Tire seu ex da cabeça e do coração para sempre em 3 passos
Parar de pensar na pessoa que nos partiu o coração parece uma missão impossível. É hora de começar a ser feliz novamente, isto é para você.
Mariel Reimann
Usamos a expressão: “tenho o coração partido”, fazendo referência à dor emocional que provoca a perda de alguém. O problema é que não sabemos que o coração se parte literalmente e que a dor que provoca pode ser mais prejudicial do que imagina.
Recentemente, diagnosticaram a minha prima com câncer; ela é mãe de 3 pequenos, e no momento do diagnóstico estava casada. A notícia devastadora impactou a vida de todos nós de diferentes maneiras, mas a dela definitivamente foi a mais afetada. Alguns meses mais tarde, o marido deixou-a, e ela enfrentou a pior dor da sua vida. Sua luta contra o câncer continua e ela é uma guerreira, mas a dor emocional de ter perdido seu companheiro e pai de seus filhos ainda fere sua alma.
1. A dor emocional pode, literalmente, matar
Incrivelmente, nenhum de nós quer sofrer por amor, nenhum de nós quer viver nesse passado que já não poderemos voltar a ter; no entanto, todos escolhemos cada dia seguir pensando nessa pessoa cuja lembrança nos magoa tanto.
“Você tem que parar de pensar nele, você tem que seguir em frente, você não pode continuar a se culpar pelo que aconteceu”, é a frase mais repetida pelos especialistas em oncologia do hospital onde atendem minha prima. Sua dor física é quase nula em comparação com sua dor emocional pela perda de seu marido. De acordo com a ciência e com o resultado de análises, a dor emocional afeta seu sistema imunológico baixando suas defesas impactando em sua saúde física negativamente.
O corpo da minha prima não pode se defender como deveria, simplesmente porque seu coração partido não pode lutar. Ao saber dessa primeira verdade sobre não ser capaz de arrancar alguém do coração, a primeira coisa que você precisa fazer é tomar essa decisão.
O primeiro passo é decidir esquecê-lo e tirá-lo de seu coração. Nunca conseguirá isto até que realmente o decida. Embora pareça impossível de acreditar, quem o traz à mente em cada minuto e segundo é você mesma. Decida terminar com ele em sua mente e em seu coração. Você verá que será difícil no começo; mas, com o tempo, desaparecerá por completo.
2. Se alguma vez fez dieta, está preparada para esquecer
Aposto que já lhe aconteceu algo como nunca reparar na quantidade de carros vermelhos que há nas estradas até o dia em que comprar um carro vermelho, ou, como no meu caso, nunca me tinha dado conta da quantidade de pessoas que usam óculos, até eu ter que usá-los.
O cérebro é cem por cento treinável, tudo o que se sabe, conhece, pensa, faz, está relacionado com o que o cérebro percebe diariamente; portanto, seu cérebro traz para sua mente apenas o que você já trouxe voluntariamente para a sua consciência. Sempre houve carros vermelhos e, por centenas de anos, as pessoas têm usado óculos, seu cérebro tem sido capaz de ver ambas as coisas ao longo de sua existência, a única diferença é que, agora, você escolhe trazer isso à sua mente.
Esquecer alguém é tão fácil como fazer dieta e decidir que não vai comer mais pão. Garanto que a única coisa em que você vai pensar o dia todo é no pão que não pode comer. Mas sempre que o pensamento do pão vir à sua mente, tente substituí-lo por algo que não o fará engordar. Faça-o por alguns dias e o seu cérebro estará treinado. Com o tempo, nem sequer pensará em pão.
Esquecer alguém funciona para sua mente e seu coração da mesma maneira. Lembre-se que fomos projetados para sobreviver, então você é capaz de fazer isso.
3. Quanto mais depressa aceitar isto, mais depressa estará pronta para sarar
Minha avó dizia-me sempre: “nem que fosse a última garrafa de água no deserto”, mas para mim era. Esta é a maior mentira que podemos contar a nós mesmos. Tampouco é mentira o que me ensinaram, que “doença de amor se cura com outro”, porque nessa equação você pode acabar machucando alguém; o melhor que pode fazer é entender que ele não é para você, despedir-se da ideia de vocês juntos, como casal, e sair em “busca de outras garrafas de água”. Afinal, você não está no deserto.
Conclusão
Assimile que, se não estiverem juntos e você seguir pensando nele sem deixá-lo ir de sua mente, você pode acabar adoecendo seriamente. Decida terminar com ele na sua mente e no seu coração. Lembre-se, você só conseguirá esquecê-lo quando seu cérebro souber que é isso que você realmente quer fazer. Substitua seus pensamentos sobre ele por outros que, pelo contrário, afastam sua mente desse homem. E por último, você deve saber que muito esporadicamente entregam-se garrafas de água a domicílio. Portanto, saia da sua zona de conforto e mostre à vida do que é realmente feita.
Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Saca a tu ex de tu cabeza y de tu corazón para siempre en 3 pasos