Tios e sobrinhos: a chave para uma relação inquebrantável

Os tios são uma dádiva de Deus para as crianças. Que tipo de tio ou tia você está sendo?

Erika Otero Romero

Não tenho a sorte de ter filhos; entretanto, tenho um sobrinho que adoro como se fosse meu filho.

Pelas coisas da vida, fui eu que cuidei dele nas primeiras semanas de vida. Ele despertou em mim aquele instinto materno que eu não sabia que tinha. Eu dava banho nele, trocava, estimulava, fazia dormi e levava para passear.

Inclusive, quando começou a falar, ele me chamou de “mãe”. Não posso descrever a emoção que senti quando ele fez isso, mas eu imediatamente o corrigi.

Sempre estive na vida do meu sobrinho e ele na minha. Tenho certeza de que sou um apoio emocional e guia para esse adolescente; no entanto, também aprendo muito com ele todos os dias.

Ele é um jovem de 14 anos muito diferente dos meninos de sua idade. Ele é diferente não apenas porque tem Asperger, mas porque – não sei como – todos que o conhecem amam-no com incrível facilidade.

Advertisement

Meu sobrinho é inteligente e bom com as palavras. Ele também tem uma ótima memória e uma bondade que nunca conheci em outra pessoa. Sua escala de valores e princípios é tão elevada, que chega a surpreender. E sua lealdade é uma qualidade que nunca conheci em qualquer adulto.

O papel dos tios na vida dos sobrinhos

Os tios não são pais, e certamente não têm a mesma autoridade que os irmãos deles sobre os sobrinhos. No entanto, ser tio tem seus privilégios. Você pode orientar e educar sendo cúmplice em muitas travessuras.

Ser tio é ser um mentor com quem a criança pode se divertir enquanto aprende. Como tal, você tem deveres, obrigações e direitos. Apesar disso, o papel da autoridade é mais descontraída.

Por exemplo, quando meu “se faz de louco” com um pedido de minha irmã, eu o lembro. faço isso sem cara feita e sem ficar brava; ele sabe que deve me obedecer ou perderá privilégios.

Às vezes eu o levo comigo para resolver algumas coisas e paramos para comer sorvete. Sempre que posso, dou-lhe coisas que sei que ele quer, mas que, àquela altura, ele não podia ganhar. Outras vezes, intervenho para que não o repreendam tanto. Ele é um bom menino e foi muito fácil criá-lo, mas ainda tem seus desafios.

Advertisement

Chaves para ser um excelente tio ou tia

Todos nós queremos ter um bom relacionamento com os sobrinhos . Queremos isso porque eles são uma extensão de nós. Queremos que aprendam e se divirtam. Isso pode ser alcançado da seguinte maneira:

Passe tempo com eles

É tentador se relacionar com outros adultos. Obviamente, você vai se dar melhor com alguém da sua idade, mas seus sobrinhos também querem um pouco da atenção de um adulto divertido.

Dedique um pouco do seu tempo para brincar com eles, para dar uma caminhada ou ajudá-los a fazer o dever de casa. Como tio ou tia, você é aquele adulto que o pode fazer experimentar aventuras, sabendo os limites entre o que é bom e o que não é.

Conversem

Muitas vezes, crianças e jovens recorrem aos tios para perguntar coisas que talvez não ousem perguntar os pais. Bem, este é um bom momento para dar-lhes informações corretas e criar laços de confiança.

Converse um pouco com eles sobre tudo; sobre como ele se saiu na escola, com seus amigos, o que ele gosta e seus sonhos. Incentive-o a acreditar em si mesmo, a lutar e se esforçar. Inclusive confortá-lo nos momentos mais difíceis. Mas talvez o mais importante, seja a ponte que conecta essa criança a seus pais.

Advertisement

Cuide deles quando são pequenos

Esta talvez seja a maneira mais segura de estabelecer as bases para um relacionamento que durará por toda a vida.

Lembro de meu sobrinho recorrendo a mim quando queria tomar mamadeira. Muitas vezes ele se sentava no meu colo para tomá-la. Nós dois assistíamos desenhos animados na TV. Foram, e ainda são, muitas atividades que fazemos juntos. Posso dizer com alegria que esta é a melhor coisa que pode ser deixada para uma criança. As experiências e recordações são inestimáveis ​​para um ser humano.

Crie memórias

Cada vez que você dedica tempo brincando, conversando e ensinando seu sobrinho, você cria memórias e ensinamentos que ele aplicará mais tarde com seus próprios filhos e sobrinhos.

Você deixará um bom exemplo e lembranças de amor e diversão em outro ser humano. Aproveite cada segundo que passar com seu sobrinho para curtir a infância novamente.

Só posso dizer que ser tia é a melhor coisa que poderia acontecer comigo. Pude ver uma criança crescer e ajudá-la a crescer dentro de valores e princípios fortes. Hoje, vejo um adolescente bom, nobre e feliz, que é fruto do esforço conjunto de uma família.

Advertisement

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do orignal Tíos y sobrinos: la clave para una relación inquebrantable

Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.