Tudo o que precisa saber sobre o desafio de organizar a casa em 21 dias
A espanhola Alicia Iglesias lança-nos um desafio: 21 dias para tornar sua casa um espaço harmonioso e cheio de luz. Nós te contamos tudo!
A espanhola Alicia Iglesias nos lança um desafio: 21 dias para fazer de sua casa um espaço harmônico e cheio de luz. A gente lhe conta tudo!
Nossa casa é nosso espaço sagrado onde socializaremos a ordem, a disciplina, a limpeza e a serenidade para nossa família. Alicia Iglesias é espanhola, e desde há vários anos, tem aumentado continuamente seu número de seguidores com seu método para organizar sua casa e viver mais feliz.
Sua proposta é viver com menos, repassando e repassando onde, como e por que colocamos nossos objetos em casa, de maneira que haja mais harmonia e limpeza em nosso lar.
Neste texto, queremos apresentar-lhe a maneira tranquila que, em 21 passos, nos oferece dicas práticas e concretas para gerar uma sinergia em casa, que permita essa vida mais livre e serena.
Nas linhas seguintes, vamos delinear o método dela para você, para que possa ver se a sua proposta é viável para você e os seus.
O objetivo: viver melhor
Alicia sugere que melhorar a ordem em casa irá gerar trabalho e esforço da nossa parte, mas trará à nossa vida uma leveza e paz que poderemos compartilhar com nossos filhos e netos.
Em seu blog, ela afirma que o principal objetivo de seu método e de suas estratégias é estar ciente do problema que a acumulação representa. Isso exigirá de nossa parte o esforço para ter um lugar harmônico e melhorar também nossa maneira de consumir.
O que ela pretende é nos mostrar o caminho para organizar de uma vez por todas, cada espaço de nosso lar. No YouTube, ela publicou vídeos sequenciais que são baseados em seu livro de sucesso: 21 dias para colocar sua casa em ordem, com os quais ela nos guia passo a passo para conseguir.
Deixamos o link para seus vídeos, mas antes, queremos dizer em traços gerais o que propõe essa mulher – que mudemos radicalmente nossa vida e a de nossa família através da ordem e estrutura.
Os 21 passos
Dia 1. Organizar seus cardápios para um mês. Para conseguir isso, ela sugere fazer um cardápio inverso: começar pelo que temos em casa, e a partir de aí, ver o que seria necessário para nos alimentar durante todo um mês.
Dia 2. A despensa e a geladeira. Como primeiro passo, Alicia recomenda utilizar organizadores que nos permitam classificar os alimentos, tanto na despensa como na geladeira. Tornar o preparo prático: colocar perto do fogão, por exemplo, o óleo, temperos e utensílios como colheres.
Dia 3. Os armários da cozinha. Em primeiro lugar, sugere colocar à mão os eletrodomésticos de uso frequente, e colocar em ordem todo o resto, contando com um espaço preciso, e utilizar também organizadores para os tipos de alimento ou produto: lataria, laticínios, massas, por exemplo.
Dia 4. Rotina mensal de limpeza da cozinha. Como temos organizadores que nos permitem dividir os alimentos tanto na cozinha como na geladeira, isto permitirá que o processo de limpeza seja muito mais ágil. Aqui, Alicia também propõe limpar eficientemente máquina de lavar, pia, geladeira e superfícies de cozinha. Ela recomenda que reservemos um dia por mês para isso.
Dia 5. Organizar o banheiro. O que temos lá é realmente do banheiro e é útil? Evitemos guardar ali vassouras ou material de higiene de outras áreas da casa. Organizadores ou recipientes que nos ajudem a classificar são outros excelentes aliados.
Dia 6. Limpeza mensal do banheiro. Ter um dia preciso para fazer limpeza a fundo é muito enriquecedor. Escolha produtos básicos que realmente funcionem, jogue fora os outros!
Dia 7. Organização do hall de entrada, portas e corredores. Você precisa de um espaço eficiente e adequado para que as ideias e concentração fluam.
Dia 8. Distribuir os objetos pelos armários da casa. Ter um lugar para cada coisa ajudará enormemente a respeitar a ordem que tanto anseia.
Dia 9. Classificar armários e gavetas. Uma dica que eu amei desta área de trabalho é evitar as gavetas de “bagunça”. Aqueles objetos que não sabemos onde colocar e se vão acumulando e nunca são organizados.
Dia 10. O que fazer com as roupas que não usamos. A autora usa muito um termo: sem piedade. Pede-nos para aplicá-lo com tudo o que não nos alegra, não precisamos e não é útil. Às vezes, perguntamo-nos se deveríamos tirar ou afastar algo do alcance. Sua resposta? Sem piedade!
Dia 11. Organizar sapatos e bolsas. Neste âmbito, Alicia sugere que é preferível ter pouco, bom e adequado, a ter uma grande variedade que apenas nos satura.
Dia 12. Organizar joias e acessórios. Discernir o que realmente usamos e organizar em caixas, contêineres e espaços adequados: luvas, lenços, joias e similares.
Dia 13. Organizar a sala. As dicas que Alicia fornece em cada área da casa têm o objetivo de nos trazer paz, simplicidade e tranquilidade. A sala ou salão não é exceção.
Dia 14. O quarto principal. É o lugar onde descansamos, e por isso deve ser harmônico e livre de entulhos. Essa foi uma das coisas que mais me trouxe expectativa ao aproximar-me do método.
Dia 15. O quarto do(s) adolescente(s). A maravilha deste método é que ele vai trazer paz à sua vida, sua casa e também vai dar estrutura aos nossos pequenos rebeldes que estão à procura de si mesmos.
Dia 16. Quarto das crianças. Nossos pequenos aprendem com o que vivem. Mostre-lhes como eles podem ter um espaço bonito, funcional e adequado, eles vão adorar.
Dia 17. O escritório ou estúdio em casa. E tudo o que tem você realmente precisa? Este espaço pode parecer um campo minado, mas está a um passo de fazer dele o seu santuário de trabalho.
Dia 18. Organizar o porão ou espaço de “depósito”. Este espaço não é depósito de lixo, não é refúgio de bichos, nem onde esconde o que lhe tira a paz.
Dia 19. Rotinas de limpeza. Para manter essa harmonia que você construiu, Alicia recomenda instalar rotinas para mantê-la.
Dia 20. Rotinas de ordem. Conseguir transformar sua casa em um espaço livre e ordenado é um processo, vale conferir se você consegue ser mais organizado, se consegue aproveitar melhor os espaços.
Dia 21. É possível! A autora nos confessa que ela mesma não era organizada, mas agora se converteu em uma forma de vida quase terapêutica, pois dar luz e alegria aos espaços também traz isso à alma.
O que achou desta breve resenha? Esperamos que aceite o desafio e compartilhe conosco o quanto antes.
Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Todo lo que debes saber sobre el reto para organizar tu casa en 21 días