Transferência de trabalho: Preparando a família para uma mudança total
Algumas maneiras de como preparar bem sua familia para mudança de residência por causa de novas oportunidades de trabalho e emprego.
Carla Pinheiro Alves
“Os pais têm o sagrado dever de criar os filhos com amor e retidão e atender as suas necessidades físicas e espirituais, serem cumpridores da lei, onde quer que morem.” (
A Família). Como afirma essa declaração, nós pais temos o dever de prover todas as necessidades em qualquer que seja o âmbito.
O trabalho é um bem precioso para uma família. É dele que podemos criar, nutrir e fortalecer nossa família. Esse é um princípio básico de responsabilidade dos pais. Desde o surgimento da primeira família a escrituras afirmam: “No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes a terra.” Genesis 3:19.
Algumas vezes para cumprir com essa responsabilidade se faz necessário enfrentarmos algumas mudanças. Quando surgir a possibilidade de mudança de residência, seja por transferência ou por uma nova oportunidade de trabalho, alguns pontos devem ser levados em consideração. Se realmente valer a pena, algumas medidas precisam ser tomadas para que a mudança seja uma transição sem traumas.
Estabilidade no emprego
É preciso analisar a estabilidade que este novo emprego ou promoção oferece, se é apenas por um tempo, se a área em que trabalhará está em evidência, se o cargo a ser ocupado é de confiança. Analisar o histórico da empresa e dos gestores, tire todas as dúvidas esclarecidas num contrato. Enfim, faça uma análise profunda.
Salário
Verificar o salário é um ponto primordial. Muitas empresas oferecem um acréscimo de 30% nas promoções que requerem mudança de residência. Mesmo assim, é necessário fazer algumas considerações, como:
Padrão de vida, levar em conta o padrão que a nova cidade irá requerer.
Escolas de qualidade.
Saúde, hospitais, pronto socorro, farmácias e especialidades.
Alimentação.
Vestuário.
Entretenimento.
Transporte.
Vizinhos.
Segurança. É extremante importante saber como é a segurança da nova cidade e os índices de violência. É importante pesquisar os bairros mais seguros para se morar, enfim tudo aquilo que possa requerer um aumento das despesas.
Cidade de destino
É preciso analisar os pontos principais desta nova cidade, alguns pontos a se verificar:
Segurança, se essa cidade é segura para se morar, principalmente para os filhos.
Escola, verificar uma boa escola, segura e com ensino de qualidade.
Saúde, saber onde são e a qualidade dos hospitais da cidade, analisar em quais destes seu plano pode ser atendido.
Entretenimento, saber os pontos e como usufruir deles, e se farão bem para seus filhos e seu cônjuge.
Padrão de vida, analisar o custo do padrão de vida da cidade com seu salário.
Transporte, embora muitas pessoas tenham carro, é bom saber como é o transporte coletivo da cidade, para uma eventual necessidade.
Preparar o coração das crianças e do cônjuge
Todos da casa devem estar cientes da possibilidade da mudança. Façam noites familiares, pois são uma ótima oportunidade para deixar os filhos por dentro para que se sintam importantes e que também sejam ativos na decisão que mudará a vida deles. Ajude-os a entender que onde quer que estejam, eles terão muitos amigos, novos lugares para visitar, a escola pode ser fantástica e assim por diante.
Antes de tomar qualquer decisão, oriente-se em sua fé. Busque exercer a fé para tomar a decisão e preparar todas as coisas, principalmente nas questões que envolvam uma decisão tão importante como a família. Busque orientação de seu cônjuge, filhos e principalmente do Senhor. Ele facilitará essa transição e abrirá as janelas do céu para sua família. Boa sorte em seu novo desafio!