Tudo o que você precisa saber para ensinar seus filhos a serem consumidores inteligentes

Muitas pessoas crescem ser ter uma base de como administrar o dinheiro. Por isso, acabam adquirindo péssimos hábitos financeiros depois de adultas. A infância é a melhor época para se aprender sobre consumo inteligente.

Marcia Denardi

A boa administração financeira começa já na infância, quando as crianças recebem seu dinheirinho e pensam no que vão fazer com ele. Nessa hora já surge uma oportunidade para os pais ensinarem aos pequenos o que é, para que serve e como se adquire o dinheiro. Se ela não aprender com os pais, provavelmente vai aprender sozinha no futuro, mas as chances de adquirir maus hábitos financeiros serão muito grandes.

Desorganização financeira

Contas sempre atrasadas, pouco dinheiro na conta bancária mesmo com um salário bom, dívidas absurdas. Quem acha familiares tais problemas, fique atento! Esses são sinais típicos de quem não tem uma boa educação financeira e por isso não sabe lidar com o dinheiro. Pessoas que são desorganizadas com as finanças estão sempre apertadas. E não é incomum que elas precisem pedir empréstimos e pagar juros em cima de juros.

Da infância para a vida

Como tudo na vida, quanto mais cedo se começa com a educação financeira, mais craque a pessoa se tornará ao longo do tempo. Este artigo da economista Lilian Luisa Brito Bueno traz excelentes informações sobre educação financeira na infância:

  • Todas as pessoas querem ter dinheiro de sobra, mas para isso, é importante que se adquira muito conhecimento sobre ele;

  • A quantidade de dinheiro que se ganha é o menos importante. Na verdade, o que mais determina o sucesso financeiro, é quanto a pessoa consegue poupar, ou ainda, quanto o dinheiro rende, quando se trabalha para aumentá-lo;

    Advertisement
  • As crianças começam a aprender sobre educação financeira quando administram a mesada. E aquelas que fazem bem essa tarefa, tendem a ter melhor qualidade de vida, do que aquelas que gastam mais do que podem;

  • Atualmente, o mundo financeiro dá muito mais ênfase ao consumo e à despesa, do que à poupança.

  • É dever dos pais ensinar sobre consciência financeira aos filhos, mas a escola deveria complementar essas lições.

Já que as pessoas têm mais qualidade de vida quando adquirem uma boa ‘inteligência financeira’ desde pequena, é importante que os pais atentem para essas dicas:

  • Não dêem mesada de qualquer jeito aos filhos. Primeiro, incentivem a poupar uma boa parte todos os meses, e ensine que ele deve se virar com aquilo que ele tem.

    Advertisement
  • Ensinem seu filho a gastar o restante que não foi poupado dividindo-o em coisas necessárias (maior quantidade) e lazer (menor quantidade).

  • Quando seu filho estiver mais velho, deixem que fique a par das contas da casa, para que fique consciente de quais serão seus próprios gastos quando se tornar independente.

  • Além de ensiná-lo na teoria, procurem mostrar na prática que vocês também são inteligentes financeiramente. Então, procurem não contrair dívidas, e deixem vê-lo que vocês sempre poupam para emergências e para aquisições maiores.

O exemplo será a melhor lição para seu filho, então mostre desde cedo que ele pode se tornar bem sucedido e que não pode se tornar escravo do dinheiro. Ao contrário, é o dinheiro que trabalhará para ele, desde que ele aprenda a gastar sempre menos do que ganha. A infância é sempre a melhor época para ensinar qualquer coisa aos filhos. E educação financeira é uma das lições mais importantes para um futuro promissor.

Toma un momento para compartir ...

Marcia Denardi

Márcia Denardi é jornalista, musicista e uma mãe e esposa loucamente apaixonada pelos filhos e pelo marido. Tem como objetivo profissional usar a informação para fortalecer as famílias. Curta a fan page www.facebook.com/blogmarciadenardi.