Tempo de mudança: 25 coisas que você deve saber para fazer uma mudança
A mudança impacta sua família de muitas maneiras. Aqui estão algumas ideias para ajudar a aliviar a dor.
Megan Gladwell
Mudança. “Abracadabra!” – Como num passe de mágica a palavra evoca imagens de cifrões, trabalho duro, emoções pesadas e muita incerteza. Algumas famílias têm a sorte de plantar raízes profundas; outras, mal se instalam e já sentem que é hora de pegar suas coisas e mudar de novo. Ainda assim, outras famílias prosperam em meio à mudança e a novas aventuras que acompanham suas mudanças frequentes.
Minha família experimentou a loucura de mudar-se por seis vezes em 18 anos, e estamos prestes a embarcar em nossa próxima aventura de mudança. Embora não sejamos tão transitórios como muitas outras pessoas, temos acumulado algum know-how para ajudar a aliviar as complicações de se mudar. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a passar pelo processo:
-
Nas semanas anteriores ao dia da mudança, dê uma olhada ao redor de sua casa. Faça uma limpeza e doe ou venda tudo o que não for utilizado ou esteja superado.
-
Deixe os seus filhos saberem da mudança o mais rápido possível. Isso permitirá mais tempo para que a grande mudança possa se sedimentar. Eles devem gradualmente começarem a se sentir mais confortáveis com a ideia.
-
Pesquise as melhores opções de escolas em sua nova região. Você poderá encontrar no site http://www.portalideb.com.br/, por exemplo, a classificação das escolas municipais, estaduais e federais brasileiras com base em sua classificação educacional. Poderá utilizar informações da internet também para a localização das melhores escolas particulares, com informações e comentários de pais e alunos.
Advertisement -
Notifique os serviços públicos (gás, luz, água) de sua mudança eminente.
-
Cancele ou redirecione suas assinaturas de jornal e revistas.
-
Uma ou duas semanas antes preencha um cartão on-line de mudança de endereço ou vá até o correio para fazê-lo.
-
As mudanças podem custar caro, assim, economize o seu dinheiro. E dependendo de para onde você vá, os preços dos imóveis estarão subindo.
-
Não empacote todos os seus suprimentos de limpeza – você vai querer alguns panos e produtos de limpeza para faxinar a casa suja e vazia, e sua nova casa também.
Advertisement -
Se você estiver saindo durante o ano escolar, informe a mudança aos professores de seus filhos e notifique a secretaria da escola.
-
Da mesma forma, ligue para a nova escola com antecedência para descobrir quais os documentos que necessitará para a matrícula de seus filhos.
-
Pesquise as comodidades e serviços que o local de sua nova residência tem para oferecer. Isso vai ajudar a entusiasmar as crianças com a nova ideia da mudança.
-
Prepare-se para a procura de casas em sua nova cidade ao encontrar contatos. As informações boca a boca os levarão a outros pais que poderão partilhar conselhos valiosos sobre escolas e bairros.
-
Se você estiver vendendo sua casa, peça a um corretor de imóveis de sucesso para ajudá-los a conseguir o melhor preço.
Advertisement -
Prepare o cenário para uma venda rápida – limpe, organize e tire os toques pessoais para ajudar a tornar sua casa atrativa para as massas.
-
Faça um plano para transportar seus animais de estimação.
-
Durante as semanas anteriores à sua mudança compre apenas o necessário no supermercado. Agora não é o momento para estocar carnes congeladas ou picolés.
-
Como simples cortesia, deixe um pouco de papel higiênico para trás, para os próximos moradores da sua casa.
-
Se você estiver comprando sua próxima casa, não se sobrecarregue financeiramente, mas realmente tenha em mente que o seu poder aquisitivo provavelmente aumentará e você então poderá aumentar potencialmente seus pagamentos mensais.
Advertisement -
Você já ouviu isso antes: localização, localização, localização. Uma casa grande em uma vizinhança indesejável ou um lugar muito longe do trabalho provavelmente irá deixá-lo insatisfeito no longo prazo.
-
Se você estiver pensando em construir sua próxima casa pense em pedir ao seu construtor alguns projetos DIY (Do It Yourself), ou seja, Projetos Faça Você Mesmo. O seu suor vai ajudar você a economizar dinheiro.
-
Antes de assinar o contrato meça o tempo do trajeto a partir de sua nova casa para o seu local de trabalho. Melhor ainda, faça o trajeto de carro durante o horário normal do seu itinerário.
-
Se você estiver construindo, descubra qual o zoneamento ao redor do seu lote. Comercial? Mais residencial? Você pode encontrar esse tipo de informação na Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo de sua cidade.
-
Quando estiver procurando casa tente ignorar as quinquilharias antigas e o carpete manchado. Preste atenção nos fundamentos e estrutura da casa e imagine a sua decoração, a colocação do mobiliário, e as possíveis melhorias que você poderá fazer.
Advertisement -
Não tenha pressa em comprar tudo de uma vez para a sua nova residência. Um refrigerador e cortinas para as janelas serão provavelmente mais importantes do que um novo centro de lazer com sistema de som estéreo.
-
Lembre-se: a casa perfeita só existe no reino das fadas! Trabalhe com o que você conseguiu, cumprimente seus novos vizinhos, sorria e aguente as peculiaridades de sua nova morada.
Traduzido e adaptado por Ana Maria Castellano do original Time for change: 25 things to know for moving.