Tenha fé, dias melhores virão
Depois da tempestade chega a calma, isso é o que sempre ocorre depois dos momentos mais difíceis da vida.
Erika Otero Romero
Para nenhuma pessoa a vida é perfeita. Todos passamos por situações muito complexas e dolorosas. Entretanto, há pessoas que com uma habilidade surpreendente levantam-se e são capazes de seguir adiante. Já a outras, custa mais.
As perguntas que muitos se fazem são: Como conseguem superar os problemas? O que os faz diferente? Bem, se me perguntar, posso dizer-lhe que são duas coisas maravilhosas que todos podemos desenvolver para nosso benefício: fé e boa atitude.
Ambos os aspectos podem e o mantêm de pé nos momentos mais difíceis da vida. Como eu sei? A verdade é que eu aprendi por experiência própria.
A vida muda num estalar de dedos
Há dois anos, eu tinha uma vida estável, um bom emprego e não muitas preocupações, mas um dia tudo mudou.
O meu patrão ligou para meu escritório. Para ser franca, pensei que iria me oferecer uma promoção, a realidade era que me informava que, a partir daquele momento, meu contrato tinha terminado com a companhia.
A questão era a seguinte: a empresa tinha sido comprada por outra, e como resultado, haveriam muitas mudanças no pessoal. Para ser franca, até a pessoa que me havia dado o emprego perdera o seu, só estaria ali até que despedisse todo o pessoal; como quem diz, “não queriam sujar as mãos”.
O processo
Como esperado, fiquei devastada. Tinha uma grande quantidade de responsabilidades financeiras que não tinha como cobrir e fiquei muito mais angustiada do que esperava perante uma situação deste tipo.
Cheguei em casa e desabafei com a minha mãe. Claro que ela também se preocupou, meu trabalho era um backup para a casa.
Nos primeiros dias, não parava de pensar no que tinha acontecido. Chorava, ria, orava e fazia mil coisas para esquecer o que estava acontecendo. Um dia, simplesmente não pude mais e tive que me obrigar a acalmar, para consegui-lo comecei a orar. Decidi que antes de começar a procurar um emprego devia concentrar-me no que queria conseguir, e isso foi o que fiz. Pouco a pouco fui me acalmando, até que um dia pude finalmente dormir bem.
Eu procurava emprego, e embora as coisas não saíssem bem, a verdade é que já não me desesperava. Optei por deixar tudo nas mãos de Deus, não sabia se disso iria sair algo bom, mas não perderia nada se tentasse. E um dia simplesmente aconteceu.
As boas notícias
Quatro meses depois, recebi uma mensagem de um gerente da empresa que tinha comprado aquela para a qual trabalhava. Dizia, mais ou menos, que se quisesse voltar a trabalhar com eles, o posto era meu. A exigência era que eu me colocasse em contato rapidamente, e é claro que eu fiz isso! Adorava esse trabalho e ia fazer o mesmo de antes; assim foi como em três dias, recuperei o meu emprego.
Tive medo e angústia? Sim, no princípio meu dia a dia era um compêndio dessas duas emoções. O certo é que, com o passar dos dias e depois de me empenhar por manter a calma, procurar emprego em outros lugares, meditar e orar cada dia em busca de paz; consegui encontrar um ponto onde a boa atitude e a fé encheram meus dias.
Hoje em dia tenho muito claro que nada ganho se me deixar dominar pelo medo, a raiva ou a impotência. Aprendi também que ganho mais se mantiver uma boa atitude. Também descobri que estar ativa e manter minha mente ocupada em coisas produtivas me ajuda a ter a paz mental e emocional, que é o que se necessita para sair das dificuldades.
Melhores dias estão por vir
Assim como não somos os mesmos ao longo da vida, a vida também não é a mesma ao longo do tempo. Isto significa que nem sempre estaremos no buraco, assim como não estaremos sempre no topo da pirâmide.
Sim, há dias bons e outros maus, e de ambos os lados se aprende. O que devemos aprender é a enfrentar esses problemas com bom ânimo, e logo, quase que sem nos dar conta, os dias bons chegam cheios de bênçãos inesperadas para cada um de nós.
Uma escritura sábia
Tiago 1:12 diz: “Bem-aventurado o homem que suporta a tentação, porque quando tiver resistido à prova, receberá a coroa de vida que Deus prometeu aos que o amam”.
Pode ser que você não seja uma pessoa crente em alguma religião judaico-cristã; no entanto, o princípio de que fala esse versículo da Bíblia aplica-se para todos e cada um de nós sem distinção.
É preciso saber suportar os momentos de dificuldade, porque, ao resistir à prova, demonstramos que somos dignos de receber as bênçãos que chegam depois das dificuldades. Essa atitude demonstra que aprendemos e nunca mais teremos de enfrentar essa lição específica.
Pela minha experiência, posso dizer que é verdade. É difícil? Sim, muitas vezes nos vemos tentados a renegar as dificuldades, mas é que nos rebelar só prolongará o sofrimento; além disso, nos exporá a passar uma e outra vez pelo mesmo até que aprendamos a lição.
Quando eu tive que passar por aquele duro desafio, não sabia o que sei agora e que estou compartilhando; por isso, desde minha experiência posso dizer que se pode suportar e se pode sair vitorioso dos problemas. Repito, é questão de boa atitude, manter-se ativo e ter fé em que dias melhores vão chegar, mas tudo isso só depende de você.
Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Solo ten fe, mejores días vendrán