Tríade do amor: o que fazer para que haja mais união em seu casamento
Se quer saber o que alguns casais fazem para tornar seu relacionamento forte e duradouro, continue lendo.
Paola Enriquez
Quando fazemos compras no supermercado, vamos ao shopping ou simplesmente andamos na rua, geralmente encontramos um casal de idosos. Toda vez que isso acontece, eu me pergunto como será que eles estão juntos há tanto tempo e como conseguem fazer com que o carinho que têm um pelo outro seja igual ou maior do que aquele que os uniu há tantos anos.
Em uma de minhas aulas do curso de psicologia, o professor mencionou um psicólogo que defende que são necessários três componentes para construir um relacionamento saudável, resistente e que proporcione crescimento pessoal para ambos. São eles:
1. Paixão
E não é apenas a paixão que a intimidade e o desejo sexual nos dão (o que, claro, também está incluído), mas aquele sentimento intenso que surge quando realmente gostamos ou queremos algo.
Conheça seu parceiro, seus gostos, crenças, atividades, sua história, até mesmo do que ele não gosta. A paixão pode ser um arrebatamento fugaz ou “cozinhar em fogo baixo”, um produto do reconhecimento diário do outro.
Sinta e demonstre interesse pelas coisas que seu parceiro gosta e que o faz se sentir bem. Envolva-se. Isso fará com que ambos se sintam compreendidos e, portanto, seguros, mostrando-se como são e sabendo que são respeitados e amados. Isso dará confiança ao seu relacionamento como casal e a cada um individualmente.
Leia: De quanto sexo seu relacionamento precisa?
2. Intimidade
Intimidade é mais do que ser sexualmente íntimo, é a confiança para se mostrar como você é, para compartilhar livre e totalmente quem você é. Ter intimidade implica conhecer a si mesmo e o seu parceiro, zelar e respeitar seus interesses pessoais sem abandonar os seus.
Tocar, falar, beijar, acariciar… há muitas maneiras de se aproximar de outra pessoa. Todas elas formam, com o tempo, uma linguagem especial e única com o seu cônjuge, aquela que só vocês dois vão entender.
Você certamente vai se interessar em ler este artigo: 8 maneiras de aumentar a intimidade em 5 minutos ou menos
3. Compromisso
É essencial comprometer-se completamente com a outra pessoa, com o casamento e consigo mesmo. Não é apenas a promessa de ficarmos juntos para sempre e apoiar um ao outro em tudo, mas de realmente fazer isso, provar isso. Compromisso é a decisão de amar uma pessoa e manter esse amor. Para ambos.
Apoie seu marido ou mulher nos momentos difíceis, bem como em ocasiões que lhe tragam alegria. Não faça promessas que você sabe de antemão que não vai cumprir, tente tornar sua palavra valiosa.
Da mesma forma, é necessário entender que existem situações que ultrapassam nossas possibilidades, por isso devemos estar cientes de que algumas coisas, por mais que você ou seu cônjuge tenham tentado, serão impossível de serem cumpridas.
Quando as discussões são tão intensas que parecem não levar a lugar algum a não ser ao desastre, acalme-se, espere o clima esfriar um pouco e discuta o assunto com calma. Desta forma fica mais fácil chegar a um acordo, sem esquecer que, às vezes, é benéfico (e até necessário) ceder, desde que isso não prejudique nenhum de vocês, ou seu relacionamento.
Criar um bom relacionamento depende de diversos fatores, mas nenhum funciona sozinho. Você tem que investir desejo, tempo e esforço para torná-lo algo duradouro e satisfatório para ambos.
Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original La triada del amor. Cómo hacer para que haya más unión en tu relación