Tenho 35 anos, será que estes sintomas são de menopausa?
Algumas mulheres desconhecem que a menopausa pode ocorrer muito cedo. Identifique aqui os sintomas.
Adriana Acosta Bujan
Quando comecei a perceber que os meus períodos menstruais estavam irregulares, e às vezes sentia ondas de calor, pensei que poderia ser menopausa, apesar de ter 44 anos de idade. Por razões óbvias, sentia-me devastada, triste e sem vontade de fazer nada, só pensava que o meu tempo de reprodução tinha terminado.
No entanto, deixei de me preocupar e dediquei-me a investigar com um especialista o que estava acontecendo no meu corpo. Felizmente, foi um problema causado por estresse crônico, que fez com que os meus ciclos menstruais se agitassem. Pouco a pouco, consegui me tranquilizar, pois a notícia me fez recuperar a sensação de juventude.
Embora eu me sentisse feliz, aprendi que muitas mulheres podem chegar à menopausa em torno de 36 anos por vários fatores. É por isso que quero compartilhar com você a importância de detectar os sintomas e assim descartar ou afirmar a possibilidade do que se conhece como menopausa prematura.
O que sabemos sobre a menopausa
Muitas mulheres sabem que a menopausa surge por volta dos 50 anos; no entanto, alguns estudos afirmam que ela pode adiantar alguns anos, sem sequer nos apercebermos disso.
Agora, para podermos compreender o tema, vamos definir o que é menopausa. É a época da vida de uma mulher na qual ela deixa de menstruar por, pelo menos, um ano, porque os ovários deixam de produzir hormônios estrogênio e progesterona. Alguns sintomas comuns são calores noturnos, secura na zona íntima, mudanças de humor, entre outros.
Na menopausa prematura, os sintomas são muito semelhantes, no entanto, por ainda não estarmos em uma idade madura, descartamos automaticamente que possa ser menopausa, mas talvez seja.
Quais são os sintomas da menopausa prematura ou precoce?
Alguns especialistas na matéria afirmam que as mulheres podem experimentar a menopausa precoce por diversos fatores, como falha ovariana ou insuficiência ovariana prematura (quando os ovários funcionam de forma insuficiente), que pode ter ou não antecedentes hereditários, tabagismo ou tratamento com medicamentos que produzem a perda de hormônios reprodutivos. Vejamos a seguir os sintomas mais frequentes:
1. Alterações do ciclo menstrual
Esse é o primeiro indicador de que você pode estar experimentando a menopausa precoce. As mudanças no ciclo menstrual ou o desaparecimento absoluto das regras é um sinal de que algo não está bem com seu corpo. Se observar períodos irregulares, o recomendável é realizar um estudo ginecológico e uma análise hormonal para confirmar o diagnóstico.
Felizmente, existem alguns tratamentos hormonais com estrogénios que combatem os sintomas da menopausa. Lembre-se, os especialistas vão analisar a sua situação para que possa continuar com a sua vida reprodutiva, caso queira.
2. Fogachos ou ondas de calor
Os fogachos são uma sensação repentina, incontrolável e espontânea de calor e suor, sem que, necessariamente, a temperatura esteja quente ou sem fazer qualquer tipo de esforço que provoque essa reação, às vezes se apresentam calafrios depois do abafamento.
Isso ocorre porque, ao apresentar-se um desequilíbrio hormonal, o cérebro envia a mensagem ao organismo de que está muito quente, por isso aumenta a frequência cardíaca e a dilatação de vasos sanguíneos. Normalmente, você não pode resolver facilmente essa sensação de calor no corpo, por isso, provavelmente é a menopausa prematura.
3. Secura vaginal
A diminuição dos níveis de estrogênio pode causar secura vaginal, ou seja, os tecidos se tornam finos, secos e menos elásticos. Se você não mantiver úmido ou lubrificado, pode se ressecar. Pode até ser irritante ter relações íntimas, já que se torna doloroso e desconfortável. Também produz irritação e coceira.
Felizmente, existem tratamentos para combater este sintoma, o ideal é que você converse com um especialista para que ele possa orientá-la e ajudá-la.
4. Alterações de humor
Essas mudanças súbitas de humor estão associadas com insônia e distúrbios do sono. Normalmente, quando nós, mulheres, não conseguimos dormir tranquilamente é porque algo nos preocupa, então não percebemos esse sinal da menopausa precoce.
Como sabe, quando estamos no período menstrual, o organismo apresenta um desequilíbrio hormonal, isso também é o motivo de, às vezes, sentirmos tristeza profunda, ficarmos com raiva e, depois, ficarmos felizes e tranquilas.
5. Aumento de peso
Se observarmos que é difícil manter o peso e que estamos engordando pouco a pouco, pode ser devido à menopausa precoce, pois as alterações hormonais provocam um aumento de peso, sobretudo na parte abdominal, coxas e ancas. Claro que o ganho de peso também está relacionado ao estilo de vida de cada um e a fatores genéticos.
O recomendável é aumentar a atividade física para queimar essa gordura acumulada, já que, com o passar do tempo, nosso organismo e metabolismo se tornam mais lentos.
Esses sintomas estão relacionados à menopausa prematura. É importante que não se assuste até ser diagnosticada por um especialista. Lembre-se de que, apesar de ter 35 anos ou mais, muitas vezes os especialistas têm uma solução para equilibrar seus hormônios para que você possa engravidar, se ainda deseja.
Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Tengo 35 años, ¿será que estos síntomas son de menopausia?