Um casamento forte como o diamante

Você deve lembrar-se que, assim como na medicina, é melhor prevenir do que remediar: é melhor começar a fortalecer seu casamento desde o primeiro dia de casados e não esperar até ter problemas.

Gabriela Zuñiga Rojas

Em nossos dias a vida é muito agitada; muitas coisas requerem nosso tempo. Há muito o que fazer e aprender, mas apesar de todas as atividades que demandam nossas energias e atenção, há uma coisa muito mais importante do que qualquer trabalho ou estudo, é fortalecer nossa família. Para cumprir essa meta, devemos nos lembrar que os pais são a chave para o sucesso da família.

Você deve lembrar-se que, assim como na medicina, é melhor prevenir do que remediar: é melhor começar a fortalecer seu casamento desde o primeiro dia de casados e não esperar até ter problemas, ou sentir que seu casamento está desmoronando, para dedicar-lhe tempo e atenção. Lembre-se também que para ter um casamento forte é necessário:

Fazer um esforço contínuo

A frase: “Roma não se fez em um dia” lhe soa familiar? Pois bem, uma família deve durar muito mais que uma vida, deve durar pela eternidade, então você deve colocar um grãozinho de areia a cada dia para que seus esforços sejam refletidos na convivência.

Ter paciência

Nada que valha a pena será muito fácil de conseguir. Se ao tentar atos de bondade você não vir muitas mudanças, sugiro que espere com fé e insista nesses pequenos detalhes generosos. Seus esforços, a longo prazo, sempre serão recompensados no momento certo.

Agir com sabedoria

Como disse em uma ocasião o doutor Joe J. Christensen: “Qualquer casal inteligente terá diferenças de opinião. Nossa missão é saber como resolvê-las. Isto faz parte de tornar um bom casamento ainda melhor”.

Advertisement

Toda semana tiramos uma noite para conversarmos sobre temas de família, e procurar conviver mais. Foi graças a essa hora familiar, onde pude conversar sobre este tema com meu marido, que vimos sete coisas que nos iriam ajudar a fortalecer nosso casamento. Compartilho esses sete pontos com vocês aqui:

Relembrar-se constantemente de nossos melhores momentos

Inclusive aqueles momentos que aconteceram antes do casamento. Recordar os sentimentos que tivemos no passado faz com que de alguma forma nosso amor se renove.

Ser longânimo

Ou seja, aprender a ver as coisas do ponto de vista de seu cônjuge, algo que se chama compaixão. Isto lhe ajudará a entender os sentimentos e a forma de agir de seu cônjuge. Ajudará a compreendê-lo, o que tornará mais fácil dar um conselho, chegar a acordos, ou inclusive resolver conflitos. Além disso, ele se sentirá valorizado e respeitado.

Aprender com seu cônjuge

Todos temos pontos fortes, os quais pode-se aprender do cônjuge, mas isto não se refere somente a qualidades morais, espirituais ou de caráter, refere-se a todos os aspectos. Por exemplo, meu marido e eu estudamos informática, e por isso tivemos alguns desentendimentos ao falar sobre estes temas de sistemas e tecnologia, com o tempo aprendi que devo escutar e sempre tenho algo a aprender. Devo admitir que nesse aspecto meu marido tem sido muito paciente comigo.

Ter diferenças no casamento é normal

Se você vê seus amigos, amigas, familiares o tempo todo felizes, não é porque o casamento deles seja perfeito, mas porque eles aprenderam a resolver suas diferenças. Há dias bons e dias ruins, o importante é saber dançar na chuva. Não desanime se seus desentendimentos são muito frequentes: se ambos se esforçarem, com o tempo as coisas irão melhorar: aceite que existem desentendimentos e aprenda a sobrepujá-los com amor.

Advertisement

Notar as qualidades positivas de seu cônjuge

Naturalmente quando noivos, mostramos o nosso melhor lado. Depois, ao nos casar, vemos que talvez não fosse como pensávamos, mas isso acontece com todos. Certamente você também escondeu muitos pequenos defeitos. Ajude seu cônjuge a melhorar, mas não perca a paciência, e cada vez que quiser desistir, respire fundo e pense nos motivos pelos quais você se apaixonou. É um conselho que meu marido me deu: certamente ele deve usá-lo muito comigo.

Passar tempo juntos regularmente

Use os momentos livres para se divertirem juntos, isso ajudará a terem mais momentos belos para relembrar. Seu amor crescerá de maneira excepcional, se dedicarem um tempo de lazer ao seu cônjuge. Brincar, rir, correr, se exercitar e fazer essas coisas juntos, com certeza irá fortalecer seu casamento.

Demonstrar amor

Diga “te amo” diariamente, ou talvez escreva no espelho, em um bilhetinho dentro da carteira de seu cônjuge, esconda alguns doces, chocolates ou cartões na pasta do trabalho, prepare sua sobremesa favorita, cante para ele ou faça algo para fazê-lo sorrir, essas são algumas das coisas que eu faço para demonstrar carinho ao meu marido. Às vezes pensamos: “Meu cônjuge sabe que eu o amo”. Pois bem, nunca é demais fazer alguma coisinha para relembrá-lo.

O casamento é como uma flor, precisa de cuidado constante, paciência e muito amor. E você, que coisas tem feito para fortalecer seu casamento? Você pode compartilhar conosco algumas ideias, ou aplicar esses conselhos e nos contar como lhe ajudaram com seu cônjuge? Lembre-se que a força que existe em sua relação com seu cônjuge fará com que a família tenha sucesso e possa permanecer unida diante de qualquer adversidade.

Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original Un matrimonio fuerte como el diamante, de Gabriela Zuñiga.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Gabriela Zuñiga Rojas

Gabriela Zuñiga graduou-se em engenharia da computação, trabalha em projetos web e é SEO, casada e mãe feliz de um filho de 1 ano.