentirá que estar com seu parceiro é algo forçado; a razão é que você se acostuma, e quando não faz, sente falta.
Por exemplo: de comum acordo, vocês podem estabelecer a sexta-feira como dia de cinema. Essa noite será destinada a ir ao cinema e ver um filme que interessa a ambos. Domingo pode ser dia de cozinharem juntos ou saírem com os amigos.
Vocês também podem escolher jantar todas as noites juntos e conversar sobre qualquer assunto; o ponto é que aproveitem esses momentos juntos.
3. Atenção e presença
Ou seja, estar presente para o outro de corpo e mente, sem distrações.
Se, suponhamos, quiserem falar de qualquer coisa, que não haja interrupções de televisão, celulares ou amigos por perto. O ponto aqui é que, a cada dia, o casamento se afiance alcançando esses momentos de intimidade mental que os aproximam.
4. “Conectar-se” por meio de conversas de qualidade
Se algo mantém um casal unido, é a ligação que se estabelece entre eles. Não é preciso estar de acordo em tudo, tampouco levar uma vida pacífica e sem brigas. É questão de manter conversas de qualidade.
De que falar? Dos temas mais profundos que desejem abarcar, desde sexualidade e com o que se sentem ou não cômodos. Podem pedir orientação ao parceiro com um tema que o atormente. Buscar chegar a acordo em decisões tão importantes como as financeiras ou valores e princípios.
Falem de seus sonhos, metas e propósitos pessoais e como eles se encaixam com os do outro. Conversem sobre seus medos e inseguranças. Mostrem-se como são, sem máscaras e tabus.
Abra-se a descobrir e aceitar esses aspectos que desconhecia e se surpreenda com seu parceiro. É uma questão de sentir que, embora haja silêncio no meio, há compreensão e aceitação incondicional.
5. Procure fazer com que as atividades não sejam apenas “profundas”, mas também divertidas
O ponto acima parece muito filosófico para estabelecer tempo em casal; no entanto, na construção de um casamento, nem tudo é seriedade e crescimento mental.
Tenham a total liberdade de escolher atividades que lhes permitam divertir-se. Uma viagem de fim de semana, fazer um workshop de cerâmica juntos, praticar um esporte; ou ir a um karaokê com amigos também é um bom plano.
O importante é que gerem lembranças de qualidade e convivência agradável que, a longo prazo, enriqueça suas vidas.
O tempo de qualidade não tem limites nem rótulos
Algumas pessoas consideram que o tempo de qualidade com quem amamos pode se alcançar com um livro ou um terapeuta. Sim e não. Isso é tão verdadeiro quanto falso.
Passar tempo de qualidade é algo que cada casal define de acordo com seus gostos. O que funciona para uns, não funciona para outros. É por isso que imitar o que um casal de amigos faz pode ser um completo fiasco para vocês.
Procurem com tentativa e erro as atividades que sintam se adaptarem mais a vocês. Consigam um equilíbrio entre os gostos de ambos e comecem a desfrutar os momentos que lhes permitirão ter uma vida feliz no futuro.
Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Tiempo en pareja: 5 trucos que te darán la clave para disfrutar más de tu relación