Todo sacrifício vale a pena se for em favor de sua família
Todos os dias, independentemente do que aconteça, tente fazer o que é certo.
Erika Otero Romero
Há algum tempo, ouvi um discurso maravilhoso do famoso ator Denzel Washington. Ele falou daqueles ensinamentos que são os eixos principais de sua vida e que o ajudaram a chegar onde está.
O primeiro que mencionou foi que sempre colocava Deus em primeiro lugar em tudo. Ele sabia que, embora às vezes se afastasse de Deus, seu Pai Celestial nunca se afastou dele.
O segundo que citou foi o de sonhar alto e ter grandes fracassos. Ele disse que as pessoas precisam assumir riscos e ser consistentes se quiserem realizar um sonho.
O terceiro ensinamento fala sobre os bens materiais. Ele disse: “Você nunca verá um caminhão de mudança atrás de um carro funerário.” Gostei muito deste, pois ouvi isso da minha avó e ficou gravado para sempre. Denzel ensina que não se trata de quanto dinheiro você tem; isso não importa, pois não levamos nada conosco quando morrermos. Além disso, ele acrescenta, não se trata de quanto você tem, mas do que você faz com o que tem.
Por fim, ele disse: “Todas as noites, procure deixar os chinelos bem debaixo da cama. Isso significa que, todas as manhãs, ao se levantar, você terá que se ajoelhar para conseguir pegá-los. Aproveite esse momento para agradecer por tudo o que você tem e pelo que receberá”. Para mim, que honestamente tive que ouvi-lo novamente para poder escrever essa introdução, foi reconfortante e inspirador. São palavras que eu realmente precisava ouvir de novo.
Em um piscar de olhos tudo muda
Em um ano, muitas coisas podem acontecer. Familiares, que estavam vivos e felizes na sua companhia, podem partir, deixando-nos sozinhos e tristes. Podemos perder nossos empregos e ficar em apuros financeiros. A vida também pode mudar para melhor; alguns são pais de novo, outros tornam-se pais pela primeira vez; outros conseguem novos empregos ou tornam-se felizes proprietários de uma nova casa.
A verdade é que, para melhor ou para pior, a vida muda em um piscar de olhos. Às vezes, temos apenas que aceitar, superar e seguir em frente.
No meu caso, devo confessar que não sou alheia a essas mudanças. Apenas para dar um exemplo: a saúde de minha mãe, que estava relativamente bem no ano passado, agora está deteriorada. O pior é que fui levá-la ao médico esperando uma solução, e as coisas complicaram. Admito que embora na maioria do tempo esteja bem, vivemos em estado de inquietação porque não sabemos em que momento ela pode ter uma crise.
Felizmente, é a única coisa de que posso me queixar. Assim como todo mundo, tenho dificuldades financeiras. E quem não as tem nesse tempo em que estamos vivendo, não é? Ainda bem que tenho a minha família, pois embora os sacrifícios de tempo e dinheiro sejam grandes por causa da situação da minha mãe, eles realmente valem a pena. Com toda franqueza, sinto que cada sacrifício feito em nome daqueles que você ama vale a pena.
Ensinamentos que irão ajudá-lo a se sacrificar sem reclamar
Imagino que você esteja se perguntando o que os ensinamentos de Denzel Washington têm a ver com os sacrifícios pela família. Bem, posso lhe dizer que tem muito a ver.
Colocar Deus em primeiro lugar torna você mais forte
Primeiramente, para qualquer um que acredita em Deus, a fé Nele é o que o mantém de pé em tempos de dificuldade. Quando um pai ou um filho adoece, nossa única fonte de conforto é manter nossa fé em Deus. A fé é o que nos ajuda a acreditar que os maus momentos vão passar e aquele ente querido vai recuperar a saúde.
Quando colocamos Deus em primeiro lugar, descobrimos que somos mais fortes e resilientes. Quando Deus está em primeiro lugar, sabemos que Ele nos livra de todo perigo. Além disso, o sucesso é garantido se perseverarmos em alcançá-lo fazendo a coisa certa.
O fracasso nos torna mais fortes
Algo que nossos pais às vezes desejam evitar é o sofrimento que o fracasso traz. Apesar disso, alguns pais mais sábios sabem que a única maneira de uma criança se preparar para a vida adulta é por meio do fracasso. O fracasso nos fortalece porque nos ajuda a compreender nossos pontos fortes e fracos. Além disso, ajuda-nos a reconhecer-nos como humanos, a ter humildade e a estar unidos àqueles que amamos.
Quando morremos, levamos muito mais do que coisas materiais
Há anos, aprendi que buscar o sucesso, alcançá-lo e prová-lo não era o mesmo que se encher de bens materiais. Não há nada de errado em ter posses e desfrutar daquilo que o dinheiro pode proporcionar. Porém, se isso o afastar de seus valores, de sua família e de quem você é, não vale a pena.
Mesmo assim, há muitas pessoas que, embora gostem de ter muito dinheiro, sabem que ele é mais bem aproveitado quando conseguem compartilhá-lo.
É como aquela história de Charles Dickens, Um Conto de Natal (Os Fantasmas de Scrooge). Se você se lembra, aquele velho rico era infeliz e mesquinho; ele não se importava que sua própria família passasse necessidades, embora ele não desfrutasse de seus bens. As pessoas não gostavam dele, exceto alguns parentes que ele tratava com desdém por serem pobres. Ele teve que passar por uma série de “pesadelos” para aprender o que realmente importava, o que lhe ajudou a dar sentido à sua vida e à sua fortuna.
Como é que compartilhar é um sacrifício? No começo é, porque, para quem está acostumado a olhar apenas para seus caprichos e necessidades, dói doar o que tem. É como uma perda; no entanto, isso muda quando o ato de compartilhar se torna um hábito. Para ele ou ela, doar seus bens torna-se um prazer porque sabe que está fazendo algo valioso e generoso.
Só me resta dizer que a única coisa que todos temos igual é uma família. Pode ser que as pessoas que você considera família não tenham o seu sangue; podem ser inclusive amigos; enfim, sei que você me entende e sabe que o que digo é verdade: todo sacrifício vale a pena se for em favor de sua família.
Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Todo sacrificio vale la pena si es en favor de tu familia