Torne a hora de estudar de seu filho mais produtiva com estas 9 dicas
Todo pai/mãe deseja que seus filhos tenham sucesso em tudo o que façam. Estas dicas ajudam a criar pequenos hábitos que farão toda a diferença.
Camila Gómez
A maior herança que um pai ou uma mãe pode deixar aos filhos é, sem dúvida, a educação. É por isso que muitos de nós passamos parte do tempo pensando em como contribuir para que o tempo de estudo diário de nossos filhos seja agradável e de qualidade. Isso com o objetivo de que eles possam se tornar grandes profissionais na área que escolherem para atuar no futuro.
Abaixo você vai encontrar nove fatores que, na minha opinião, você deve levar em conta para que seu filho consiga fazer as lições de casa com mais facilidade:
Leve em consideração suas habilidades físicas e cognitivas
Você deve ter em mente que ajudar seu filho de quatro anos com o dever de casa não é o mesmo que ajudar seu filho de doze. Isso porque, logicamente, tanto os conteúdos quanto suas capacidades intelectuais são absolutamente distintas.
Portanto, recomendo que, alguns minutos antes de sentar-se com seu filho para estudar, inteire-se do conteúdo de cada disciplina para ter uma ideia geral de como canalizar sua ajuda naquilo que ele tem dificuldade.
Crie um ambiente tranquilo
É preciso que haja um ambiente harmonioso em casa, sem barulho, gritos, música alta ou televisão. Só assim ele conseguirá ficar concentrado para fazer as tarefas e trabalhos e otimizar seu tempo.
Tenha à mão os materiais de estudo
Antes de começar, reúna tudo o que precisa para evitar interrupções frequentes, o que significa ter que parar para procurar algum material que esteja longe da mesa de estudo.
Certifique-se de que a mesa e a cadeira são adequadas para a idade
Isso evitará que ele se sinta desconfortável e, portanto, que a má postura possa causar problemas nas costas e no pescoço, tendinite etc.
Determine horário e local fixos para estudar
É importante que as crianças tenham rotinas que as ajudem a se desenvolver plenamente. Sendo assim, para criar o hábito de estudo, é importante respeitar sempre o mesmo horário.
O local onde estudam deve ser iluminado e ventilado
O ideal é que seja próxima de uma janela.
Elimine o vocabulário negativo
Tire da sua cabeça e da cabeça de seu filho a ideia de que ele não é bom em determinada matéria, ou que não vai conseguir aprender determinado conteúdo. Em vez disso, diga-lhe que ele pode alcançar o que se propuser a fazer e que tem todo o seu apoio para atingir o objetivo que deseja.
Ensine-lhe diferentes técnicas
Procurem juntos técnicas que possam ajudá-los a entender melhor o que estão estudando. Ele pode usar diagramas, mapas conceituais, resumos, sublinhados etc.
Tenha em mente que a situação pode ser diferente com cada filhos, pois eles têm personalidades e necessidades de aprendizagem diferentes.
Revise diariamente as disciplinas em que seu filho tem dificuldade
Uma técnica muito boa é repassar diariamente o que os professores ensinaram para ter o conteúdo fresco na memória. Isso ajudará também você a relembrar conteúdos que aprendeu na época da escola.
Tenha uma pequena biblioteca
Às vezes cometemos o erro de pensar que a Internet e a tecnologia são infalíveis, esquecendo-nos de que uma hora ou outra pode faltar luz ou nosso computador pode dar pane.
Portanto, recomendo que tenha uma pequena biblioteca com livros de fácil acesso, onde seus filhos possam encontrar as respostas de que precisam.
Espero, como sempre, que estas dicas tenham sido úteis para você e para seu pequeno futuro profissional de sucesso.
Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Cómo hacer las horas de estudio más productivas